O que é pintura airless e como ela funciona?

Pintura mecanizada é uma tendência na construção civil do Brasil e um dos carros-chefes é a Máquina de Pintura Airless, que agrega praticidade e maior agilidade ao trabalho profissional.

A pintura mecanizada está cada vez mais presente na construção civil do Brasil. Ela traz como benefícios a praticidade, redução de mão de obra e prazos de execução. Um bom exemplo é a chamada pintura airless, que dispensa os tradicionais pincéis e rolos, dando espaço aos equipamentos mais modernos e tecnológicos.

Hoje, vamos detalhar essa técnica, conheça um pouco mais sobre pintura airless e coloque em prática!

O que é pintura airless?

No Brasil, a pintura airless ainda é uma novidade e se configura como uma das principais tendências em acabamento na construção civil. Essa tecnologia é amplamente utilizada no mercado externo, principalmente nos Estados Unidos e Canadá.

Na tradução literal, “airless” significa “sem ar”, que é a base de funcionamento dessa técnica. Esse sistema, utiliza a pulverização por pressão, trazendo como principal benefício a produtividade. Numa comparação simples com métodos de pinturas tradicionais, com rolo ou pincel, o tempo de execução do serviço reduz em mais da metade, devido à tecnologia da alta pressão de saída da tinta, tornando as aplicações muito mais rápidas e eficientes.

Quais as principais novidades em equipamentos airless no Brasil?

As Máquinas de Pintura Airless da VONDER são referência no mercado, com equipamentos que possuem tecnologia capaz de expelir tinta em grande velocidade e em formato de leque, deixando a pintura mais homogênea e uniforme, além de facilitar e agilizar o trabalho em grandes áreas.

Entre os benefícios das Máquinas de Pintura Airless da VONDER, destacam-se o menor tempo de execução do trabalho, com muito mais produtividade, rendimento e economia significativa de tinta. A pintura airless pode ser de 50% a 70% mais rápida que com os métodos de pintura convencionais.

Um dos mais recentes lançamentos da linha é a Máquina de Pintura Airless MPA 540B VONDER PLUS. Um equipamento robusto, potente e muito eficiente, com duas saídas para utilização simultânea com tintas, proporcionando excelente produtividade. É indicada para aplicação de massa corrida, tintas látex, PU (poliuretano), esmalte à base sintética, à base de água, resina acrílica, tintas automotivas e tintas epóxi.

Máquina de pintura Airless, 5,4 hp, 220 V~, MPA 540B, VONDER PLUS

A MPA 540B tem motor com potência de 5,4 hp / 4.027 W e a tecnologia do motor Brushless (motor de indução), que garante maior durabilidade, resistência e desempenho. Conta com pressão máxima de saída de 3.300 lbf/pol² e vazão da pistola de 6,0 Litros/min, contando também com regulador de pressão com marcação no painel com visor digital, pistão de aço inox com revestimento especial e triplo sistema de filtragem (filtro no tubo de sucção, na máquina e na pistola), garantindo a qualidade e pureza na aplicação.

Outro destaque e carro-chefe da linha é a Máquina de Pintura Airless MPA 120 da VONDER, com pressão de saída de 3.000 lbf/pol² e vazão de 2,2 litros/minuto, que garante ao equipamento alto rendimento e, por isso, muito mais agilidade ao trabalho, podendo ser usada com tintas látex e esmalte à base sintética e à base d’água e tintas automotivas. Diferencia-se pela alta resistência, baixo ruído e maior transmissão de torque. E, ainda, a durabilidade, tornando a máquina um bom investimento para empresas especializadas e profissionais da área, pois conta com pistão em aço inox, engrenagem usinada e dentes helicoidais, proporcionando maior resistência, menor ruído e maior transmissão de torque.

Máquina de pintura Airless, 1,2 hp, 220 V~, MPA 120, VONDER

Quais acessórios importantes para fazer a pintura airless?

Na pintura airless, a etapa de preparação das superfícies é exatamente a mesma que na pintura convencional. Ou seja, é preciso emassar, lixar, remover resíduos e imperfeições, isolar algumas partes, entre outras. Outro ponto importante é o isolamento das áreas próximas com lonas.

Uma lista básica de materiais pré-pintura para a pintura airless deve contemplar:

– Lixas para nivelamento e acabamento;

– Espátulas;

– Massa e tinta;

– Fitas e capas protetoras para construção.

Lixa folha, nofil, A-219, grão 220, NORTON

Quais as principais vantagens da pintura airless?

– Pinturas mais rápidas;

– Facilidade no preenchimento das superfícies;

– Economia de tinta;

– Reduz imperfeições, como bolhas ou resquícios escorrendo;

– É simples, prática e fácil de manusear.

Agora que você já conhece as principais características e benefícios da pintura airless, caso queira adquirir um equipamento, a Ferramentas Gerais tem as melhores opções! Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.

E se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre pintura mecanizada, sugerimos o conteúdos para sua leitura: Como a tecnologia pode facilitar e aprimorar o trabalho do pintor.
Boa leitura e bom trabalho!