Confira também algumas dicas de cuidados e manutenção com móveis rústicos.
Os móveis rústicos dão um acabamento todo especial a muitos ambientes. Salas, varandas, jardins, churrasqueiras e salões estão entre os ambientes preferidos para esse tipo de mobília. Ela traz uma sensação de aconchego, conforto e até mesmo de nostalgia a quem utiliza. Mas alguns cuidados são importantes, visando a manutenção e vida útil dos móveis.
A seguir, apresentamos algumas dicas para o lixamento de superfícies envernizadas. Lembre-se: o uso de uma lixa inadequada pode danificar a superfície e comprometer o resultado. Por isso, todo cuidado é pouco.
Se você trabalha com esse tipo de mobiliário ou tem em sua casa, a Ferramentas Gerais conta com uma completa linha de abrasivos e outros produtos para auxiliar nos cuidados e manutenção dos seus móveis. Produtos das principais marcas do mercado, que você precisa conhecer e utilizar. Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.
Dicas de lixamento
Se você está envernizando mobílias, portas ou janelas, saiba que passar uma lixa entre cada demão do verniz ajuda nos melhores resultados. Essa tarefa deve ser executada com muito cuidado, para tirar imperfeições sem remover completamente o verniz durante o lixamento.
Utilizar lixas específicas para verniz ajuda no acabamento final perfeito, potencializando a qualidade e acabamento na superfície lixada. As lixas com grãos menores (grão 100 ou menor) são ideais para remover as camadas antigas. Lixas mais finas e delicadas (grão 120 ou superior) são ideais para acabamento suave.
A seguir, confira o passo a passo para fazer o lixamento de forma simples e eficiente:
1º passo: remova o verniz solto e utilize a lixa certa:
Para remover verniz da madeira, é necessário usar um removedor e uma espátula para tirar o verniz solto. Para o lixamento, use uma lixa de grão médio a fino. Lixas muito grossas devem ser usadas apenas se a superfície estiver muito desgastada.
2º passo: lixe seguindo o sentido das fibras da madeira
Procure fazer movimentos longos e iguais, acompanhando o sentido das fibras da madeira. Também evite movimentos bruscos, para não correr o risco de arranhões e marcas indesejadas.
3º passo: remova a poeira e finalize o acabamento
Após lixada, a superfície deve ser limpa com um pano umedecido, removendo a poeira solta. Para finalização, você pode aplicar outro verniz ou fazer outro tipo de acabamento, da sua preferência.
10 dicas de cuidados e manutenção dos móveis de madeira rústica
Manter uma rotina de limpeza e cuidados é fundamental para que o mobiliário rústico tenha maior durabilidade. Confira a seguir algumas dicas de cuidados com seus móveis de madeira, natural ou de demolição:
- Dê atenção à limpeza, com água e sabão neutro:
Tenha o hábito da tríplice limpeza nesse tipo de móvel: primeiro, passe um pano úmido, com água e sabão neutro. Depois, passe um pano úmido apenas com água para o enxágue. E, por fim, passe um terceiro pano seco, para completar a secagem.
- Dedique tempo para o polimento:
Depois que o móvel estiver totalmente seco, faça o polimento com produtos específicos, como polidor de móveis. Atente apenas para utilizar produtos sem álcool, pois esse produto danifica o acabamento da madeira.
- Tire o pó com frequência:
Periodicamente, utilize um pano macio, seco e sem fiapos ou uma escova com cerdas macias para tirar a poeira dos móveis. Lembre-se: a limpeza frequente do pó ajuda a proteger o acabamento contra o acúmulo indesejado de sujeira e que elas fiquem impregnadas no móvel.
- Descanso de copo é um acessório importante:
Marcas de água podem causar manchas no seu móvel de madeira rústica. Por isso, use sempre bases com fundo de feltro, cortiça ou até mesmo silicone para evitar as marcas de anéis de água na superfície. E lembre-se: nunca deixe a água secar no mobiliário!
- Para servir alimentos quentes, utilize jogos americanos ou toalhas:
Jamais coloque pratos quentes diretamente sobre uma superfície de madeira, pois pode resultar em marcas de queimadura e manchas indesejadas. Para evitar qualquer risco, utilize jogos americanos ou toalhas.
- Evite exposição direta à luz solar:
Pode não parecer, mas a luz solar direta pode ser uma vilã para seu móvel de madeira. A ação dos raios solares pode ressecar ou desbotar a madeira, além de criar rachaduras irreversíveis. Por isso, é muito importante ter uma periodicidade nos trabalhos de conservação para móveis externos. Aplicar impermeabilizante, óleo ou verniz, por exemplo, pode ser uma alternativa. Outra sugestão é, sempre que possível, posicionar esses móveis junto itens como guarda-sol, tenda, ombrelone, ou similares.
- Evite animais de estimação nesse tipo de mobília:
Os pets podem, mesmo que sem intenção, arranhar e danificar móveis. Para evitar esse tipo de dano, proteja as superfícies de madeira com uma toalha de mesa de fibra natural, capa de cadeira ou almofada protetora.
- Cuidado com a umidade:
Eletrodomésticos como cafeteiras, umidificadores de ambiente, panelas elétricas e outros que provocam vapor devem ser evitados nesse tipo de mobília. Atenção especial se os equipamentos forem colocados em bancadas abaixo de armários superiores em madeira. A ação do vapor pode danificar o acabamento.
- Aplique verniz, óleo ou cera no mobiliário:
Em especial se o seu móvel for de madeira de demolição, procure aplicar verniz, óleo ou cera para maior proteção. Isso ajudará na proteção contra eventuais manchas. Para manter os detalhes do grão da madeira, o óleo é mais recomendado. Já o verniz dá um acabamento suave e brilhante. A cera é uma alternativa a ambos, mas deve ser reaplicada com mais frequência. Para manter a cor original, opte por uma cera transparente, que ajudará a evitar que fiquem muito escuros.
- Cuidado na hora de mover e realocar os móveis:
Tenha cuidado ao mover o mobiliário de madeira. Procure levantar os itens em vez de arrastá-los, evitando danos às juntas e também arranhões no piso.
Se você gosta de por a mão na massa e quer construir um móvel rústico para ter em casa, siga nosso passo a passo: Faça você mesmo um Carrinho de Bar Rústico