Manutenção Industrial

Manutenção Industrial: principais tipos e ferramentas utilizadas

Conheça os tipos mais atuais de Manutenção Industrial e exemplos de ferramentas que podem reduzir os custos e o tempo de montagem em situações com problemas de operações malsucedidas.

A Manutenção Industrial é um fator determinante para a qualidade e eficiência de uma cadeia produtiva, contribuindo para a redução dos custos, otimização de tempo e diminuição do preço final do produto.

Por conta da sua importância e eficiência, foi bastante aperfeiçoada, desenvolvendo técnicas distintas e diferentes formas de abordagem. Confira abaixo as principais e seus objetivos.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

É uma operação não planejada, realizada após a falha ou quebra de algum equipamento ou peça. Seu objetivo é corrigir e restaurar o funcionamento conforme os padrões anteriormente definidos.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Este tipo de manutenção visa o acompanhamento e intervenção antecipada e planejada, com o objetivo de prevenir e evitar quebras e falhas.

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Também conhecida como “Manutenção Diagnóstica”. Assim como a Manutenção Preventiva, essa também é efetuada antes da falha ou quebra dos equipamentos. A abordagem consiste em monitorar o equipamento por um período, avaliando seu desempenho e indicando possíveis falhas.

Para todos os tipos de manutenções citados acima existem equipamentos que, quando corretamente utilizados, colaboram para redução de custos, tempo de montagem e resolução de problemas com operações malsucedidas.

Equipamentos para Manutenção Industrial

Vale ressaltar que as ferramentas utilizadas em uma Manutenção Industrial dependem do segmento de atividade da empresa em questão, bem como do tipo de manutenção a ser realizada.

Abaixo listamos alguns dos equipamentos que podem auxiliar o profissional de manutenção em diversos processos.

01 – Aquecedor Indutivo TIH 030M

Pequeno aquecedor de rolamentos com alta capacidade de aquecimento para rolamentos com diâmetro de eixo variando entre 20 mm até 300 mm e peso máximo de até 40 kg. Representa um baixo custo de hora parada, pois em 20 minutos, aquece qualquer rolamento até 300 milímetros de eixo. O aquecedor indutivo é equipado com um dispositivo de proteção contra o superaquecimento para reduzir o risco de danos à bobina de indução e aos componentes eletrônicos.

Conceito m20 da SKF
A expressão “m20” representa o peso (kg) do rolamento mais pesado, o modelo SRB 231 (auto compensador de rolos), que pode ser aquecido de 20°C a 110°C (68°F a 230°F) em 20 minutos. Esse valor define a energia de saída do aquecedor indutivo em vez do seu consumo de energia.

02 – Pistola de Graxa a Bateria TLGB 20

Portátil e versátil, pode ser utilizada em pontos de difícil acesso. Possui bateria de íons de lítio de 20 volts para uma vida útil mais longa. Conta ainda com um medidor de volume de graxa integrado que ajuda a evitar a lubrificação deficiente ou em excesso.

manutenção industrialPistola de Graxa Acionada por Bateria TLGB 20 – SKF

Indicada para diversas tarefas de lubrificação manual, a pistola TLGB 20 pode ser usada para lubrificar rolamentos e máquinas em ambientes industriais e de fabricação, bem como veículos agrícolas e de construção. Saiba mais no vídeo do fabricante, abaixo:

03 – Estetoscópio TMST 3 SKF

Instrumento digital de alta qualidade que detecta facilmente e com grande precisão ruídos de rolamentos e de máquinas. Possui controle de volume digital ajustável em até 32 níveis para obter o volume desejado, proporcionando uma excelente qualidade do som que ajuda a identificar de forma confiável prováveis causas de ruídos.

O TMST 3 inclui um fone de ouvido, sensores com dois comprimentos diferentes, 70 mm e 300 mm, e um CD de áudio pré-gravado que demonstra os ruídos de máquinas problemáticas encontrados com mais frequência, tudo isso fornecido de forma completa em uma maleta de transporte resistente.

manutenção industrialEstetoscópio Eletrônico TMST 3 – SKF

04 – Monitor de Vibrações e Temperaturas CMAS 100-SL

Equipamento fácil de instalar e de usar, as medições são exibidas em um display claro que pode ser visualizado em diferentes tipos de ambiente. Leve, compacto e projetado ergonomicamente, o CMAS 100-SL encaixa-se perfeitamente no cinto, em um bolso ou kit de ferramentas. Excepcionalmente durável, a unidade é classificada como IP 54 para uso em ambientes industriais. Eficiente, econômico e ecológico, o SKF CMAS 100-SL é recarregável e funciona 10 horas com uma única carga.

manutenção industrialCaneta Vibration Pen CMAS 100-SL SKF

05 – Montagem Mecânica TMFT 36 

A montagem errada, geralmente usando força bruta, é responsável por 16% das falhas prematuras do rolamento. Os kits de ferramentas de montagem de rolamentos SKF foram projetados para proporcionar a montagem rápida e precisa de rolamentos, ao mesmo tempo em que reduzem o risco de danos.

A combinação correta do anel e bucha de impacto permite a transmissão eficiente força de montagem ao anel do rolamento responsável pela fixação, reduzindo o risco de danos às pistas ou aos corpos rolantes do rolamento. O kit contém 36 anéis de impacto, 3 buchas de impacto e um martelo de baixo impacto acomodados em uma maleta leve.

Além do uso na montagem de rolamentos, o kit também é apropriado para a montagem de outros componentes, tais como buchas, vedantes e polias.

manutenção industrial

Kit para Montagem de Impactos para Rolamentos  TMFT 36 SKF

Você encontra estes produtos e muito mais na Ferramentas Gerais, empresa Líder no Mercado Nacional em Suprimentos Industriais. Siga a FG nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Gostou da leitura? Conta pra gente nos comentários e aproveite para indicar outros assuntos que você também gostaria de ler por aqui!

E para continuar a visita em nosso blog, separamos um conteúdo sobre a importância da lubrificação na indústria, confira!