Mangueiras: conheça os principais tipos e suas indicações

Desde modelos para ar e água, até as mangueiras para gasolina, óleo e até mesmo solda, são inúmeros os modelos no mercado. Conheça os mais utilizados pela indústria.

Existem no mercado diferentes tipos de mangueiras, usadas nos mais diferentes segmentos industriais. Elas podem ser para descarga, sucção, recalque, dragagem ou jateamento, com a importante função de transporte de variados materiais entre dois pontos. Confira a seguir os principais tipos de mangueiras utilizadas pela indústria e suas indicações.

Importante ressaltar que as mangueiras precisam ser resistentes e adequadas ao uso e tipo de material que irão transportar. Assim, preserva-se sua integridade e também vida útil. Na Ferramentas Gerais você encontra os mais variados tipos de mangueira, conheça nossas lojas ou acesse a loja virtual.

Mangueiras para ar e água

Indicadas para condução de ar e água sob pressão, como em compressores e ferramentas pneumáticas.

 

Mangueiras para sucção e descarga

Indicadas para serviços de sucção e descarga de água.

 

Mangueiras para vapor

Indicadas para serviços com vapor em geral.

Mangueiras para gasolina e óleo

Indicadas para condução de óleos e graxas na lubrificação de equipamentos. Também utilizadas para condução de gasolina e outros combustíveis.

 

Alimentícia

Fabricadas com material atóxico, são imprescindíveis em indústrias alimentícias no processo de sucção e descarga de fluidos alimentícios. Garantem higiene e segurança, protegendo os alimentos de resíduos e contaminação, bem como qualquer tipo de gosto ou cheiro.

Tubo PU

Fabricados em poliuretano, são indicados para transportar ar comprimido de um ponto a outro. A melhor opção para aplicações que requerem alta flexibilidade e um pequeno raio de curvatura.

 

Solda

Indicadas para serviços de solda ou corte do tipo oxiacetilênico, que é a mistura de oxigênio com outro gás (acetileno é o mais comum). Mangueira verde para oxigênio e vermelha para o outro gás.

Quer conferir outros conteúdos técnicos em nosso blog, acesse nossa editoria Tecno FG.