Confira os processos de solda mais indicados para os melhores resultados em soldas com aço inox e recomendações para os melhores resultados.
O processo de solda em inox requer conhecimento técnico do operador. Por ter características e particularidades sob o arco, esse metal é um dos mais desafiadores para o soldador, assim como o alumínio. A seguir, compartilhamos algumas características e dicas para você não errar na hora de realizar esse tipo de trabalho.
Antes, vale um lembrete: se você procura por equipamentos, acessórios, consumíveis e EPIs para trabalhos com solda, a Ferramentas Gerais conta com um portfólio completo, das melhores marcas do mercado. Visite nossas lojas ou acesse a loja virtual .
Tipos de soldagem para aço inox
Existem três processos para soldar aço inox: TIG, ponto e MIG.
A soldagem TIG oferece alta qualidade, versatilidade e durabilidade em materiais em aço inox. É um processo de soldagem ao arco elétrico com proteção gasosa que utiliza eletrodo de tungstênio, um gás inerte, para proteger a poça de fusão. Produz baixa entrada de calor, por isso, tem excelentes resultados em materiais de pequena espessura.
Como dica para evitar a oxidação e resistência à corrosão, pode-se aplicar um processo de soldagem unilateral, criando proteção de gás inerte entre as soldas internas e externas.
A soldagem a ponto, também conhecida por soldagem de resistência, é uma alternativa econômica e versátil, pois se aplica tanto a pequenos quanto grandes projetos. Utiliza corrente elétrica para aquecer as bordas de metal desgastadas e selá-las, sendo muito eficientes em metais com baixo ponto de fusão.
E a solda MIG que permite forte união entre peças em aço inox. Utiliza gás de proteção rico em argônio e um eletrodo de fio sólido. É um dos processos mais comuns, permitindo ao soldador o uso de uma fonte de corrente pulsada, o que pode facilitar a soldagem de pontos difíceis de alcançar em projetos complexos.
Quer conhecer mais sobre processos de soldagem? Confira nosso conteúdo: Conheça os Processos de Soldagem e suas aplicações
Dica para evitar o empenamento das peças
Para evitar que as peças em aço inox empinem durante o processo de soldagem, prenda um pedaço de latão ou cobre atrás da costura da solda, criando uma espécie de mecanismo de resfriamento ou “dissipador de calor”, que absorve o calor e evita qualquer queima.
Dicas de execução
– Limpe as superfícies antes de soldar: é uma dica que vale para qualquer material a ser soldado e que deve ser intensificado nas soldas em aço inox. Isso porque o aço inoxidável é mais sujeito à contaminação por aços com alto teor de carbono e, quando exposto a esses materiais, reduz sua resistência à corrosão.
Atenção para processos de limpeza com escova de aço. Nesse caso, cuide para que a escova não tenha sido utilizada anteriormente em outras superfícies de metal, pois pode haver partículas microscópicas que podem penetrar na superfície durante a limpeza. Se ficar em dúvida, opte por tratamentos especiais de decapagem e limpeza.
– Verifique com atenção os equipamentos e acessórios: dedique uma atenção ao equipamento, alimentação do fio, amperagem, tensão da máquina e, se necessário, faça manutenções rápidas antes do uso. Atenção também para os consumíveis e EPIs, que são indispensáveis nos trabalhos de solda.
– Preste atenção ao material de preenchimento: a escolha correta do material de enchimento é ponto fundamental para manter a resistência à corrosão do aço inox. Na hora da escolha, considere os tipos de aço e sufixos envolvidos.