Dúvidas em qual broca utilizar? Saiba mais sobre os diferentes tipos de broca, suas funções e torne-se um especialista no assunto.
Para realizar perfurações, seja em superfícies de baixa ou alta resistências, são necessárias três coisas: uma furadeira, uma broca e o conhecimento sobre o uso destes equipamentos.
De nada adianta escolhermos uma broca específica para madeira e tentarmos realizar um furo em uma superfície de metal ou concreto, por exemplo. O usuário corre o risco de inutilizar a o equipamento, ou pior, provocar um grave acidente.
Antes de comprar a sua broca, informe ao vendedor sua necessidade. Que tipo de material você pretende furar? Qual o tamanho do furo? Qual profundidade? Assim ele poderá lhe indicar a peça certa para o seu serviço.
Existem diversos tipos de brocas, cada uma com sua forma e características específicas. Abaixo iremos mostrar e detalhar os tipos mais comuns de brocas.
BROCAS PARA MADEIRA
TRÊS PONTAS: indicada para perfurar qualquer tipo de madeira. São feitas de aço carbono que promove maior resistência ao calor gerado pelo atrito da madeira e suas resinas. Possuem uma pequena ponta central (ponta guia) que auxilia na realização do furo.
CHATA: utilizada em madeiras, aglomerados e compensados. Possui três pontas, sendo a ponta central uma guia para facilitar a furação e evitar deslizamentos. Possui limite para fazer furos, porém existem diversas dimensões (3/8”, ½”, 5/8”, ¾”, 7/8”, 1”).
SERPENTINA: indicada para madeira duras, macias ou úmidas. Possui uma geometria espiral proporcionando uma perfuração rápida com ótimo acabamento. Muito utilizada na construção civil, carpintaria entre outros.
BROCAS PARA METAL
AÇO RÁPIDO: ideal para quem precisa trabalhar com superfícies metálicas. São facilmente identificadas, pois possuem um espaço extra (maiores ranhuras) para que o metal retirado (conhecido como cavaco) não embole entre o metal e a broca.
Caso enrolasse, ocorreria um superaquecimento na broca, podendo quebrar a furadeira, o material furado e também é claro, a própria broca. Dependo do metal a ser perfurado, pode ter uma cobertura de titânio, o que proporciona uma resistência maior a peça.
BROCAS PARA CONCRETO, MÁRMORE E ALVENARIA
VÍDEA (WÍDEA): utilizada apenas em concreto, alvenaria e mármore. Recomenda-se utilizar com a função martelete. Sua principal característica é a cabeça no formato de uma seta. São mais resistentes que uma broca de madeira e tem corpos mais grossos para suportar a pressão gerada pela função martelete, por exemplo.
SDS: Recomendadas para uso profissional. São diferentes das brocas de Wídea pois possuem um encaixe especial que evita o deslize ao efetuar a furação. Indicada para a perfuração de concreto, mármores e alvenaria em geral.
Estas peças são divididas em dois tipos: SDS-Plus (utilizadas nos martelos de classe até 4kg) e SDS-Max (utilizado nos martelos superiores a 4kg).
BROCAS PARA GRANDES FUROS!
SERRA COPO: usada para perfurações de grandes diâmetros de vários materiais: cerâmica, plástico, madeira, alumínio, metal, porcelanatos, entre outros. Possuem uma coroa na parte externa e em seu meio uma broca que dará início ao furo.
BROCAS PARA VIDRO
Por ser um material extremamente delicado, utiliza-se uma peça especial para o furo, as de diamante.
Existem brocas de diamante de ponta arredondada (ideais para furos de até 1,27cm de diâmetro) e brocas de diamante ocas (para furos maiores do que 1,27cm de diâmetro).
DICAS DE IMPORTANTES!
- Utilize luvas e óculos de proteção em perfeitas condições. São itens essenciais que irão te proteger de projéteis gerados da perfuração e cortes nas mãos.
- Certifique-se de desligar a ferramenta elétrica da tomada antes de manusear a broca.
- Perfurações em concentro e metais podem acabar aquecendo a broca e pode provocar queimaduras nas mãos, se as mesmas não estiverem protegidas.
- Antes de perfurar metais, lubrifique a superfície para diminuir o atrito e evitar o aquecimento.
- Broca para madeira e aço rápido, nunca podem ser utilizadas na furadeira no modo impacto.
Reforçamos que é muito importante a escolha da broca certa para evitar problemas no momento da atividade, além de evitar danos aos instrumentos de trabalho. Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar algo com a gente, deixe seu comentário abaixo. Obrigado por nos acompanhar neste importante artigo.
seu site e muito útil para mim!! sou novata no setor de ferramentas!!! e estou aprendendo muito com suas publicações!!!
obrigada…
Olá, Moara! Ficamos muito felizes em ajudar! Se tiver alguma dúvida sobre ferramentas e equipamentos fique a vontade para registrar aqui nos comentários de nosso blog que respondemos assim que possível! Abraços!