Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas não sabem como furar uma parede. E você, sabe? Confira nossas dicas de mestre e aprenda a furar uma parede do jeito correto.
Antes de começar o trabalho, verifique se você possui todas as ferramentas que irá precisar. Saiba que furadeira, buchas e parafusos não são os únicos itens para você realizar essa tarefa. Tenha sempre por perto uma chave de fenda, uma Philips e um nível.
A numeração da bucha e do parafuso irão determinar o tamanho da broca. Você pode verificar essa informação no próprio item.
Normalmente o parafuso vem junto com a bucha, tornando a vida mais fácil. Porém, caso você tenha que comprar um parafuso a parte, você precisará testar o parafuso na bucha.
Pegue a bucha e encaixe o parafuso. No início o parafuso entrará facilmente. Rosqueie o parafuso na bucha e avalie se a mesma, no centro, ficou estufada. Isso indica o parafuso é o ideal para aquele tamanho de bucha.
Atenção antes de colocar a broca! Caso sua furadeira seja a cabo, verifique se o mesmo está fora da tomada. Se for a bateria, certifique-se que esteja desligada.
Além disso, verifique se sua furadeira está no modo impacto. Não sabe o que são Furadeiras de Impacto? Saiba mais em nosso artigo Furadeira: entenda a função impacto e martelete.
CONHEÇA A COMPOSIÇÃO DA PAREDE
Precisamos conhecer o tipo de parede que iremos furar para definirmos a broca ideal. Existem modelos de brocas específicos para superfícies de metal, madeira e também para concreto, pedras e cerâmicas (brocas de videa).
As chances de danificar ou inutilizar a broca caso você escolha uma errada, são grandes. Leia nosso artigo sobre A Broca certa para cada tipo trabalho.
SAIBA ONDE ESTÁ FURANDO
Cuidado com encanamentos, partes elétricas e paredes de concreto (coluna). Saber o que existe por trás da parede é fundamental para evitar danos às instalações e elementos estruturais.
Avalie a planta baixa e projetos de instalação da sua casa. Você pode basear-se por ela para evitar erros. Caso você não tenha e este é o caso da maioria, nós temos uma dica para você.
Verifique se há alguma instalação elétrica (interruptores ou tomadas) na parede que você irá furar. As mangueiras, ou melhor, os conduítes que protegem a instalação elétrica, muito provavelmente, formam uma cruz. Ou seja, imaginando uma cruz, cujo o centro é o interruptor, você não deve furar a área vertical ou horizontal por onde ela passa.
O mesmo serve para registros de água e torneiras. Evite furar entre dois pontos de água ou na mesma linha (horizontal e vertical) de onde está o registro.
DEFINA A PROFUNDIDADE DO FURO
A profundidade do furo pode variar de acordo com a espessura da superfície trabalhada. Uma parede de alvenaria possui em média 15cm (9cm de tijolos e 6cm de revestimento). Neste caso, o ideal é furar no máximo até a metade da espessura da parede, ou seja, até 7,5cm.
Utilize o medidor de profundidade de sua ferramenta para evitar erros. Caso você não tenha um, utilize uma fita para marcar o limite máximo do furo. Aproxime a bucha perto da ponta da broca que ficará encostada na parede e marque com a fita, deixando uma folga de mais ou menos 1cm.
MARQUE O LOCAL DO FURO
Para que tudo saia perfeitamente alinhado o correto é usar a ferramenta Nível. Existem muitos modelos, do mais simples ao mais completos e podemos encontrar muitas opções na Ferramentas Gerais.
Coloque o Nível no local que você deseja furar. Observe que, se a bolha central estiver no meio (entre as 2 linhas pretas) significa que os furos irão sair alinhados. Utilize um lápis para marcar o local dos furos.
Antes de furar é importante o uso dos óculos de proteção. São equipamentos fáceis de encontrar em muito baratos. Além dele, indicamos utilizar luvas para dar mais segurança ao segurar a ferramenta e protetores auriculares.
Para finalizar, encaixe a broca com o parafuso no local e aperte com uma chave Philips.
DICAS DE MESTRE
- Não há necessidade de pressionar com força a furadeira contra a parede. Fure com calma. Deixe que a ferramenta faça o trabalho para você.
- Não possui o equipamento para medir a profundidade? Utilize uma fita (crepe ou isolante) para marcar até onde você irá furar.
- Cole uma fita crepe em cima do ponto marcado para o furo. Isso evitará que a broca escorregue ao começar o trabalho. Não tem fita crepe? Martele levemente um pequeno prego no local marcado, fazendo um pequeno furo.
- Prenda um pequeno recipiente com uma fita crepe embaixo do local do furo. Utilizar um post-it também ajuda!
