Lixo Eletrônico

Lixo eletrônico: você sabe como fazer o descarte consciente?

Com o avanço cada vez maior da tecnologia, é comum que o descarte de aparelhos e equipamentos aumente também. Porém, esse lixo eletrônico é um problema crescente em nossa sociedade devido ao descarte incorreto no meio ambiente. Saiba mais sobre esse importante assunto e aprenda como fazer o descarte consciente!

O celular estragou, a geladeira quebrou, sua furadeira não funciona mais. Se esses itens são antigos e não vale a pena consertar ou ainda, o problema não permite conserto, saiba que chegou o momento em que eles passam a ser conhecidos como lixo eletrônico.

Se isso já aconteceu com você, com certeza deve ter se perguntado o que fazer com eles. E aqui devemos ter em mente que, descartar de qualquer jeito não é uma opção, já que alguns desses aparelhos podem conter substâncias perigosas e sua decomposição pode poluir o meio ambiente, causando grandes prejuízos. Por isso, continue a leitura para saber mais sobre o assunto e descobrir qual a maneira correta de jogar fora esse tipo de lixo!

O QUE É LIXO ELETRÔNICO

Termo usado para se referir a todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, suas partes e acessórios, que foram descartados como resíduos, sem a intenção de reutilizá-los. Também conhecidos como e-lixo ou ainda, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE).

A categoria inclui “produtos da linha branca”, como refrigeradores, máquinas de lavar e microondas, além de computadores, celulares, tablets, drones, pilhas, baterias, cartuchos e toners.

E se você está se perguntando sobre os itens do dia a dia profissional, saiba que muitos deles são considerados lixos eletrônicos, como: furadeiras e parafusadeiras, lanternas recarregáveis, serras, lixadeiras, aspiradores de pó, máquinas de corte e outras ferramentas elétricas, e ferramentas para cortar relva ou para outras atividades de jardinagem.

QUAIS SÃO OS RISCOS AMBIENTAIS DE NÃO REALIZAR O DESCARTE CORRETO?

Quando os equipamentos estão intactos, não apresentam danos imediatos ao meio ambiente. Porém, caso ele tenha sido aberto para recuperar algum material interno e/ou seja descartado sem o devido cuidado, as substâncias e materiais da sua composição podem, sim, produzir danos importantes ao meio ambiente. Diferente do que se pode pensar, o desmonte não facilita o trabalho das recicladoras e pode ser perigoso, resultando na contaminação de solos, mananciais e no surgimento de doenças.

A maioria das pessoas não descarta o seu lixo eletrônico de forma correta pelo desconhecimento do perigo que este lixo traz para o meio ambiente e para nós mesmos.

ONDE POSSO DESCARTAR?

Muitas cidades já dispõem de iniciativas de coleta e reciclagem de resíduos eletrônicos, como empresas cooperativas que atuam na reciclagem desse tipo de material, sem que haja agressão ao meio ambiente. Informe-se e conheça qual a melhor maneira de realizar o descarte consciente onde você mora.

DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS NAS LOJAS FG

Você também pode contribuir com o meio ambiente ao descartar suas pilhas e baterias usadas! Nas lojas da Ferramentas Gerais são disponibilizados coletores destinados a receber esses dois produtos que podem ser reciclados, reutilizados, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente. Confira nossos endereços.

Agora que você já conhece como o descarte consciente deve ser feito, é só colocar as dicas em prática no seu dia a dia, contribuindo para um futuro mais sustentável!