O que é e como funciona um scanner automotivo

Um item indispensável na identificação e correção de falhas do sistema de injeção eletrônica dos veículos. Confira a seguir alguns modelos que recomendamos para você.

Provavelmente você já deve ter visto nas oficinas mecânicas o uso do scanner para identificar algum problema no automóvel. O scanner automotivo é um equipamento moderno, utilizado no diagnóstico do sistema de injeção eletrônica do automóvel.

Com ele, é possível identificar falhas no motor, dificuldades na partida, problemas com a ignição, marcha e injeção eletrônica.

Hoje, vamos apresentar em mais detalhes esse equipamento. Se você procura por um scanner automotivo para sua oficina, a Ferramentas Gerais conta com opções incríveis, das melhores marcas do mercado. Visite uma de nossas lojas  ou acesse nossa loja virtual e adquira o seu.

Funcionalidades do scanner automotivo

O scanner automotivo faz um raio-x, em tempo real, da operação de injeção eletrônica do automóvel. Ou seja, recebe e impulsiona, em tempo real, todos os parâmetros operacionais da injeção eletrônica do veículo. O objetivo é identificar falhas e pontos de correção desse sistema.

Para isso, possui um software específico para conexão entre o aparelho e os sistemas de injeção de combustível do automóvel. Todas as informações identificadas são exibidas no visor e o profissional da oficina coordena os testes de falhas e atuadores.

Além de identificar o problema, o scanner atua na correção da falha de leitura, zerando o sistema. Assim, permite a montagem de novas estratégias de injeção e avanço de ignição.

Conheça alguns modelos

Destacamos dois modelos de scanner automotivo comercializados pela Ferramentas Gerais:

– SCANNER 3 STARTER PRO (VERSÃO SEM TABLET), COM MALETA E CABOS 108861, da RAVEN:

É indicado para diagnósticos, ajustes e programações em sistemas de eletrônica embarcada de automóveis, utilitários, caminhões e ônibus. Também pode ser usado em veículos equipados com os protocolos de comunicação de alta velocidade CAN FD e DoIP*.

É a versão de entrada da linha Scanner 3 PRO. Para utilização do equipamento em utilitários a diesel, é necessário adquirir também o Kit Diesel Leve ou o Kit Diesel Pesado. Já para utilização em caminhões e ônibus, é necessário o Kit Diesel Pesado.

 

 

Seu uso é muito fácil. O reparador deve instalar o aplicativo do Scanner 3 em um dispositivo (celular ou tablet), com Bluetooth. Dispositivos eletrônicos não acompanham o scanner.

O Scanner 3 Starter PRO (versão única, sem tablet) é a segunda geração do Scanner 3. Equipado com o Módulo de Comunicação PRO, mais rápido e preparado para veículos com protocolo CAN FD. Tem módulo de comunicação PRO (sem osciloscópio) para diagnósticos via Bluetooth, processador ARM de 480 Mhz e preparado para veículos equipados com protocolos de comunicação de alta velocidade CAN FD e DoIP*. Possui memória RAM 4 vezes maior e capacidade de processamento 2,5 vezes maior em relação à geração anterior.

– SCANNER 3 PRO (VERSÃO SEM TABLET) + KIT DIESEL LEVE 108831 RAVEN:

Indicado para diagnósticos, ajustes e programações em sistemas de eletrônica embarcada de automóveis, utilitários, caminhões e ônibus. Também inclui veículos equipados com os protocolos de comunicação de alta velocidade CAN FD e DoIP*. Para uso, deve-se instalar o aplicativo do Scanner 3 em um dispositivo (celular ou tablet – não acompanham), com Bluetooth.

O modelo possui maleta plástica extragrande, com nichos internos para os componentes, facilitando o transporte dos componentes.

 

Quer saber mais sobre scanners automotivos? Confira mais algumas vantagens desse equipamento em nosso conteúdo, acesse: Vantagens de contar com um Scanner Automotivo