Como instalar uma torneira elétrica?

Confira nosso passo a passo em sete etapas simples e não passe apuros!

Nos dias mais frios, as torneiras elétricas são excelentes aliadas para uma experiência mais agradável na hora de lavar a louça. Elas dão mais conforto a quem está lavando e ainda auxiliam na retirada de resíduos e sujeiras mais resistentes em copos, pratos, talheres, panelas e utensílios. Hoje vamos mostrar que a tarefa de instalar uma torneira elétrica pode ser muito mais simples do que parece, acompanhe!

Materiais necessários

– Torneira elétrica;

– Conectores;

– Fita veda-rosca e fita isolante;

– Luvas de proteção;

– Chaves;

– Alicate.

Na Ferramentas Gerais você tem à disposição as ferramentas necessárias para essa tarefa. Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.

Preparando o ambiente

Antes de efetivamente fazer a remoção da torneira antiga e instalar a torneira elétrica, é necessário alguns pequenos cuidados, listados a seguir:

– Desligue a energia local;

– Desligue o sistema de abastecimento de água;

– Separe as ferramentas necessárias para que estejam facilmente à mão;

– Verifique um ponto de tomada perto do local de instalação da torneira;

– Confira a tensão da torneira, que deve ser exatamente a mesma da tomada;

– Avalie se a torneira elétrica possui todos os itens indicados no manual para instalação;

– Leia o manual de instruções da torneira e siga-o juntamente com as nossas dicas;

– Coloque os EPIs para um trabalho mais seguro.

Primeiro passo: removendo a torneira antiga

Antes de retirar a torneira antiga da parede onde está fixada, lembre-se de desligar o sistema de abastecimento de água da cozinha.  Com a chave adequada, faça a remoção, atentando para que a torneira esteja vazia.

Segundo passo: encaixe a nova torneira

Instale a nova torneira no lugar da antiga antes de fazer qualquer ligação elétrica. Lembre-se: a fita veda-rosca é fundamental, fazendo a vedação de conexões roscadas.

Terceiro passo: solte a água

Religue o sistema de abastecimento de água e deixe que ela corra, evitando a queima da resistência. Verifique também se não existe nenhum tipo de vazamento pela torneira. Se perceber, repita o processo de instalação, pois alguma conexão pode não ter sido feita corretamente.

Quarto passo: faça a ligação elétrica

Essa é a etapa que demanda mais atenção: abra a tomada próxima à torneira e, com ajuda de uma barra de terminais com parafusos, faça a conexão dos fios elétricos da torneira aos fios elétricos de dentro da sua tomada. Atenção para fazer a ligação correta! E lembre-se: é necessário um disjuntor 1 DR a ser aterrado. Siga corretamente as cores e indicações do manual de instruções da torneira.

Quinto passo: isole com fita

Passe fita isolante em todos os fios, garantindo segurança e impedindo que sejam infiltrados.

Sexto passo: guarde os fios e feche a caixa

Em seguida, guarde os fios e feche a caixa de tomada, certificando-se de que os fios estão bem colocados.

Sétimo passo: hora de testar se está funcionando

Depois de todos esses passos, religue a energia local e acione a torneira, verificando se a água sai quente e sem nenhum odor de queimado. Lembre-se: é fundamental que a torneira esteja em pleno funcionamento e não apresente nenhum comportamento estranho.

Pronto, agora é só aproveitar todos os benefícios de uma torneira elétrica! Entre eles, destacamos:

– Praticidade e economia durante os afazeres diários: com a torneira elétrica, você garante agilidade na hora de lavar a louça, pois a água quente faz com que a gordura de pratos, talheres e panelas saia com muito mais facilidade. Além da agilidade, ela também auxilia na economia de produtos para higienizar a louça, já que a água quente ajuda na remoção da gordura.

– Conforto térmico: a água quentinha deixa muito mais agradável as tarefas do dia a dia, principalmente nos dias mais frios.

– Controle de temperatura: alguns modelos de torneira contam com ajuste de temperatura para que você possa regular de acordo com a sua preferência.

Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre ferramentas para reparos de torneiras, sugerimos a leitura do nosso conteúdo: Ferramentas e equipamentos que facilitam o dia a dia do Encanador