7 erros que diminuem o efeito do Protetor Solar

Você está usando o Protetor Solar da maneira correta? Veja os erros mais comuns ao se utilizar o Protetor Solar e como evitá-los.

Com a chegada do verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Devemos utilizar proteção solar todos os dias, inclusive em dias nublados. O uso correto do Protetor Solar ajuda a prevenir o envelhecimento, e também, o câncer de pele.

Entretanto, mesmo tendo o conhecimento da importância desse produto, muitas pessoas ainda não o utilizam da maneira correta ou ignoram seu uso por não perceberem a olho nu a reação que os raios do Sol estão causando em sua pele. Mas acreditem! Sua pele está em risco. O resultado pode levar anos para aparecer, mas cedo ou tarde ele aparece.

Para esclarecer algumas dúvidas e auxiliar na prevenção de enfermidades da pele, veja abaixo os erros mais comuns na utilização do Protetor Solar e como evita-los:

1. UTILIZAR APENAS EM DIAS COM SOL

Utilize Proteção Solar todos os dias! Como já falamos, é muito importante passar filtro solar mesmo em dias sem Sol. Os raios ultravioletas, que causam os principais danos, alcançam a pele mesmo em dias nublados ou com chuva.

2. NÃO REAPLICAR A PROTEÇÃO SOLAR

Com o passar das horas, os filtros solares vão diminuindo seu efeito. Geralmente, indica-se reaplicar o produto a cada duas horas. De acordo com especialistas no assunto, o período de reaplicação do produto é determinado pelo FPS (Fator de Proteção Solar). Quanto maior o FPS, mais tempo a pessoa poderá ficar sob o Sol.

Exemplo: se a pele não protegida tiver uma queimadura solar após 10 minutos de exposição solar, com a aplicação de um protetor solar com um FPS 10 a mesma pele terá uma queimadura solar após 100 minutos e com um FPS 30 ao fim de 300 minutos (minutos necessários para ter uma queimadura solar a multiplicar pelo FPS).

3. APLICAR O PROTETOR SOLAR DURANTE O TRABALHO

Começou a trabalhar e esqueceu de passar o protetor? Dê uma pausa, ache uma sombra e dedique um tempo à sua saúde. Devemos passar o filtro solar de 15 a 30 minutos antes de nos expormos ao Sol. Assim, a pele absorverá o produto corretamente, nos oferecendo a proteção necessária.

4. USAR PROTEÇÃO FORA DO PRAZO DE VALIDADE

Fique atento ao prazo de validade do seu produto. Além de oferecer uma proteção falha ou totalmente ineficaz, protetor solar vencido pode gerar desde o aparecimento de irritação na pele e até uma forte reação alérgica.

5. APLICAR O PROTETOR COM A PELE ÚMIDA

Evite passar o produto com a pele úmida. A água ou o suor podem diluir o produto e diminuir o valor de proteção em até 50%.

6. DEPENDER APENAS DOS CREMES DE PROTEÇÃO SOLAR

Não se esqueça que existem outros equipamentos que podem ajudar a lhe proteger do Sol. Utilize bonés ou chapéus como fator extra de proteção. Óculos de Sol são ótimos aliados em trabalhos ao ar livre.

7. NÃO LER AS INSTRUÇÕES OFERECIDAS PELO FABRICANTE

Leia sempre as instruções de uso que constam na embalagem do produto. Cada produto possui sua fórmula e características específicas, como por exemplo, ação antialérgica, e ação repelente contra mosquitos.

Agora que você conhece os principais erros e como evitá-los, o que acha de colocar nossas dicas em prática? Conheça nossos produtos e trabalhe com segurança!

A LUVEX, marca referência no mercado de Cremes de Proteção Profissional e uma das grandes parceiras da Ferramentas Gerais, possui um amplo portfólio de produtos para proteção da sua saúde. Temos a Proteção certa para a sua pele. Clique na imagem abaixo e confira!

protetor solar - luvex - epi - conecta fg - ferramentas gerais

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto e gostaria de esclarecê-la? Deixe seu comentário abaixo que iremos respondê-la assim que possível.