Gaxetas: o que são e suas principais aplicações

Confira a seguir a composição e principiais usos da gaxeta nos processos industriais.

Você já ouviu falar em gaxeta? Trata-se de um dispositivo de vedação muito utilizado nos processos industriais. É utilizada para evitar vazamentos de fluidos (como gases ou líquidos) em sistemas mecânicos, como motores, bombas e válvulas. Ou seja, tem como função principal vedar irregularidades microscópicas nas superfícies, evitando vazamentos sob compressão. A seguir, apresentamos em detalhes sua composição e funcionalidades na indústria, confira.

Se você procura por gaxetas para processos industriais, conheça as opções disponíveis na Ferramentas Gerais – líder nacional em suprimentos industriais. Visite nossas lojas ou acesse a loja virtual.

Composição das gaxetas

As gaxetas são feitas de material flexível, normalmente fibras sintéticas, borracha, grafite ou outros materiais resistentes ao calor e à pressão. A escolha do material depende principalmente das características do fluido a ser vedado, como temperatura, pressão, compatibilidade química, e das condições de operação.

Ela é projetada para ser comprimida entre duas superfícies, criando uma espécie de “selo hermético” que impede a passagem de fluidos ao longo da junta. Por isso, é muito utilizada em aplicações em que a vedação precisa ser ajustada ou substituída facilmente ou com frequência, o que inviabiliza vedações como juntas de solda ou adesivos permanentes.

Principais usos

As gaxetas são utilizadas na indústria automotiva, petroquímica, farmacêutica, alimentícia, de energia, entre outras. Sua função é suportar condições adversas, tais como: elevadas temperaturas, pressão elevada e produtos químicos corrosivos.

Na indústria, tem um uso específico e muito importante, de acordo com cada atividade, acompanhe:

– Indústria automotiva: podem ser utilizadas em várias partes do veículo, incluindo o motor, onde ajudam a vedar as juntas e evitar vazamentos de fluido, como óleo e refrigerante.

– Indústria petroquímica: fazem a vedação de tubulações e equipamentos sob alta pressão e temperatura, evitando vazamentos de produtos químicos perigosos.

– Indústria farmacêutica e alimentícia: utilizadas em aplicações de processamento de alimentos e medicamentos, evitando contaminações.

– Indústria de energia: usadas para vedar juntas e conexões, ajudando a manter a eficiência do sistema.

– Engenharia hidráulica e pneumática: usadas em sistemas hidráulicos e pneumáticos para evitar a fuga de fluidos sob pressão.