vedantes quimicos - vedacao anaerobica - loctite - fg - conecta fg

Travas e vedantes químicos: o que são e para que servem?

Veja a importância das travas e vedantes químicos para a manutenção industrial e os problemas causados na ausência destes componentes.

Um mecânico de manutenção industrial de uma empresa de caminhões, tenta de diversas formas parar um vazamento de óleo que persistia em escorrer de um manômetro de um sistema hidráulico. Esse sistema pertencia a uma retificadora cilíndrica e, por causa deste vazamento, as paradas na produção eram constantes, prejudicando e muito a empresa.

O profissional testou diversos vedantes para cessar o vazamento, mas não obteve sucesso. Após vários testes, um colega de profissão lhe aconselhou a utilizar um vedante diferente, um vedante anaeróbico.

Com esta dica, o mecânico fez todos os preparativos e aplicou o vedante e, em pouco tempo, pode verificar que o vazamento tinha parado. A retificadora voltou a operar normalmente, sem maiores problemas.

No final desta história ocorreu tudo certo, porém poderia ter sido diferente caso a vedação não fosse aplicada corretamente. Baixa produção e até mesmo danos ao maquinário são alguns dos resultados da ausência ou má aplicação destes componentes. Mas você saberia dizer o que são e como estes químicos funcionam?

Continue lendo que vamos explicar o conceito para você e detalhar um pouco mais sobre alguns processos.

O QUE SÃO TRAVAS E VEDANTES QUÍMICOS?

São resinas que endurecem rapidamente na ausência de oxigênio (por isso se chamam anaeróbicas).  Tais resinas apresentam vários níveis de viscosidade e resistência e são aplicadas, por exemplo, nos seguintes casos:

  • Travamento anaeróbico de parafusos;
  • Adesão anaeróbica de estruturas;
  • Vedação anaeróbica;
  • Vedação anaeróbica de superfícies planas;
  • Fixação anaeróbicas de roscas;
  • Adesão anaeróbica instantânea.

ADESÃO POR TRAVA QUÍMICA

Muitos elementos de fixação de máquinas (parafusos, porcas, prisioneiros) sofrem esforços decorrentes da dilatação e contração térmica, além de vibrações e impactos quando estão em funcionamento. Isso pode resultar em afrouxamento nos elementos de fixação por causa da perda de torque, resultando em danos aos componentes fixados por eles.

A solução para evitar o afrouxamento dos elementos de fixação, especialmente os roscados, é utilizar a trava química anaeróbica. Essa resina, em estado líquido, irá preencher todos os espaços entre as roscas e começará a solidificar na ausência de oxigênio. Após expulsar o ar do local, o produto seca e se transforma em uma película plástica entre as roscas, proporcionando o travamento.

VEDAÇÃO ANAERÓBICA DE ROSCAS

Os tipos mais comuns de vedantes de roscas são as fitas de teflon, sisal e massas vedantes. Apesar de serem opções mais econômicas, essas vedações não proporcionam um preenchimento total das folgas existentes entre as roscas.

Com o mal preenchimento entre as roscas pode resultar em um posicionamento impreciso de peças unidas, bem como necessidade de reapertos e altos torques. Geralmente, reapertos e altos torques, além de causarem avarias nas peças, podem fazer com que partículas de vendantes adentrem no sistema, contaminando-o.

Para evitar esses problemas, utilize vedantes químicos que suportam condições adversas, como por exemplo: altas temperaturas, pressões hidráulicas e pneumáticas e vibrações do equipamento.

VEDAÇÃO DE SUPERFÍCIES PLANAS

Muito utilizada na união de peças na indústria e oficinas mecânicas. Esse tipo de vedação permitem a confecção de juntas no local da união sem a interposição de outros materiais.

O vedante utilizado permite uma perfeita adaptação à conformação das superfícies, que ficarão em contato sem a necessidade de interpor outros materiais. Obtém-se, desse modo, uma vedação perfeita, resistente e insolúvel.

FIXAÇÃO ANAERÓBICA

Em manutenção, frequentemente ocorrem situações em que um rolamento se encontra folgado em sua sede ou mancal. Essa folga constitui-se num problema que exige uma solução muitas vezes trabalhosa.

Tal problema pode resultar na parada da máquina, desmontagem, usinagem do mancal, confecção da bucha e montagem do conjunto, com aumentando os gastos na manutenção, causando prejuízos na produção.

Diante de um problema dessa natureza, a fixação anaeróbica surge como uma excelente solução. Tal processo, por ser de rápida aplicação, permite que o serviço de manutenção seja executado com rapidez e economia, e os resultados são satisfatórios.

O processo de fixação anaeróbica também pode ser aplicado na montagem de engrenagens, rolamentos e buchas em eixos e sedes, substituindo métodos mecânicos como o emprego de chavetas, montagem com interferência (prensagem, dilatação ou contração térmica), e estriagem já que a resina líquida, como as demais faladas neste artigo, preenche facilmente os microespaços, expulsando o ar e fixando a peça.

CONCLUSÃO

As travas e vedantes químicos são importantes componentes e auxiliares nas operações de manutenção que envolvem recuperação e montagem de peças de máquinas. Esses produtos químicos promovem uma rápida e eficiente fixação, sendo seguros, confiáveis e fáceis de aplicar. Com isto, os serviços de manutenção, em termos de reparos, tornam-se melhores, mais rápidos e econômicos.