Equipamentos de Proteção

Equipamentos de proteção e sua importância no ambiente de trabalho

Seja na construção civil, indústria em geral, hospitais, entre tantos outros segmentos, os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva são extremamente importante na rotina de muitas profissões. Entenda porque seu uso é obrigatório em diversos locais e confira também a sua importância para a proteção dos profissionais no ambiente de trabalho!

Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, conhecidos como EPIs e EPCs e obrigatórios na execução de muitas tarefas conforme a legislação brasileira, são os primeiros que nos vêm a cabeça quando falamos em Segurança no Trabalho, certo?

Isso acontece porque a legislação brasileira atual exige que o empregador ofereça os EPIs necessários aos colaboradores, além de treiná-los e orientá-los quanto ao uso correto e a manutenção. Junto a isso, o trabalhador deve, obrigatoriamente, usar e cuidar do equipamento fornecido.

Para aprofundarmos mais sobre os Equipamentos de Proteção Individual, vamos começar explicando melhor o que é EPI e seus mais variados modelos.

O QUE SÃO OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI?

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são todos os dispositivos ou acessórios de uso individual utilizados para proteger o trabalhador contra riscos capazes de ameaçar a sua saúde e segurança no trabalho, evitando acidentes e doenças ocupacionais.

Esses itens, determinados pela Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), são essenciais para proteger os trabalhadores contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Veja alguns exemplos:

epi - equipamento de proteção individual - segurança na construção civil - ferramentas gerais

Os EPIs devem ser entregues ao trabalhador em perfeitas condições de uso e, principalmente, com a Certificação de Aprovação (CA), que atesta que determinado produto está em conformidade com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é considerado apto para ser comercializado como um EPI. No Brasil, o Certificado de Aprovação é de cunho obrigatório para todos os Equipamentos de Proteção Individual existentes no mercado.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)

Com o mesmo objetivo que o EPI, o EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema coletivo destinado à preservação do bem-estar e saúde dos colaboradores em geral.

Entre as vantagens do EPC, destacamos a proteção de todas as pessoas que estão circulando no local de trabalho e não apenas do trabalhador – ou seja, envolvem também visitantes, fornecedores e todo público que porventura esteja no local. Além disso, não há necessidade de troca frequente deste equipamento, já que sua durabilidade é significativa.

São diversos os tipos de equipamentos de proteção coletiva, que variam de acordo com o trabalho exercido. Por exemplo: escadas com corrimão, fitas demarcadoras e antiderrapantes, sinalização em máquinas e corredores, capelas químicas, ventiladores, proteção de partes das máquinas que podem se mover, entre outros.

QUEM DEVE UTILIZAR OS EPIS?

Antes de tudo, para garantir a segurança no trabalho, toda empresa precisa realizar um estudo dos possíveis riscos no ambiente da companhia, para que seja feita uma análise visando eliminá-los. Caso não seja possível, deve-se fazer a indicação sobre quais EPIs são necessários para garantir a integridade física e a saúde de cada colaborador ou das áreas.

Vale lembrar que não são todos os colaboradores  que necessitam de equipamentos de proteção, pois nem todos os cargos oferecem riscos. Os EPIs são necessários e obrigatórios para todas as atividades que oferecem riscos diretos de acidentes.

Mesmo o EPI não sendo necessário em determinadas áreas, os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) podem e devem ser utilizados para a proteção coletiva do ambiente.

Para que uma empresa possa conhecer todos os Equipamentos de Proteção Individual e/ou Coletiva que devem ser fornecidos aos seus colaboradores, é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais. Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigos dentro da planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.

CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTOS

É obrigação dos supervisores e gestores de uma empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos EPIs durante todo o expediente de trabalho.

A empresa deve oferecer treinamentos periódicos com toda a equipe para compartilhar conhecimento, visando tanto o uso correto dos equipamentos quanto a conscientização de seu uso, correta conservação e manutenção.

MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO

Tão importante quanto identificar quais equipamentos de proteção são necessários em cada atividade, é preciso também saber como realizar a manutenção e higienização.

Ao receber um EPI, é dever do trabalhador aprender como utilizá-lo e preservá-lo, a fim de manter a integridade do equipamento e diminuir os riscos pelo mau uso. Utilizar um equipamento defeituoso ou mal cuidado confere a falsa sensação de segurança. Importante lembrar que sempre que houver qualquer alteração no EPI que o torne impróprio para uso, deve-se comunicar a área de segurança do trabalho ou gestor direto.

Além da necessidade da empresa realizar regularmente vistorias para analisar a conservação e eficácia dos EPIs, o colaborador deve realizar alguns procedimentos para manter o grau de proteção de seus equipamentos.

Para ajuda-lo, separamos um artigo com dicas para a higienização e conservação dos EPIs, clique e confira!

CONCLUSÃO

Como podemos ver, os Equipamentos de Proteção Individual são itens extremamente importantes em nosso dia a dia. É fundamental que todo colaborador saiba como utilizar, conservar e comunicar aos seus superiores caso haja necessidade de substituição do item.

Invista na segurança de seus colaboradores e da sua empresa. Prevenir acidentes é uma atitude econômica, inteligente e muito produtiva. Criar um ambiente de trabalho seguro depende de todos nós!

Visite nossas lojas ou nossa loja virtual e conheça a linha completa de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva que oferecemos. Na FG você encontra tudo em EPI para sua atividade e de seus colaboradores!

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo? Deixe seu comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível.