chave de impacto pneumática

Chave de Impacto Pneumática: conheça as funcionalidades e bons motivos para ter uma

A Chave de Impacto Pneumática é uma das ferramentas mais utilizadas em indústrias, oficinas mecânicas, borracharias, concessionárias e empresas de manutenção industrial.  Conheça um pouco mais sobre essa importante ferramenta para muitas profissões!

As ferramentas pneumáticas são muito práticas e potencializam a força humana em atividades que necessitam de esforço extra e repetição. Conhecidas como ferramentas de ar comprimido, possuem muitas vantagens, entre elas, maior torque e potência para diversos trabalhos. Além disso, possuem durabilidade superior e são de fácil manuseio.

Trabalhos como aperto e desaperto de porcas e parafusos de forma manual demandam grande esforço do profissional, além de tempo. Por isso, a Chave de Impacto Pneumática é bastante utilizada para montagens no setor de produção, na construção de estruturas metálicas e em assistência técnica automobilística, entre outros.

Funcionamento

No Brasil, o modelo mais comum é o tracionado por motor pneumático de palhetas. Os motores de palhetas convertem a energia do fluxo de ar comprimido em movimento mecânico rotativo.

A rotação e o torque dependem do volume da câmara e da vazão do ar comprimido. O design simples e a construção compacta fazem do motor de palhetas um eficiente meio de acionamento para ferramentas pneumáticas.

Dicas de uso

Verifique periodicamente se os tubos e ligações estão desapertados ou danificados.

Alguns acidentes com ferramentas pneumáticas são provocados pelo chicoteamento da mangueira, quando há ruptura ou deslocamento da conexão. O operador deverá estar sempre alerta para uma possível quebra da broca, pois além da projeção de fragmentos de metal, esta quebra poderá desequilibrá-lo e provocar sua queda.

Antes de efetuar qualquer operação de manutenção ou reparação, feche previamente o sistema de ar comprimido, descarregue o ar residual existente na linha e destaque a máquina somente após a sua completa imobilização.

Sempre consulte o manual de instruções para uma boa aplicação e instalação dos acessórios.

Não esqueça o EPI

Cuidado! Pois o ar comprimido pode causar ferimentos graves, por isso, utilize EPIs, entre eles, o protetor facial. Para máxima segurança, não dirija, em nenhuma hipótese, o jato de ar comprimido contra si próprio ou contra terceiros.

Agora que você já sabe mais detalhes sobre essa ferramenta, confira as opções de Chaves de Impacto Pneumáticas disponíveis na FG!