Um dos fixadores mais utilizados em todo mundo, os parafusos ganham diversos tipos e aplicações. Conheça algumas mais comuns e saiba alguns truques para medi-los corretamente.
Os parafusos estão entre os fixadores mais utilizados nos dias atuais. São imprescindíveis em tarefas desde montagem de móvel, conserto de um automóvel ou pequenas obras e manutenções até os grandes projetos da construção civil. Com amplos usos, os parafusos também ganharam diversos tipos: cabeças, fendas, roscas e até para materiais específicos, para as mais diversas aplicações. Conheça a seguir os principais tipos de parafusos e descubra qual é o mais ideal para o seu projeto.
E lembre-se: se você precisar de parafusos ou outros tipos de fixadores, a Ferramentas Gerais possui uma completa linha das principais marcas do mercado. Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual e garanta o que você precisa!
Barras roscadas
Indicadas para uso mecânico e montagem de estruturas para instalações elétricas industriais, instalações de dutos de refrigeração, sistema de fixação e ancoragem, entre outros.
Parafusos para drywall
Ideais para fixações em drywall, um dos materiais mais utilizados na construção civil da atualidade.
Parafusos francês
Indicados para fixação em geral, como escadas de madeira, placas, bancos, pontes, portões, cercas de madeira, vigamentos, carrocerias e carretas, quadras esportivas, construção de trilhadeiras, arados, carroças, entre outros.
Parafuso sextavados
Indicados para fixações em geral. Utilizados em máquinas e equipamentos industriais, estruturas metálicas, veículos, móveis de aço, entre outros.
Parafusos chipboard
Indicados para fixações em madeiras e derivados, como: aglomerados, pinus, MDF, entre outros. Muito utilizados na montagem de móveis.
Parafusos autoatarraxantes
Indicados para fixação em geral. Aplicações em madeiras, chapas metálicas, alvenaria e concreto (para concreto utilizar bucha de fixação).
Parafusos autobrocantes
Indicados para fixações de coberturas e telhados metálicos, fechaduras, dobradiças em esquadrias, entre outros.
Porcas
Indicadas para fixações em conjunto com parafusos com roscas compatíveis.
Porcas autotravantes
Ideais, principalmente, para locais com vibração, evitando o afrouxamento.
Arruelas lisas
Indicadas para distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas.
Arruelas de pressão
Indicadas para evitar o afrouxamento do conjunto de fixação.
Como medir parafusos?
O trabalho de medir parafusos não é difícil, mas exige atenção, porque dependendo do tipo de parafuso, a referência para medida correta muda.
Abaixo, compartilhamos um pequeno esquema, que pode te ajudar na hora de medir comprimento e diâmetro dos parafusos:
Um instrumento de medição que te ajuda a medir parafusos e outros acessórios é o Paquímetro. Quer saber um pouco mais sobre ele, acesse nosso conteúdo: Paquímetro: aprenda a usar essa ferramenta de forma correta