Tanto nos serviços de manutenção industrial quanto na construção civil, os Discos de Corte são ferramentas fundamentais para garantir resultados melhores, afinal são equipamentos de alto rendimento e reconhecidos pelo uso em diferentes materiais.
Indispensáveis no dia a dia de serralheiros e metalúrgicos, os Discos de Corte são ferramentas abrasivas que ajudam numa série de funcionalidades. Eles são aplicados principalmente em peças de aço carbono e inox, podendo também ter a sua aplicação em materiais não ferrosos como: alumínio, cobre, plástico, granito, entre outros.
Mas, o uso dessas ferramentas exige alguns cuidados!
Ao manusear um Disco de Corte, é preciso seguir orientações e características de operação que são regidas pelas Normas de Segurança ABNT15230, EN12413 e IRAM. E para ajudar você, a Norton e a Ferramentas Gerais prepararam uma lista com algumas das principais características que estão ligadas à operação de corte e que devem ser obedecidas.
Confira a seguir!
CUIDADOS QUE VOCÊ VAI PRECISAR PARA USAR UM DISCO DE CORTE:
- Utilize o disco na posição correta
Na execução do corte, a recomendação é a de sempre fazer o uso do disco em um ângulo de 90° em relação à peça-obra. Esse nível é recomendado para ter segurança na operação e auxiliar na produtividade do trabalho.
- Faça a montagem do disco com segurança
Neste momento, é preciso ter a preocupação com o uso de um dispositivo de fixação adequado para que a peça não se movimente durante a operação.
A montagem do Disco de Corte na esmerilhadeira ou na policorte é um procedimento simples e a orientação é de sempre usar os flanges originais da máquina, que devem estar limpos e conservados.
Na montagem ou troca dos discos você também deve levar em conta o uso de equipamentos corretos e não deixar o equipamento conectado na tomada.
- Respeite as especificações do fabricante
Antes de usar o Disco de Corte, verifique quais são os parâmetros informados pelo fabricante. As orientações estão sempre listadas nos rótulos.
Durante o uso, não precisa colocar muita força. Ao respeitar a velocidade da máquina e manter a rotação orientada no rótulo, você garante que os valores de temperatura e a força de corte não fiquem acima dos ideais de funcionamento.
- Faça o uso de EPIs
Ao manusear um Disco de Corte, independente de qual material está sendo cortado, o uso de Equipamentos de Proteção Individual – os famosos EPIs – não deve ser ignorado. Fazendo isso, você poderá controlar riscos como exposição a ruídos excessivos, riscos de corte e impactos de partículas contra os olhos.
Vale reforçar que, antes de usar a ferramenta, você deve fazer os seguintes questionamentos:
- A máquina apresenta boas condições de manutenção?
- A rotação (RPM) da máquina é compatível com a do Disco de Corte a ser utilizado?
- Os flanges estão adequados com relação à planicidade, limpeza, dimensões e rebaixo?
- A capa de proteção é adequada e está devidamente ajustada?
- Tenho os EPIs que são exigidos para operar a ferramenta?
Se as respostas forem positivas, você estará pronto para trabalhar com o disco!
TIPOS DE DISCO DE CORTE
Para obter bons resultados com os Discos de Corte, é necessário também que você escolha produtos de qualidade.
A Norton Abrasivos, empresa do grupo Saint-Gobain, líder em tecnologia e sempre preocupada em oferecer soluções mais adequadas às demandas dos usuários, tem diversas opções de Discos de Corte, com certificação ABNT15230, ABNT16245, oSa, IRAM, ISO9001 e ISO14001.
A seguir, listamos algumas linhas de disco que podem melhorar o seu desempenho e oferecer mais qualidade ao seu trabalho.
LINHA CLASSIC
Indicada para manutenções e reparos menores, é uma linha econômica e pode ser aplicada em aço carbono e aço inox.
As dimensões disponíveis são: 115×1.0; 115×1.6; 180×1.6; 230×2.0; 115×3.0; 180×3.0; 230×3.0; 254×3.2; 300×3.2; 356×3.2.
LINHA BNA12
É indicada para montagens e manutenções industriais como: refinarias de petróleo, indústria alimentícia e plantas de cana-de-açúcar. Também pode ser indicada para utilização na construção civil e sua aplicação pode ser feita em aço carbono e aço inox.
As dimensões disponíveis são: 115×1.0; 115×1.6; 180×1.6; 180×2.0; 230×2.0; 115×3.0; 180×3.0; 230×3.0; 300×2.8; 356×2.8.
LINHA AR312
Esta linha possui discos com espessura igual ou superior a 3,0 mm e é usada em operações robustas. É indicada para manutenções industriais como refinarias de petróleo, indústria alimentícia e plantas de cana-de-açúcar, podendo ser indicada também na construção civil.
As aplicações são em aço carbono inox e tem as seguintes dimensões disponíveis: 115×3.0; 180×3.0; 230×3.0; 254×3.2; 300×3.2; 356×3.2.
LINHA BHP12
É o produto de mais alta tecnologia da linha de discos Norton. Possui alta performance e é indicada para manutenções industriais. Também pode ser aplicada em aço carbono e aço inox. Está disponível em quatro dimensões: 115×1.0; 115×1.6; 180×1.6; 230×2.0.
Importante: as diferenças entre os Discos de Corte finos e os convencionais – espessura de 3 mm – estão na quantidade de material removida da peça-obra e a velocidade do corte.
Pronto! Agora você já conhece mais sobre as diferenças e principais aplicações dos Discos de Corte e poderá usar essas dicas para garantir mais segurança e conforto na sua rotina de trabalho como serralheiro ou metalúrgico.
Confira mais características técnicas dos produtos Norton Abrasivos no catálogo da Ferramentas Gerais e tenha melhores resultados no seu negócio!
Depois de se familiarizar com os tipos de Discos de Corte, aproveite para aprofundar ainda mais no segmento de Serralheria e confira as ferramentas e equipamentos essenciais para todo serralheiro!
Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!