discos diamantados-tipos de banda de corte-fg

Discos Diamantados: conheça os tipos e suas aplicações

Discos Diamantados: tudo o que você precisa saber está aqui. Como escolher, como funcionam, dicas de operação, entre outras informações importantes.

Os Discos Diamantados, apesar de serem conhecidos como ferramentas de corte, são considerados uma espécie de abrasivo. O corte é provocado por desbaste linear e é realizado pelas chamadas “bandas de cortes” (grãos de diamante fixados na superfície do disco que, quando expostos na superfície da banda, desbastam o material).

ESCOLHENDO O DISCO

Para escolher corretamente um Disco Diamantado devemos prestar atenção a duas características: o rendimento e a universalidade.

Quando falamos em Rendimento, nos referimos ao número de metros cortados pelo disco. O custo por metro cortado é um importante indicador no momento de adquirir um disco, sendo assim, avalie bem esta informação antes de comprar.

A Universalidade de uso é a capacidade de um mesmo disco apresentar bom rendimento em diferentes tipos de material.

Além disso, o acabamento do corte (corte limpo, sem rebarbas), velocidade do corte e segurança são outras características que podem ajudar na escolha ideal para seu serviço.

AFIAÇÃO E MAIOR RENDIMENTO

Os discos diamantados devem ser bem refrigerados, mesmo os de corte a seco estes quando refrigerados, proporcionam um melhor rendimento.

Quando os discos diamantados perdem o corte ou avançam com dificuldade, procure aliá-lo com rebolo de óxido de alumínio ou de carbureto de silício; eventualmente, poderá também utilizar bloco de concreto ou cimentado comum.

Para cortes longos e profundos, não deve ultrapassar 300 mm lineares por vez. A velocidade de avanço deve ser constante, sempre adequada à resistência mínima do material a ser cortado.

discos diamantados-tabela de rpm para disco diamantado - fg

TIPOS DE BANDA

CONTÍNUA (LISO)

Sua superfície é totalmente plana e, como o nome já diz, contínua. Indicado para aplicações que exigem alta qualidade de acabamento (revestimentos cerâmicos, pisos, azulejos, porcelanatos e mármore), pois seu corte reduz as chances de lascar a superfície do material. Recomenda-se o uso com água pois a geometria do disco não gera ventilação suficiente para refrigerar a banda de corte.

SEGMENTADA

Indicado para corte de materiais brutos que não requerem alta precisão e qualidade de acabamento, como concreto, tijolo, reboco, refratários e basalto. Proporcionam cortes com pouco atrito porque as gargantas eliminam o contato contínuo entre a banda de corte e o material, ajudando a refrigerar ambos.

Podem ser separados em:

  • Disco Diamantado para Concreto: para cortes de concreto, concreto curado, refratários duros e alvenaria.
  • Disco Diamantado para Asfalto: para cortes em asfalto, asfalto sobre concreto, refratários abrasivos e materiais abrasivos.
  • Disco Diamantado para Granito e Mármore: para cortes em granito, mármore e pedras naturais.
  • Disco Diamantado Multiuso: para cortes em materiais duros, pedras naturais, concreto e alvenaria.

TURBO

Estes discos, por combinarem a velocidade, o acabamento e a estabilidade da banda de corte lisa com a refrigeração da banda segmentada, podem ser usados para corte a seco, sem risco de superaquecimento. Ideal para corte de materiais intermediários (que não requerem um acabamento com extrema lisura, mas também não podem lascar ou apresentar rebarbas).

CORTE A SECO OU A ÁGUA?

Existem no mercado discos denominados de “corte a seco” e outros de “corte com água”. Os chamados discos de corte com água utilizam a mesma para resfriar a banda de corte e remover a poeira residual. Já discos de corte a seco usam a ventilação gerada pela rotação do disco para o mesmo fim.

Em ambos os casos a diferença está na vida útil do disco. Quando utilizados a seco, os discos apresentam uma queda de aproximadamente 70% no rendimento. Por isso, sempre que possível utilize água, seja qual for o disco.

DICAS DE UTILIZAÇÃO

ANTES DO CORTE

  • Certifique-se que está utilizando o disco adequado para o material que deseja cortar;
  • Verifique se o disco está corretamente colocado de acordo com as instruções do fabricante da máquina;
  • O sentido de rotação da máquina deve coincidir com o indicado pela seta do disco;
  • Os epi’s são itens obrigatórios! Use protetores auriculares, máscara de respiração anti pó, óculos, avental e luvas de raspa de couro, touca de proteção e botas reforçadas.

DURANTE O CORTE

  • Utilize os discos em um ângulo de 90º em relação a peça. Nunca corte em curva, somente em linha reta;
  • Não use a lateral do disco para desbaste;
  • Evite trepidações o disco sobre o corte: ao ligar a máquina, deixe o disco girar um pouco antes de cortar;
  • Após o término do trabalho, retire o disco e limpe o equipamento. Principalmente flanges, parafusos e fusos.

A Ferramentas Gerais disponibiliza uma grande variedade de Discos Diamantados para as mais variadas aplicações. Caso tenha interesse, clique aqui e confira as melhores marcas em nosso site.

Em caso de dúvida, deixe seu comentário abaixo que responderemos o mais breve possível. Obrigado e conte com a gente no que precisar. Até breve