corte plasma

Conheça os principais componentes do Corte Plasma

Conhecer bem todos os dispositivos de trabalho é sempre muito importante para todo profissional que opera equipamentos industriais como, por exemplo, a Máquina de Corte Plasma, que demanda conhecimento e muita atenção, confira!

O processo de Corte Plasma é muito simples, funciona com energia elétrica e ar comprimido do compressor. Garante produtividade à indústria, pois oferece um processo de corte limpo e eficiente de metais, como aço carbono, aço inox, alumínio, bronze, cobre, ferro fundido, entre outros, com pouca ou nenhuma necessidade de pós-operação (limpeza da borda cortada).

Com um processo de corte rápido e de fácil manuseio, os equipamentos cortam uma ampla faixa de espessura (dependendo da capacidade da máquina, é possível cortar metais desde 0,5 mm até 75 mm de espessura) e ainda, não traz problemas com superaquecimento da peça cortada pois, devido à alta velocidade de avanço, a zona térmica afetada (ZTA) é muito pequena, contribuindo para que as chapas com espessura fina não deformem.

Além disso, é um processo muito seguro, uma vez que não utiliza cilindros de oxigênio e gás combustível, e nem mesmo mangueiras que transportam elementos combustíveis, garantindo maior segurança ao operador e ao ambiente como um todo.

Conheça os componentes de um sistema de Corte Plasma
  • Fonte de alimentação – a fonte de alimentação é uma máquina de corrente contínua (CC) com tensão de circuito aberto na faixa de 300 VCC. A corrente de saída (amperagem) e a tensão da fonte de alimentação determinam a velocidade e a capacidade de espessura de corte do sistema. Por exemplo, uma fonte plasma de 45 amperes pode cortar até 25 mm de espessura no aço carbono. A função principal é fornecer a potência correta para manter o arco plasma durante o processo de corte.
  • Circuito de partida do arco – o circuito de partida se dá através do sistema de contato, no qual o eletrodo tem uma mola que, quando acionada pelo fluxo de ar comprimido, gera a ignição do arco elétrico entre o ele e o bico de corte.
  • Tocha – serve como suporte do bico e do eletrodo, consumíveis para a operação de corte. O sistema de bocal isolado permite o contato na peça (metal) durante o corte sem danificar a tocha.
SEGURANÇA

Como em qualquer processo térmico, o Corte Plasma requer proteção adequada contra o calor e o arco de corte durante a operação. É preciso ter cuidado durante a operação dos equipamentos, além, claro, do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para esse tipo de atividade.

Como no caso da solda, é fundamental a proteção dos olhos, mãos, braços, corpo e face, utilizando sempre lentes de sombreamento adequadas.

Na FG você encontra todos os consumíveis necessários para reposição e manutenção dos equipamentos de Corte Plasma, assim como equipamentos portáteis para trabalhos em campo. Confira em nosso Catálogo on-line e visite nossas lojas!

Continue navegando em nosso Blog e aprofunde os conhecimentos sobre o processo de Corte Plasma, clique aqui e confira como funciona e suas principais vantagens!