Empilhadeira: tudo o que você precisa saber

Robusta e versátil, a Empilhadeira é mundialmente utilizada para levantar e mover objetos de carga elevada, proporcionando mais agilidade e praticidade para a área logística de todo o tipo de empresa. Conheça mais em nosso blog!

As Empilhadeiras são equipamentos utilizados para levantar e mover objetos de carga elevada, que não poderiam subir manualmente, sendo essenciais para o trabalho em armazéns, expedição, centros de distribuição, estoques, entre outros.

Existem diversos tipos e modelos de Empilhadeiras, tais como: elétricas, manuais, combustão e portuárias, que atendem aos mais variados mercados. A seguir, vamos explicar exatamente cada um desses tipos e seus diferenciais. Vamos lá?

EMPILHADEIRA MANUAL

Existe uma grande variedade de Empilhadeiras Manuais disponíveis no mercado, que atendem as mais diversas necessidades. E o grande diferencial destes equipamentos são as diferentes capacidades de carga: 500 kg, 1.000 kg e 1.500 kg. Ainda, contam com a opção de garfo fixo ou garfo ajustável.

empilhadeira

Empilhadeira Manual, Garfo Fixo, 1,0 tonelada (1,0 tf), EM 100 – VONDER

Apesar de serem movimentadas pela força humana, não é necessário utilizá-la na operação, pois as rodas desse equipamento são dotadas de um sistema de rolamentos que facilita a movimentação. Já a torre de elevação conta com um sistema de roldanas, diminuindo o esforço do operário no momento de erguer uma carga grande.

empilhadeira

Empilhadeira Manual, Garfo Ajustável, 1,5 tonelada (1,5 tf), EMN 151 – VONDER

EMPILHADEIRA ELÉTRICA

São equipamentos próprios para serem operados em lugares fechados, tais como: depósitos, armazéns e almoxarifados, sempre pensando no armazenamento vertical de cargas. Geralmente compactos, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, possuem uma torre de elevação com grande altura, aumentando consideravelmente a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras.

empilhadeira

Empilhadeira Elétrica, 1,5 tonelada (1,5 tf), EEV 1500 – VONDER

São movidas a eletricidade, sendo sua principal fonte de energia as baterias tracionárias. Também podemos encontrar no mercado as Empilhadeiras Semielétricas, que possuem tração manual e a elevação ocorre por acionamento elétrico.

empilhadeira

Empilhadeira Semielétrica, 1,5 tonelada (1,5 tf), ESV 1500 – VONDER

Por serem equipamentos elétricos, uma das grandes vantagens é o baixo ruído durante a operação. Além disso, possuem alto grau de giro, possibilitando manobras em seu próprio eixo.

EMPILHADEIRA COMBUSTÃO E PORTUÁRIA

As Empilhadeiras a Combustão GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), diesel ou gasolina, são mais utilizadas em pátios, docas, portos, entre outros. São mais robustas e possuem capacidades que podem chegar até 70 toneladas e altura de elevação de até 6,5 metros.

Também são disponibilizados vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos.

Já as Empilhadeiras Portuárias, como o nome já diz, são utilizadas principalmente em portos e usadas para a movimentação de contêineres, no carregamento e descarregamento de navios.

Esperamos que tenha gostado dessas informações e aprendido um pouco mais sobre os tipos de Empilhadeiras existentes no mercado! E se sua empresa está procurando por equipamentos de movimentação de carga, confira nossa matéria sobre Empilhadeira ou Carro Hidráulico: descubra qual deles é ideal para a sua empresa.

Quer mais informações sobre esse ou outro assunto? Deixe seu comentário abaixo para abordarmos por aqui!