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Rolamentos: Componentes e materiais

Saiba mais sobre os componentes que formam um Rolamento e os materiais utilizados na produção desta importante peça no setor industrial e automotivo.

Os Rolamentos servem para minimizar a fricção entre as peças móveis da máquina e suportar uma carga. Atualmente, a maioria dos Rolamentos são compostos pelos seguintes componentes:

  • Um Anel interno e outro externo;
  • Elementos rolantes (esferas ou rolos);
  • Uma gaiola.

 

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Estrutura Rolamento

ANÉIS DE ROLAMENTO

A pressão na área de contato rolante e a sobrerolagem cíclica cria fadiga nos anéis quando o rolamento está em funcionamento. Para lidar com essa fadiga, os anéis feitos de aço devem ser temperados.

O aço padrão para as arruelas e os anéis do rolamento é 100Cr6, o qual contém aproximadamente 1% de carbono e 1,5% de cromo.

ELEMENTOS ROLANTES

Os elementos rolantes (esferas ou rolos) transferem a carga entre os anéis interno e externo. Normalmente, o mesmo aço é usado para os elementos rolantes, as arruelas e os anéis dos rolamentos.

Quando necessário, os elementos rolantes podem ser feitos de material cerâmico. Rolamentos com elementos rolantes de cerâmica são considerados rolamentos híbridos (anéis feitos de aço para rolamentos e elementos rolantes que isolam eletricamente os rolamentos) e estão se tornando cada vez mais comuns.

GAIOLA: QUAL O SEU OBJETIVO?

  • Separar os elementos rolantes para reduzir o calor de atrito gerado no rolamento;
  • Manter os elementos rolantes distribuídos uniformemente para otimizar a distribuição de carga;
  • Guiar os elementos rolantes na zona não carregada do rolamento;
  • Reter os elementos rolantes dos rolamentos separáveis quando um anel é removido durante a montagem ou desmontagem;

PRINCIPAIS TIPOS DE GAIOLAS

Gaiolas de metal estampado: as gaiolas de metal estampado (aço laminado ou às vezes latão laminado) são leves e suportam altas temperaturas.

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Gaiolas em metal usinado: são feitas de latão ou às vezes de aço ou liga leve. Elas permitem altas velocidades, temperaturas, acelerações e vibrações.

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Gaiolas de polímero: as boas propriedades de deslizamento das gaiolas de polímero produzem pouco atrito e, portanto, permitem altas velocidades. Em condições de lubrificação deficiente, essas gaiolas reduzem o risco de emperramento e danos secundários, pois elas podem funcionar por algum tempo com lubrificação limitada.

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Gaiolas rebitadas: são utilizadas somente em conjunto com rolamentos de rolos grandes. Essas gaiolas têm um peso relativamente baixo e permitem a incorporação de um grande número de rolos.

tipos de gaiolas - rolamentos - Gaiolas rebitadas

As gaiolas são centradas radialmente nos elementos rolantes e nos anéis interno e externo. Em casa caso a lubrificação ocorre de maneira diferente. Gaiolas centradas nos elementos rolantes permitem que o lubrificante entre no rolamento com mais facilidade.

As gaiolas centradas nos anéis, as quais fornecem orientação mais precisa, costumam ser utilizadas quando os rolamentos precisam acomodar velocidades altas, altos níveis de vibração ou forças de inércia resultantes dos movimentos de todo o rolamento.

VEDAÇÃO INTEGRAL

A vedação integral pode aumentar significativamente a vida útil do rolamento porque mantém o lubrificante dentro do rolamento e os contaminantes fora dele.

Placas de proteção

Há uma pequena folga entre a placa de proteção e anel interno. Os rolamentos instalados com placas de proteção são utilizados quando as condições operacionais são relativamente limpas ou onde um baixo atrito é importante devido à velocidade ou às considerações de temperatura operacional.

Vedações

Os rolamentos com vedações são preferíveis para arranjos em que a contaminação é moderada. Onde a presença de água ou umidade não pode ser eliminada, as vedações de contato normalmente são usadas. Essas vedações fazem contato positivo com a superfície deslizante em um dos anéis do rolamento.

As vedações de baixo atrito e as vedações sem contato podem suportar as mesmas velocidades que os rolamentos com placas de proteção, mas com uma melhor eficiência de vedação.

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Fonte: SKF