Confira algumas dicas simples que ajudam a manter a vida útil do seu equipamento.
As Pistolas de Pintura, com certeza estão entre os itens mais populares, quando falamos em novas técnicas para otimizar o trabalho do pintor profissional, pois proporcionam maior versatilidade e eficiência nos serviços, com aplicações mais rápidas e uniformes, podendo ser utilizadas em diversos tipos de superfície.
Entre as vantagens no uso desse equipamento, destaca-se a qualidade na aplicação, mais uniforme e suave, resultando numa cobertura consistente e sem marcas de pincel ou rolo. Outro benefício é a agilidade ao trabalho, sendo a pintura com pistola significativamente mais rápida do que os métodos convencionais.
Se você procura por Pistola para Pintura para proporcionar uma nova performance ao seu trabalho de pintura profissional, a Ferramentas Gerais conta com uma expressiva linha, das melhores marcas do mercado, desde as pistolas elétricas, modelos a bateria e pneumáticas. Vá até uma loja Ferramentas Gerais ou acesse a loja virtual da FG e conheça as opções, com certeza uma irá atender a sua necessidade.
E se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos sobre os tipos de Pistolas para Pintura, recomendamos um conteúdo do nosso blog: Pistola de Pintura: como escolher a sua?
Além da praticidade, é preciso alguns cuidados com a manutenção das Pistolas para Pintura, principalmente na hora da limpeza. Hoje, às vésperas do Dia do Pintor, comemorado no dia 18 de outubro, vamos compartilhar algumas dicas simples que vão te ajudar na hora de limpar seu equipamento, ajudando na conservação e maior vida útil, confira.
A primeira recomendação é: independente do tipo de pistola que você utiliza, seja elétrica, pneumática ou airless, é sempre importantíssimo limpar após cada uso. Acompanhe a seguir outras orientações importantes.
- Utilize instrumentos corretos para limpeza:
Para auxiliar na limpeza, recomendamos o uso de pincéis, panos macios, água ou solvente (de acordo com o tipo de tinta utilizada) e chaves para desmontar o equipamento, se necessário.
A limpeza interna do equipamento merece atenção especial, pois retira os acúmulos de tinta, que podem danificar o sistema com o passar do tempo. Por isso, utilize chaves para a desmontagem periódica e guarde as peças em um local seguro para não perder nada.
Lembre-se de utilizar os EPIs necessários para garantir a sua segurança.
- Siga as orientações do manual de instruções:
Confira sempre as orientações do fabricante sobre limpeza e manutenção da sua Pistola de Pintura. No manual de instruções, você encontra orientações dos produtos mais indicados para limpeza interna, quais peças precisam ser retiradas e como desmontar, assim como produtos que podem danificar seu equipamento.
- Verifique com atenção o tipo de tinta utilizada:
Sempre fique atento ao tipo de tinta utilizada, para saber se utiliza água ou solvente para limpeza. O processo de limpeza é o mesmo para ambos os casos:
Primeiro, retire e esvazie o recipiente de tinta da pistola e, em seguida, utilize água ou solvente para limpar a caneca e todo o tubo de alimentação, além dos bicos de pintura. Com suporte de um pincel, alcance os locais mais difíceis. Em seguida, coloque o produto para limpeza no recipiente da tinta até que o líquido saia limpo, limpando assim todo resíduo de tinta do equipamento. Para finalizar, limpe a região externa da sua pistola com ajuda de um pano macio.
Quando você utilizar tinta a base d’água na pintura, pode misturar um pouco de detergente neutro na água na hora da limpeza, para resultados ainda melhores.
- Cuidados na hora de secar o equipamento:
Após a limpeza, é preciso também dar uma atenção especial na secagem, pois resíduos de água ou solvente podem oxidar os componentes da sua pistola. Por isso, seque bem todas as partes do equipamento, sempre usando panos bem macios para não riscar ou danificar nenhuma peça.
- Finalize a limpeza, lubrificando os componentes:
A lubrificação é uma etapa importante para finalizar o processo de limpeza da sua pistola. Após todos os componentes bem secos, utilize óleo ou lubrificante específico, de acordo com as orientações do fabricante, nas partes articuladas, pois isso garante o funcionamento correto e eficiente do produto nos próximos usos.
Quer saber mais sobre pintura mecanizada? Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre pintura airless, acesse: O que é pintura airless e como ela funciona?