A escolha de uma Parafusadeira/Furadeira ideal para cada trabalho passa, automaticamente, pela avaliação da bateria que cada modelo comporta. E aí vem uma dúvida muito frequente: qual é a melhor, de 12 V, 18 V ou 20 V? As características e aplicações de cada modelo é o que vamos explorar no conteúdo a seguir, para te ajudar na escolha do modelo mais indicado para o que você precisa.
Na Ferramentas Gerais você encontra diversos modelos, das melhores marcas de Parafusadeiras e Furadeiras a bateria. Visite nossas lojas e escolha a melhor opção para você! Ou ainda, acesse o site fg.com.br e conheça as melhores marcas, equipamentos, ferramentas e acessórios especializados.
TIPOS DE BATERIAS
Hoje no mercado brasileiro, as baterias mais comuns para uso em ferramentas são de íons de lítio, que geram excelente densidade de energia, proporcionando maior potência em um formato compacto. Esse modelo de bateria também é conhecido pela baixa autodescarga, possibilitando que fique sem uso por tempo prolongado, sem perda significativa de carga.
A voltagem da bateria é outro ponto importante. No mercado, os modelos mais comuns são de 12 V, 18 V e 20 V. E aqui um alerta importante: sempre utilize a bateria com voltagem compatível com cada ferramenta, garantindo o melhor funcionamento e durabilidade tanto da bateria, quanto do equipamento. Exceção, é claro, para as novas tecnologias, como por exemplo as ferramentas com bateria intercambiável, que aí sim permitem o uso com baterias de diferentes voltagens, de acordo com as orientações de cada fabricante.
A seguir, confira as características e indicações de uso de cada modelo.
Baterias de 12 V
Características: são compactas, leves e geralmente empregadas em ferramentas de menor porte.
Indicações: tarefas de menor complexidade, leves e moderadas, como a montagem de móveis, pequenos consertos em casa e fixação de parafusos em superfícies de baixa resistência. Perfeita para quem procura portabilidade, praticidade e conveniência, sem a exigência de alta potência.
Vantagens: são mais leves, o que permite um uso prolongado sem gerar cansaço; e com custo mais acessível se comprado a alternativas de maior voltagem.
Limitações: não são aconselhadas para trabalhos em materiais de maior densidade ou em situações e circunstâncias que requerem alto desempenho.
Baterias de 18 V
Características: equilibram e conciliam força e portabilidade.
Indicações: aplicações versáteis tanto em contextos domésticos quanto profissionais; perfuração, aderência e fixação em materiais como madeira, plástico e metais leves; ideais para projetos com utilização constante e contínua.
Vantagens: excelente relação entre rendimento e custo; ferramentas equipadas com essa bateria geralmente costumam ser sólidas e proporcionar longa durabilidade.
Limitações: apesar de mais potentes que as de 12 V, ainda podem ter dificuldades com materiais extremamente densos ou tarefas pesadas.
Baterias de 20 V
Características: potência máxima para as ferramentas movidas a bateria.
Indicações: uso profissional e em demandas do setor industrial. Indicadas para perfuração de materiais resistentes a esta atividade, como concreto e metais duros e também para atividades de longa duração que demandam um alto rendimento e desempenho constante.
Vantagens: excelente performance e maior habilidade para enfrentar desafios extremos. Altamente adequadas e perfeitas para quem lida com materiais densos e projetos de alta complexidade.
Limitações: são mais pesadas, o que pode tornar o uso prolongado cansativo. Normalmente, possuem um custo mais elevado.
DICA DE COMPRA
Se você pretende adquirir uma Parafusadeira/Furadeira com bateria de 20 V para trabalhos profissionais, confira esses dois lançamentos da VONDER, com modelos com e sem impacto:
Parafusadeira/furadeira com impacto a bateria, 20 V, fonte de carregamento bivolt automática, PFV 238I VONDER
Essa ferramenta destaca-se como uma alternativa eficaz e versátil para quem procura eficiência e conveniência. Com bateria de 20 V e função de impacto, ela é indicada para tarefas exigentes e complexas, como perfuração em concreto e fixação de parafusos em materiais duros.
Principais características:
A função de impacto é utilizada para perfurar alvenaria;
Fonte automática bivolt, assegurando compatibilidade em diversos locais;
Apesar da potência elevada, o design é ergonômico.
Aplicações práticas:
Aplicação profissional e em projetos de engenharia e construção civil;
Consertos estruturais e instalação de móveis duráveis e robustos.
Parafusadeira/furadeira a bateria, 20 V, fonte bivolt automática, PFV 238 VONDER
Esta versão proporciona potência e autonomia comparáveis ao modelo PFV 238I, sendo perfeita para aqueles que não necessitam do recurso de impacto. Ideal para ancoragem e corte em materiais como madeira, plástico e metais delicados.
Principais características:
Fonte de alimentação bivolt automática;
Excelente performance e ergonomia;
Versatilidade para usos moderados e intensos.
Aplicações práticas:
Aplicação residencial e profissional;
Montagem de móveis, consertos e atividades em materiais menos resistentes.
Em resumo:
Para escolher a ferramenta ideal, considere a natureza do trabalho. As baterias de 20 V proporcionam a potência máxima e são ideais para uso profissional ou em materiais densos. Os modelos de 12 V e 18 V são mais adequados para atividades leves a moderadas. Entre os modelos PFV 238I e PFV 238, opte pelo primeiro se precisar de impacto ou pelo segundo se a função de impacto não for essencial.
Em nossas lojas, contamos com uma equipe de vendas preparada para oferecer um atendimento consultivo e especializado em ferramentas, máquinas e equipamentos profissionais e industriais, sempre oferecendo as melhores opções. Se você vai adquirir furadeira/parafusadeira para sua empresa, sua oficina ou sua casa, não deixe de pesquisar antes na Ferramentas Gerais!