Os dias mais frios exigem cuidados especiais com as plantas e áreas verdes, confira.
O inverno está chegando e preparar seu jardim e plantas para a estação mais fria do ano é muito importante. As baixas temperaturas e menor incidência da luz solar dificultam a tarefa de se manter um jardim saudável, mas tomando alguns cuidados, esse trabalho pode ser melhor desempenhado. Confira nossas dicas a seguir.
Caso você esteja procurando plantas que melhor se adaptam às temperaturas mais baixas, recomendamos: cíclame, narciso, azaleia, gardênia, gérbera e ipê-amarelo. O ideal é realizar a plantação um pouco antes do inverno, por isso aproveite os últimos dias do outono. No frio, as sementes têm maior dificuldade para se adaptar ao solo.
Para novos plantios e cuidados com seu jardim no inverno, a Ferramentas Gerais tem excelentes opções de ferramentas e equipamentos para áreas verdes, visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.
A seguir, confira algumas dicas para cuidar do seu jardim no inverno:
– Diminua a quantidade de água e regas:
Apesar de ser uma época do ano muito seca, as baixas temperaturas do inverno dificultam a evaporação da água no solo. Por isso, é necessário reduzir as regas nesse período. Importante destacar que umidade em excesso ajuda na proliferação de fungos, muito comuns nessa época.
Para saber se sua planta está precisando de água, toque na terra com os dedos: se o solo estiver seco, é hora de regar. Prefira fazer as regas pela manhã, assim, a planta poderá utilizar a água ao longo do dia para realizar a fotossíntese e evitar que o solo esteja muito úmido à noite, quando as temperaturas baixam ainda mais e pode-se formar cristais de gelo.
– Pode galhos e folhas secas:
Com as baixas temperaturas, evite podar demasiadamente suas plantas. Como dica, procure retirar apenas as folhas e galhos secos e quebrados. Assim, você ajuda que a planta concentre energia apenas em suas partes saudáveis.
Outra dica importante é proteger as plantas com plásticos ou tecidos de TNT durante as noites mais frias, principalmente quando há previsão de geadas. Afinal, o frio pode queimar as partes mais sensíveis.
– Dê maior atenção ao solo:
Caso sua planta esteja num solo de fácil manuseio, procure mexer a terra com frequência, aumentando sua oxigenação. Dessa forma, você ajuda que as raízes recebam mais ar, contribuindo com a nutrição das plantas. Outro ponto de atenção é com a adubação. Procure adubar o solo com ingredientes orgânicos, como húmus de minhoca ou substrato. Assim, você ajuda na retenção de água e no desenvolvimento das raízes.
– Crie barreiras contra o vento:
No inverno, o vento normalmente é mais intenso e gelado, o que pode derrubar vasos, revirar a terra e arrancar folhas e galhos. Para proteger suas plantas, coloque as mais altas e resistentes na parte externa e as mais frágeis no centro, criando uma espécie de muro verde.
Outra dica, caso suas plantas fiquem em varandas de prédios, é colocar proteção de vidro para protegê-las dos ventos mais intensos.
– Cubra a grama:
Colocar uma camada de substrato ajudará que a energia da planta seja ativada, ajudando a deixar a cor da grama mais viva. Normalmente, essa é a época ideal para colocar terra na grama. Realize as regas habituais e procure fazer a menor movimentação possível na grama principalmente nas duas semanas após colocar o substrato, ajudando o jardim a se fortalecer.
Agora que você já sabe como cuidar do seu jardim nos dias mais frios que se aproximam, confira outros conteúdos sobre jardinagem que disponibilizamos em nosso blog:
– Como montar um jardim na varanda de casa
– Ferramentas básicas para Jardinagem
– Ferramentas que facilitam e muito os trabalhos de manutenção de jardins