Saiba quais são as Categorias de Multímetros, suas aplicações e os riscos caso utilizar o equipamento na categoria errada.
Você sabia que o Multímetro possui Categorias de emprego e não podem ser utilizados para qualquer finalidade? Caso você nunca tenha se dado conta desse importante detalhe, você pode estar correndo um enorme risco, transformando uma excelente ferramenta de mediação elétrica em um risco a sua segurança.
Observe que sempre que existe a necessidade de classificar um determinado produto em relação ao emprego e utilização utilizamos padrões, para o multímetro não é diferente.
Estas características estão associadas a exposição do equipamento a sobretensões (transientes) e classifica o dispositivo através distância a qual este está sendo aplicado a partir da fonte de energia.
PORQUE SEPARAR EM CATEGORIAS?
O motivo é pela segurança do profissional. Separando os Multímetros em Categorias possibilita uma maior proteção e acessibilidade do operador aos aparelhos corretos (ideias para determinado tipo de trabalho) de modo a garantir a segurança e bem-estar do usuário.
As categorias são classificadas em CAT I, II, III e IV e referem-se à capacidade do equipamento de suportar os transientes (surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno) da rede. Ou seja, quanto maior a categoria, maior a resistência a um possível surto da rede elétrica, e consequentemente, mais segurança ao operador.
CATEGORIAS DE APLICAÇÃO
CAT I
Equipamentos destinados a medições de baixa tensão e usados em circuitos isolados da rede elétrica de alimentação, são os que possuem menor proteção a exposição do profissional.
Um profissional que faz uso deste tipo de equipamento jamais deverá utilizá-lo para medições de tomadas e/ou circuitos de alimentação principal. Poderá sim utilizá-lo na medição de circuitos como os de rádio transmissor, TV’s, circuitos eletrônicos, por exemplo.
CAT II
Este instrumento será utilizado para medições em eletrodomésticos de uso geral, e tomadas distantes a mais de 10m do CAT III ou 20m do CAT IV.
CAT III
Os equipamentos que compreendidos nesta categoria são denominados de nível de distribuição e permitirá com que o multímetro seja utilizado para a verificação de tensões nas tomadas empregadas em ambientes Residenciais e Comerciais, bem como em iluminação e em circuitos de distribuição destes ambientes (medições trifásicas e equipamentos fixos (motores).
CAT IV
Possui o maior nível de Categoria de emprego e são denominados de nível primário de alimentação. Ideias para trabalho em painéis de distribuição, instalações subterrâneas, instalações externas, etc.
Possuem no entanto maior nível de proteção pois são através deles que realizaremos as medições em locais mais perigosos e que oferecem maior riscos de transientes de maior intensidade.
Após entender as aplicações de cada categoria, podemos afirmar que um Categorias de Multímetros inferior (CAT I) jamais deve ser empregado em medições de circuitos e/ou dispositivos que estejam em categorias acima deste (CAT II, III ou IV). No entanto, Categorias de Multímetros superiores podem ser utilizados para medição de circuitos de categoria mais baixas.
TABELA DE TENSÕES MÁXIMAS ADMISSÍVEIS
Paralelamente à classificação das Categorias, existe também a classificação de tensão de cada Multímetro. Apesar de um aparelho CAT II poder realizar uma medição de até 1000V, não significa que é mais seguro do que um aparelho CAT IV que mede até 600V.
Tudo depende de como o operador utilizará o equipamento: em termos de tensão máxima de trabalho ou em termos de transientes. De qualquer forma, é correto afirmar que quanto maior a CAT, maior é a segurança.
Abaixo você encontra um vídeo aula explicando de uma forma super fácil sobre a importância de separarmos os Multímetros por categorias, entre outras informações já vistas neste artigo.
Ficou com alguma dúvida sobre Multímetros e suas Categorias? Não deixe de nos perguntar! Deixe seu comentário abaixo que responderemos assim que possível.
Obrigado e até o próximo artigo técnico!
Olá, queria saber o que significa isto no multimetro:
500V -~ MAX ( aparece do lado do desenho terra, no meu multimetro q aquele amarelo
Olá, Elie! Agradecemos a visita em nosso blog!
Esse símbolo diz respeito a tensão máxima de entrada em relação ao borne terra, ou seja seu equipamento tem capacidade máxima de 500 volts em relação ao terra.
Esperamos ter ajudado,
Abs!
Para fazer uso do Multimetro é necessário fazer o uso de luvas isoladas para BT ou AT ?
Olá, Carlos! Obrigado pela visita em nosso blog! Nesse caso, tanto o uso do multímetro (modelo) e luva (AT ou BT) serão definidos de acordo com o tipo de trabalho a ser feito, ou seja, de acordo com a carga a ser medida você terá que utilizar o equipamento correto para realizar a medição. Esperamos ter ajudado! Volte sempre para conferir as novidades técnicas e dicas! Abraços!
Nunca se fará medição em AT com um alicate amperimetro………
Olá, Paulo! Agradecemos por complementar! Abraços!
Top
Antes de mais nada quero agradecer pelo belo trabalho que a Conecta fg tem feito.
Trabalho com eletrônica e me deparo com alguns aparelhos que na bancada requer equipamentos de teste especiais, como mensurar um flaybeck de um tubo que chega os seus 25KV ou dobradores de tensão, carregadores de 400Adc para banco de baterias, tudo cuidado é pouco principalmente as ponteiras do multímetro que por se tratar um acessórios que trocamos também tem que acompanhar a cat.
Olá, Olney! Agradecemos o elogio e também sua ótima colocação, pois em se tratando de trabalho com eletricidade é necessário sempre estar de acordo com as regras de segurança e manuseio de equipamentos para evitar risco de acidentes. Forte abraço!