Aprenda neste tutorial como criar um Terrário fechado utilizando uma lâmpada queimada. Além de ser um projeto relaxante e sustentável, ele pode ser utilizado como enfeite em sua casa ou escritório.
O terrário é um mini jardim montado de forma delicada e criteriosa dentro de um determinado recipiente, seja ele aberto ou fechado, geralmente de vidro ou cerâmica. Ideal para apartamentos pequenos que não comportam vasos com plantas e para aqueles que não podem se dedicar aos cuidados necessários que uma planta ou um bonsai requerem.
Como foi dito, existem duas formas de criar seu terrário: aberto ou fechado. O terrário aberto é aquele onde o recipiente não tem tampa, a evaporação da água é normal como em qualquer outro tipo de vaso.
Já o fechado pode ter um ecossistema próprio, onde a evaporação da água retorna em forma de umidade e micro gotículas que regam as plantas, uma analogia em menor escala ao ciclo existente no planeta. Este será o nosso projeto de hoje. Vamos aos passos?
MATERIAIS
Antes de tudo separe os materiais que você vai precisar. A maioria destas ferramentas você pode adquirir em nossas lojas ou através do nosso site. Clique no nome de cada ferramenta para mais informações.
- Lâmpada (você pode utilizar outros recipientes como potes, aquários, copos, entre outros. Neste tutorial, iremos trabalhar com uma lâmpada queimada);
- Pedra (você pode utilizar outros materiais para a base como arames, madeira ou adesivos de silicone);
- Alicate de ponta;
- Chave de Fenda;
- Papel;
- Seringa ou canudo;
- Pinça longa;
- Óculos e luvas de proteção;
- Cascalho, areia, terra e/ou musgo ou suculenta que deseja. Você pode utilizar diversos materiais para compor seu mini terrário. O importante é não misturar plantas que precisam de ambiente úmidos com outras que não precisam.
PASSO A PASSO
1. Coloque os epi’s para sua proteção e mãos à obra. Pegue o alicate de ponta e vamos remover a pequena base preta da lâmpada. Recomenda-se fazer este processo dentro de uma caixa para os cacos de vidros caírem dentro dela.
2. Após retirar a base preta, utilize a chave de fenda para remover a parte interna. Descarte dentro da caixa e tome as medidas preventivas de descarte deste material. Ao jogar fora, enrole em um jornal e avise que contém vidro quebrado.
3. Pegue a base de sua preferência. Neste tutorial utilizamos uma pedra como base. Aplique com a Pistola de Cola quente quatro pontos, um em cada extremidade da pedra para deixar seu terrário estável. Se preferir, utilize um arame ou adesivos de silicone para a base.
4. Do outro lado da pedra, aplique um pouco de da cola quente e prenda a lâmpada. Veja figura abaixo.
5. Agora iremos começar a preencher a lâmpada. Com um papel, faça um funil, enrolando o mesmo. Primeiro, coloque uma fina camada de cascalho. Ele ajudará a drenar qualquer excesso de água e auxiliará na evaporação.
Em seguida adicione uma camada de areia. Utilize a chave de fenda para ajeitar a areia da forma que desejar. Em terceiro, coloque uma pequena quantidade de terra.
6. Coloque os musgos, plantas ou suculentas da sua escolha. Lembrando que, todas as plantas colocadas neste terrário precisam gostar do mesmo ambiente. Com um canudo ou seringa, pingue algumas gotas de água em seu terrário.
7. Para concluir, vamos fechar o terrário. Para isso, você pode utilizar uma rolha, pedaço de madeira ou deixar aberto.
DICAS EXTRAS
- Algumas conchas ou casca de árvores dão um toque estético a mais. Dê uma volta por aí e veja o que consegue encontrar! Você pode utilizar miniaturas para dar mais vida a suas obras.
- Escolha musgo preservado. Musgos preservados não são vivos, mas vão manter a umidade do ambiente. Não use musgo vivo pois eles são exigentes e é provável que não sobrevivam neste ambiente.
- Deixe seu terrário em uma luz solar parcial. Não mantenha seu terrário no escuro.
Seu terrário está pronto. E acredite, dentro deste mini ecossistema as plantas possuem toda a nutrição que precisam. E aí, deu vontade de criar o seu? Aproveite nossas dicas e monte seu mini terrário. Publique nas redes sociais com a hashtag #FGMaisVerde e veja também outros projetos sustentáveis.
Siga nosso blog e compartilhe nossas dicas com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário!
Créditos: slivkyshow
Gostei muito, com certeza vou fazer meu terrário, muito obrigado pela dica.
Nós que agradecemos sua visita em nosso blog, Dartamir! Volte mais vezes para acompanhar as novas dicas de jardinagem e muito mais!
Abraços!
Que legal! E lindo! Ameeei a ideia, vou fazer em um potinho de vidro que veio com mel em uma lembrançinha de aniversário. Acho que vai ficar legal! Só uma pergunta,algumas plantinhas como suculentas e samambaias, com o tempo elas crescem e ficam desproporcionais ao pote? Fazendo com que eu tenha que retirálas? Ou pela falta de espaço elas ficam pequenas??
Olá, Maria! Bacana né, ficamos muito felizes por tê-la inspirado! Quanto a sua dúvida, infelizmente não sabemos responder, pois nossa especialidade é ferramentas, máquinas e equipamentos! Mas acreditamos que você pode encontrar essa informação em blogs específicos da área de jardinagem, terrários e suculentas! Esperamos ter ajudado e desejamos sucesso ao projeto de seu terrário!
Grande abraço da Equipe FG!
muito legal! vou fazer tambem o meu….terrário
Olá Freitas, tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo seu comentário.
é uma ótima ideia produzir um terrário como este. Você também pode utilizar outras
bases como potes de vidros sem utilidades ou latas de cerveja por exemplo.