Cintas de Elevação de Carga

Saiba mais sobre as Cintas de Elevação de Carga

Entenda porque as Cintas de Elevação de Carga são muito recomendadas para a elevação e deslocamento de cargas e saiba como identificar as características de segurança e qualidade!

As Cintas de Elevação de Carga são utilizadas na indústria, construção civil e outros setores para elevação e movimentação de cargas.  Elas são os meios mais utilizados e versáteis para ligar uma carga aos equipamentos de elevação, como talhas, guinchos, pontes rolantes, entre outros.

Fabricadas em poliéster, elas possuem grande resistência à ruptura e à corrosão, é leve e de fácil manuseio. Além disso, ela é relativamente flexível e macia, permitindo içar cargas sem danificar o acabamento superficial em contato com a cinta.

Um dos modelos mais utilizados é a cinta plana de corpo duplo, com capacidades de carga que partem de 1 tonelada até 20 toneladas, dependendo do seu modelo e posição de trabalho.

Cada capacidade de carga é identificada através de uma cor, de acordo com o sistema mundial de cores, proporcionando fácil identificação visual quanto à capacidade da cinta. Tem resistência moderada a substâncias químicas e não propaga fogo.

Essas vantagens tornam estes itens uma ótima opção para substituir materiais como cabos de aço, correntes e cordas, tradicionalmente utilizados neste tipo de atividade.

Nessas operações, em ambientes principalmente logísticos industriais, o uso correto atrelado à escolha de equipamentos com qualidade e adequados à demanda fazem toda a diferença para evitar acidentes e danos irreparáveis tanto ao operador, quanto à carga.

Por isso, é importante saber se as Cintas que você está utilizando foram submetidas e aprovadas em testes de eficiência e desempenho, atendendo às normas internacionais de qualidade.


Normas técnicas para Cintas de Elevação de Carga

As cintas de elevação trazem etiquetas com informações sobre a carga máxima de trabalho (CMT), o Fator de Segurança, a data de fabricação, o comprimento, recomendações de uso e a norma técnica referente. Essas informações, além do nome e CNPJ do fabricante e do responsável técnico, devem estar presentes na etiqueta de rastreabilidade da cinta.

A utilização desses equipamentos jamais pode ultrapassar os limites especificados pelo fabricante em suas etiquetas de rastreabilidade. Por isso, sempre verifique as informações de Carga Segura de Trabalho (CST), Carga de Ruptura Mínima (CRM) e Fator de Segurança (FS).

A seguir, conheça a tabela de aplicação das cintas, com as capacidades conforme forma de uso e com/sem acessórios.

IMPORTANTE!
A etiqueta presente na cinta contém código de rastreabilidade, que associa o produto a laudos laboratoriais de comprovação e legislação que facilitam a sua identificação.

Além da identificação da capacidade na etiqueta, o usuário também pode atentar para o código de cores padrão, outra exigência da norma. A cor de cada cinta permite identificar mais facilmente qual é o limite de peso que ela suporta.

Modelos de Cintas têxteis de elevação de cargas

 Na FG, você encontra a linha completa de Cintas para elevação de acordo com a necessidade de carga. Conheça algumas opções:

Cintas de elevação Cinta de Poliéster Anel para Elevação de Cargas 7:1, 3 m, 2 tf – VONDER

Cintas de elevação

Cinta para elevação de cargas 7:1, 2,0 m, 3,0 tf, CE 320 – VONDER

Cintas de elevaçãoCinta para elevação de cargas 7:1, 4,0 m, 2,0 tf, 22060Z – LEVTEC

 

Para conhecer toda a linha de Cintas, acesse nossa loja virtual ou visita nossas lojas físicas!

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários e deixe também suas dúvidas!

E para continuar a visita em nosso blog, recomendamos a leitura sobre outro tema muito importante para ambientes logísticos industriais, a Empilhadeira!