Entenda o que é e para que serve um Soprador Térmico, bem como suas inúmeras aplicações no mercado, desde a utilização na indústria eletrônica até processos de estética automotiva. Confira!
O Soprador Térmico, ferramenta elétrica muito versátil e com o valor bastante acessível, tem como função liberar o ar quente através do aquecimento gerado por uma resistência elétrica interna, que expele o ar pelo bocal frontal da pistola.
No equipamento, a temperatura é ajustável, podendo variar de 300°C a 600°C, característica que exige atenção extra ao ser manuseada, além da utilização dos EPIs adequados para garantir a segurança do operador.
APLICAÇÕES
Cada vez mais o Soprador Térmico está sendo utilizado em diversos segmentos do mercado, devido à sua vasta gama de aplicabilidade. Veja algumas abaixo:
- Aplicação de termoencolhíveis, remoção de circuitos integrados e peças eletrônicas soldadas, como por exemplo, no setor eletroeletrônico e na manutenção de equipamentos;
- Secagem de pinturas automotivas e aplicação de insulfim;
- Remoção de tintas em móveis, janelas, portas, além de remover cola;
- Trabalhos com plástico e artesanato: moldagem, soldagem, vulcanização de lona plástica;
- Colagem e remoção de adesivos;
- Moldagem de canos de PVC e pré-aquecimento de peças metálicas;
- Descongelamento de tubulações, canos e máquinas;
- Derretimento de estranho para soldas de superfícies;
- Trabalhos com serigrafia.
Conheça alguns modelos disponíveis na FG!
CUIDADOS AO MANUSEAR
Em primeiro lugar, nunca esqueça de utilizar os EPIs. Como falamos, este é um equipamento capaz de chegar a temperaturas bastante elevadas e, sem os devidos cuidados, pode causar graves danos à pele, por exemplo.
Nunca utilize o Soprador Térmico próximo a líquidos inflamáveis ou ambientes explosivos, assim como nunca interrompa o fluxo de ar quente. Mantenha as entradas de ar fresco sempre limpas e livres de interrupções.
Jamais encoste no tubo metálico durante seu uso. Espere o equipamento esfriar por pelo menos 20 minutos ou até chegar à temperatura ambiente, para então manuseá-lo e guardá-lo corretamente.
Evite utilizar o Soprador Térmico em condições de umidade ou em locais de concentração de água.
Vale lembrar que o alto grau de potência dos Sopradores Térmicos já indica que são ferramentas que consomem muita energia. Dessa forma, utilize-o com responsabilidade para evitar gastos desnecessários.
Dúvidas sobre qual produto comprar ou deseja mais informações sobre alguma utilização específica? Deixe seu comentário abaixo que lhe ajudaremos assim que possível!