Confira nossas dicas para afiar facas utilizando uma Pedra ou Motoesmeril e assentar o fio de corte com uma Chaira, tornando-se um mestre na arte da afiação!
As facas são instrumentos fundamentais para diversas atividades do nosso cotidiano na cozinha. E para seu perfeito uso, é sempre importante manter o fio em dia. Independente da marca ou qualidade da faca, ela precisará ser afiada uma hora ou outra.
A seguir vamos apresentar um pouco mais sobre os principais métodos de afiação e algumas dicas para ajudar você na hora de renovar o fio de seus utensílios, seja para aquele churrasco no fim de semana ou diariamente em seu trabalho!
1. COMO AFIAR FACA NA PEDRA
Antes de começar, deixe a pedra dentro de um recipiente com água por, pelo menos, 5 minutos. Utilizar a pedra molhada é uma etapa extremamente importante para a afiação.
Após este tempo, tire a pedra da água e a posicione em uma superfície fixa e segura. Observe que a grande maioria das pedras possuem dois lados: um com granulação mais agressiva (abrasiva), para reaver o ângulo do fio de corte e outro mais suave para refazer a afiação. Quem afia facas regularmente pode utilizar somente o lado mais suave (menos abrasivo) da pedra. Para um melhor resultado, principalmente para facas com a aresta de corte muito danificada, sugerimos realizar o processo completo, iniciando pelo lado mais abrasivo da pedra.
Posicione a faca na pedra e encontre o ângulo de afiação (aproximadamente 15° de cada lado, totalizando 30°).
Uma mão estará segurando o cabo da faca e a outra deve estar segurando a outra extremidade.
Passe a superfície da lâmina por toda a extensão da pedra em movimentos contínuos, até criar uma rebarba. Faça isso de um lado da faca e depois do outro, mantendo o mesmo número de vezes.
Após concluir o processo de afiação, utilize uma Chaira para assentar o fio de corte.
2. COMO AFIAR FACA NO MOTOESMERIL
O Motoesmeril é um equipamento elétrico equipado com um rebolo (pedra em formato circular com a finalidade de afiar ou desgastar objetos), e também pode ser utilizado na afiação de facas, porém é um método que exige maiores cuidados, pois, além de deixar as facas mais afiadas que outros métodos, gera faíscas durante o processo. Por isso, é fundamental utilizar equipamentos de segurança, como óculos e luvas.
Ligue o Motoesmeril e posicione e segure a faca no rebolo encontrando o ângulo de afiação (aproximadamente 30°), mova a faca pelo esmeril, da base até a ponta, com cuidado. Certifique-se de que toda a superfície da lâmina encoste no esmeril. Repita esse processo três ou quatro vezes. Vire a faca e repita o processo para afiar o outro lado.
Atenção: evite afiar sua faca com frequência com o Motoesmeril, pois em função da alta rotação e da potência do motor, o desgaste no fio das facas é maior do que no método manual, o que diminui a vida útil do utensílio. Por ser um equipamento elétrico, não devemos utilizar líquidos refrigerantes (lubrificante ou água) para resfriar o rebolo (pedra), como no método da Pedra manual, pois como se trata de um equipamento elétrico pode haver risco de choques.
3. APÓS O PROCESSO DE AFIAÇÃO, COMO ASSENTAR O FIO DE CORTE COM UMA CHAIRA
A Chaira não é indicada para afiação de facas e, sim, para assentar e alinhar o fio de corte, pois ela não desbasta o material da lâmina com eficiência, mas retira as rebarbas da afiação e alinha a aresta de corte.
Chaira com Haste Estriada BKR407-10 – Starrett
Para correto uso, o mais importante é acertar o ângulo da faca afiação (aproximadamente 15° de cada lado, totalizando 30°).
Deslize toda a lâmina da faca contra a Chaira, começando pela base até a ponta. Repita este processo (5 a 10 vezes) em cada lado, alternando as faces da faca.
Importante! Sempre realize os movimentos com a lâmina voltada no sentido oposto ao seu corpo, evitando acidentes.
Você utiliza alguma dessas técnicas para afiar sua faca? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe seus conhecimentos.
E se precisar adquirir algum desses equipamentos, pode contar com a gente! Visite nossas lojas ou fale com nossa equipe de vendas em nossos canais de atendimento: www.fg.com.br