A preparação de paredes é uma das etapas mais importante da pintura, garantindo maior durabilidade, maior proteção e qualidade ao seu trabalho.
Muitas pessoas talvez não saibam, mas tão importante quanto escolher a cor ou o efeito que se quer para uma pintura em casa, a preparação da superfície a ser pintada é fundamental. Para garantir uma boa pintura, é necessário seguir três passos principais: preparação da superfície, nivelamento da massa e acabamento com a pintura. Desses, a etapa da preparação é a mais importante, pois garante a durabilidade da tinta e maior proteção da superfície.
Por isso, hoje vamos abordar em detalhes o que você precisa fazer para garantir uma preparação perfeita de paredes, tetos, muros ou outras superfícies. Confira e aplique em seu trabalho – os resultados serão perceptíveis!
Primeiro passo: verifique as condições gerais da parede
Como você já sabe, a preparação das superfícies é uma importante etapa no processo de pintura. O primeiro passo da preparação é verificar em detalhes as condições gerais da parede e realizar a limpeza correta.
Por exemplo, paredes com mofo precisam ser limpas com água sanitária. Se a superfície apresentar infiltração e umidade, é importante utilizar produtos impermeabilizantes específicos e fazer o tratamento. Paredes de ambientes com criança, que normalmente estão sujas com canetinha ou giz de cera, requerem a limpeza com álcool. E se a parede estiver com resíduos de graxa, gordura ou manchas, o ideal é fazer a limpeza com água e sabão neutro.
Realize o lixamento e garanta paredes lisas
Depois de limpas, é hora de garantir que as paredes estejam lisinhas, pois isso faz a diferença no resultado final do trabalho. Para lixar as paredes, você pode utilizar a técnica tradicional manual ou então as modernas lixadeiras de parede. O importante é utilizar a lixa correta!
Após o lixamento, é muito importante limpar o pó sob a superfície, utilizando uma vassoura de pelo ou um pano úmido.
Aplique um fundo específico antes da tinta
O terceiro passo é aplicar um fundo específico, preparando as paredes antes de receber a tinta. O uso de primer ajuda na maior durabilidade para a pintura e a superfície, aumentando o rendimento e a cobertura da tinta e garantindo um acabamento melhor.
É nessa etapa também que você deve avaliar a necessidade de pequenas correções: utilize massa corrida, no caso de superfícies internas, ou massa acrílica, para locais externos. E, caso utilize massa, faça mais um procedimento de lixamento, para garantir um acabamento de primeira.
Agora é hora de fazer a pintura
Com a superfície preparada corretamente, agora sim é hora de iniciar a pintura. Primeiro isole as áreas com fita crepe e não esqueça também de encapar o chão com lonas ou papel. Separe rolos de pintura, trinchas, misturadores de tinta, espátulas, bandejas e brochas, acessórios indispensáveis na hora da pintura. Confira dicas para pintura em nosso blog, acesse: 10 dicas práticas para pintar paredes.
A Ferramentas Gerais tem uma linha completa de acessórios e equipamentos para pintura. Faça a lista dos itens que você precisa, visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual . Selecionamos algumas opções que com certeza você precisará ter em mãos para realizar uma pintura:
E se além dos acessórios para pintura, você também precisa de orientações sobre a escolha da tinta, confira o conteúdo especial que preparamos em nosso blog: Saiba como escolher o tipo de tinta ideal para a sua parede.Boa leitura e bom trabalho!