Discos de Debaste

Discos de Desbaste: Vantagens, aplicações e muito mais!

Os discos, de uma forma geral, desempenham um papel fundamental na produção industrial. Com o avanço tecnológico ao longo dos anos, as operações de limpeza, preparação das superfícies, cortes, entre outras, tornaram-se ainda mais importantes e complexas.

Podemos classificar os discos em três categorias: Discos de Corte, Discos de Polimento e Discos de Desbaste. Dentro de cada categoria, existem diversos tipos e especificações para as mais variadas aplicações e setores do mercado.

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre os Discos de Desbaste: benefícios, aplicações, características, entre outros tópicos de grande importância para o profissional que usufrui deste acessório em seu dia a dia e quer ampliar seus conhecimentos nessa área.

APLICAÇÃO

Os Discos de Desbaste servem para retirar o excesso de diversos tipos de metais (ferrosos e não ferrosos) e suas ligas, bem como para a limpeza das superfícies antes do processo de solda, desbaste de cordão de solda, remoção de defeitos superficiais, imperfeições e rebarbas das peças fundidas, dando melhor acabamento à peça-obra. Além disso, também prepara as superfícies para pintura ou revestimento, proporcionando melhor aspecto ao produto final.

Empregado em diversas áreas do segmento industrial, como agronegócio, fundições, construção civil, metalúrgico, entre outros, o Disco de Desbaste tem a função de preparar a superfície de peças-obras, dando um acabamento profissional a elas. Também atende a outras áreas como serralherias, oficinas mecânicas, entre outras.

COMPONENTES

Os Discos de Desbaste são constituídos por 4 componentes:

– Tela de fibra de vidro: responsável pelo reforço mecânico do disco;
– Grão abrasivo: responsável pela ação de corte;
– Resina/liga: responsável pela união de todos os componentes;
– Cargas: auxiliam no volume e ação de corte no disco.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS DISCOS DE DEBASTE

Desenvolvidos para diversas aplicações no segmento metalmecânico e indústrias metalúrgicas, os Discos de Desbaste devem trabalhar em superfície periférica e também na superfície lateral, conforme Norma de Segurança da ABNT que determina que, para operações de desbaste, o disco deve ser posicionado sempre de 30° a 45º em relação à peça-obra.

O grão abrasivo, assim como a quantidade de liga utilizada para a confecção de cada disco, é extraído e desenvolvido de acordo com cada fabricante. Essas características interferem diretamente na produtividade e rendimento de cada marca, variando os resultados de um processo fabril e/ou o valor de um disco no mercado.

NOMENCLATURA UTILIZADA PARA OS DISCOS DE DESBASTE

O “Tipo 27” é a nomenclatura internacional utilizada para os Discos de Desbaste. Eles são fabricados em liga orgânica, sempre com telas de reforço. São providos de depressão na parte central para facilitar a tomada de diversas posições pelo operador e impedir que o flange de fixação possa atrapalhar durante o trabalho, além de reforçar o produto para que suporte os esforços de flexão gerados durante a operação.

SEGURANÇA

Nos Discos de Desbaste é fundamental que se respeitem as Normas de Segurança quanto à velocidade de cada disco e cada tamanho. Por isso, nunca substitua o disco menor por um disco maior que ultrapasse a velocidade periférica permitida do disco. Verifique também todas as especificações do produto antes de realizar uma compra.

É fundamental que, ao escolher um disco, sempre seja observado se ele atende às exigências do nosso mercado quanto às normas de segurança, aplicação e certificação, data de validade e lote de fabricação. Esses dados devem ser assegurados pelo fabricante e informados de forma clara ao consumidor, nas embalagens e design dos discos.

Durante o manuseio, lembre-se de sempre utilizar os EPIs corretos: luvas, óculos, protetores faciais, aventais, calçados de proteção, mangas e perneiras devem ser utilizados para preservar a integridade física e a saúde do profissional. Além disso, nunca utilize discos quebrados e/ou rachados, pois podem provocar acidentes.

Aproveite para ler mais sobre a importância do uso do EPI no trabalho!

Agora que você conhece um pouco mais sobre os Discos de Desbaste, confira algumas opções e suas caraterísticas técnicas em nosso catálogo on linevisite nossas lojas e confira as melhores opções do mercado.