Atualmente existem betoneiras de várias capacidades de mistura e com diversas características no mercado, mas você sabe como escolher o modelo ideal para o seu trabalho? Confira as dicas que preparamos para você!
As Betoneiras são essenciais para aumentar a produtividade e a qualidade do concreto produzido em uma obra, seja de pequeno, médio ou grande porte. Esses equipamentos são responsáveis por misturar o cimento e a argamassa no canteiro de obras, otimizando o tempo, diminuindo o desgaste do operador e entregando mais qualidade na massa produzida. Além disso, o desperdício de matéria-prima também se torna menor ao utilizar uma Betoneira, garantindo assim um ótimo custo-benefício no projeto.
Para escolher o modelo ideal que atenda a necessidade da sua obra, separamos alguns pontos essenciais que devem ser observados no momento da compra da Betoneira. Vamos a eles:
- Verifique a rede elétrica de instalação
Antes de procurar pelo modelo de Betoneira que irá atender a sua necessidade, é preciso verificar a rede elétrica da sua obra ou residência. O equipamento precisa ser bem instalado e o motor deve ter a configuração compatível com a rede elétrica. Uma rede elétrica instável ou com má instalação resultará em danos ao motor e baixa produtividade.
- Quantidade de concreto a ser produzido
Antes de iniciar a obra, você precisa adquirir os insumos para realizar a mistura de concreto, como cimento, areia, brita e água. Para comprá-los de forma correta e evitar desperdícios, é preciso ter uma noção da quantidade de concreto a ser misturado. Esse valor pode ser calculado pelo engenheiro ou pedreiro responsável e para fins de cálculo deve ser informado em metros cúbicos.
- Tempo estimado da obra
Da mesma forma, deve existir uma previsão de tempo para produção de concreto e dependendo do tempo definido para construção ou reforma, você precisará adquirir uma betoneira que atenda o prazo da sua obra.
- Conheça as opções de Betoneiras
É importante também conhecer as diversas linhas de Betoneiras e suas aplicações, assim você pode fazer uma compra mais assertiva prezando o melhor custo-benefício. Por exemplo, as Betoneiras de 120 litros a 200 litros da CSM Máquinas são compactas e indicadas para pequenas obras e reformas, ótimas opções para espaços confinados como pequenas salas ou apartamentos.
Já a Betoneira 200 litros é uma intermediária entre os modelos menores e maiores, possuindo tamanho menor e fácil mobilidade, mas com recursos iguais às de grande porte, como as Betoneiras de 400 litros.
Para um trabalho constante, a CSM Máquinas possui opções de 400 litros que variam conforme a aplicação e utilização. O modelo 1 Traço 400L e o Profissional 400L são indicados para uso mais leve, como para pequenas construtoras e profissionais autônomos. Em contrapartida, os modelos Rental 400L e Robust Rental 400L são indicadas para locadores, pré-moldadores e grandes construtoras, devido a durabilidade e vida útil da máquina.
Além de todas essas opções, a CSM ainda possui a linha de Betoneiras 600 litros, que são indicadas para grandes obras e trabalho constante.
- Capacidade de mistura de cada modelo
Como já falamos por aqui, a CSM possui diversos modelos de Betoneiras, com capacidade de 120 litros até 600 litros. Cada um deles possui um volume de mistura útil e uma produção horária aproximada. Mas você sabia que as Betoneiras foram desenvolvidas para facilitar a utilização de frações de mistura do saco de cimento?
Por exemplo, usando o formato de concreto padrão 1:3:3, ou seja, 1 medida de cimento para 3 medidas de areia e 3 medidas de brita, as Betoneiras da CSM utilizam as seguintes frações do saco de cimento:
- CS 120L: 1/4 de saco de cimento
- CS 150L: 1/3 de saco de cimento
- CS 200L Completa: 1/2 saco de cimento
- 1 Traço 400L: 1 saco de cimento
- Profissional 400L: 1 saco de cimento
- Rental 400L: 1 saco de cimento
- Robust Rental 400L: 1 saco de cimento
- CS 600L: 1.1/2 de cimento
Devido as capacidades de mistura de cada modelo, existirão diversas opções de produção horária e é essa informação que você utilizará para definir qual o modelo mais indicado para sua obra.
- Produção por hora x tempo estimado de obra
Tendo a quantidade estimada de concreto a ser fabricado e observando as produções horárias de cada modelo, você pode realizar um cálculo simples fazendo a relação entre quantidade de concreto por produção horária:
O resultado é o tempo de operação para o modelo selecionado e você deve compará-lo com o tempo estimado de obra definido no projeto. Se o tempo de operação for menor que o tempo estimado de obra, significa que o modelo escolhido atende a sua necessidade e se ele estiver acima, significa que o modelo está abaixo da sua necessidade.
- Decida qual se adapta ao seu trabalho
Por meio do cálculo de tempo de operação, pesquisa de modelos e o tipo de trabalho a ser realizado, você poderá dimensionar da melhor forma qual betoneira irá atender sua obra!
DICAS FG para o momento da compra de Betoneiras!
Existem outros pontos que você deve levar em consideração e podem ser decisivos na hora de comprar a sua Betoneira:
- Assistência técnica próxima: se houver complicações durante o uso, você terá uma assistência técnica para resolver de forma ágil e com menor custo, sem parar a sua obra;
- Durabilidade do equipamento: é preciso ficar atento a qualidade da máquina, pois a vida útil prolongada é um aspecto importante a ser considerado;
- Conheça o fabricante: uma marca bem conceituada no mercado e de renome traz mais segurança na compra;
- Estrutura da Betoneira: opte por modelos soldados em aço e peças em ferro fundido nodular, que garantem qualidade durante muito tempo;
- Tipo de pintura do equipamento: uma pintura de qualidade evita corrosões precoces e desgaste prematuro;
- Marca do motor da Betoneira: dê preferência a marcas conhecidas para ter um bom sistema de pós-venda.
Agora que você já sabe como dimensionar o tempo de operação necessário para uma Betoneira atender a sua obra, confira os modelos da CSM disponíveis nas Lojas da FG e garanta a sua com nossa equipe de vendas!
Fonte: CSM Máquinas