- Coloque uma fita crepe quando for furar madeira. Isso evita deformidades no furo.
- Passe um pouco de sabonete no parafuso. Isso lhe ajudará a rosquear com mais facilidade.
Agora você já sabe a maneira correta de como furar uma parede. Gostou de nossas dicas de mestre? Tem outras dicas para nos sugerir? Deixe seu comentário abaixo.
MARCILIO GOMES
Todas as dicas foram de muito valor para mim, de hoje em diante farei o uso de brocas progressivas sempre quando for usar broca maior que 10 mm.
14 mai 2022
Obrigado pela visita em nosso blog e pelo feedback, Marcílio!
Volte sempre para conhecer mais conteúdos!
Abraços!
Hoje em dia existe as parafusadeiras com vários torques.
Como sei o torque correto para cada bucha, para não deixar forçar muito e perder a rosca??
Teria alguma dica ?
Prezado Peterson,
O torque utilizado pela parafusadeira é determinado pela bitola do parafuso a ser inserido na peça base, mas pode variar também de acordo com o tipo do material onde será inserido o parafuso (madeira, metal etc). Normalmente os fabricantes de parafusos disponibilizam em seus sites tabelas de torque de acordo com a bitola, assim você pode ter uma ideia mais correta de qual força utilizar em seu equipamento. Esperamos ter ajudado!
Abraços e volte sempre para conhecer novos conteúdos!
Ótimo artigo. Como saber o tamanho da broca quando sei o tamanho do parafuso?
Prezado Reinaldo, obrigado pela visita em nosso blog e elogio!
O diâmetro da broca a ser utilizada deve ser dimensionado em relação ao tamanho da bucha que será aplicada na parede e não em relação ao parafuso. Nesse caso, podemos utilizar como exemplo da bucha n° 6 , onde você utilizaria uma broca de 6 mm para fazer a furação. Quanto a bitola do parafuso, as buchas existentes no mercado possuem uma tolerância em relação ao diâmetro aceito e normalmente essa informação é dada pelo fabricante na embalagem do produto. Esperamos ter ajudado!
Muito bom o artigo! Vou usar todas as dicas. Gostei especialmente da dica do postit pra não fazer muita sujeira.
Parabéns!
Olá, Carlos! Que bom que gostou do nosso artigo, ficamos muito felizes em ajudar!
Agradecemos seu feedback e volte sempre para conferir novos posts em nosso blog. Um abraço!
Furar concreto com brocas de diâmetros progressivamente maiores, além de mais precisão torna o esforço menor.
Prezado, Jorge!
Agradecemos sua contribuição, pois realmente furar de forma escalonada diminui o esforço do operador e também da furadeira. Levaremos em conta sua dica em nossos próximos posts, obrigado pela dica! Continue lendo nossos materiais e colaborando com sugestões sempre que achar necessário!
Abraços!
Quero parabenizar o artigo! Usei as dicas e deu super certo, estou mto feliz por ter conseguido fazer sozinha.
A dica da fita crepe na madeira foi sensacional tbm e fez toda a diferença na hora de consertar minha cama que quebrou
Olá, Fabiana! Ficamos muito felizes que nosso artigo lhe ajudou! Volte sempre para conhecer ainda mais dicas em nosso blog! Forte abraço e parabéns!
Muito importante indicar como iniciar o serviço…
No modo que eu executo a perfuração como serviço mais preciso, eu começo com a broca 3mm quando o furo no local é até 10mm isto é em paredes.Alem de proporcionar a devi
Fica na seguinte forma. 3mm,5mm,8mm,10mm,é um pouco mais demorado mas eficiente, não danifica a parede e o cliente não reclama.
Em perfuração acima de 10mm, em piso início com broca 8mm, 10mm,12,13, 16mm…
Olá Celso, você tem toda a razão! Para evitar que o furo fique maior do que o profissional deseja, o melhor é ir furando com brocas menores do que o diâmetro final, ou seja, como você falou: Se eu preciso de um furo de 8 mm, o mais seguro e correto é ir furando aos poucos com brocas menores. Muito bom mesmo! Obrigado pela sua colaboração.
Eu já errei justamente porque a bucha ficou frouxa no furo. Furei com a broca correta, porém com o tamanho ideal já na primeira vez! Obrigado pela dica! Farei assim nas próximas vezes!
Olá, Celso! Nós que agradecemos pela visita em nosso Blog e ficamos muito felizes em ajudar! Volte sempre para conhecer os novos conteúdos e ficar sempre por dentro das novidades em ferramentas e equipamentos! Abraçsos!
Boa dica, não tinha nem idéia.
Ficamos felizes em contribuir, amigo! Obrigado pela visita em nosso blog e volte sempre 😉