Limas rotativas: conheça os principais formatos e aplicações

Utilizadas em retificadeiras para desbaste e acabamento em metais, confira a variedade de Limas Rotativas oferecidas no mercado.

Em processos de produção precisos, as limas rotativas são as ferramentas ideais para remoção de material em operações, como cordão de solda e rebarbações em geral. Utilizadas em grande escala na indústria para moldar, desbastar e dar acabamento. As limas rotativas são utilizadas em materiais como: metal, madeira, plástico e até mesmo pedra. Elas são frequentemente usadas em máquinas como retificadoras, furadeiras de bancada e retíficas manuais.

 

Aqui na Ferramentas Gerais você encontra a maior variedade de limas rotativas em todos os formatos e finalidades, com as melhores marcas. Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.

A seguir abordaremos os formatos mais comuns de limas rotativas e suas aplicações.

  • Cilíndrico: as limas rotativas cilíndricas são uma opção que atende a uma variedade de finalidades. Elas são ideais para desbaste, remoção de material e acabamento em geral, devido ao seu perfil reto. Podem ser empregados para diversos tipos de materiais, como metal, plástico, madeiras, entre outros.
  • Cônico: A forma cônica das limas rotativas as tornam perfeitas para criar chanfros, aberturas cônicas e superfícies inclinadas. Seus usos mais comuns incluem usinagem de precisão e fabricação de canais cônicos em peças.
  • Esférico: A ponta esférica das limas rotativas é perfeita para criar curvas suaves. Com sua ponta arredondada forma aberturas esféricas e detalhes arredondados nas peças.
  • Abaulado: Seu formato de cilindro com a ponta arredondada, conhecida como abaulada, das limas rotativas permite realizar um trabalho de desbaste e acabamento em áreas curvas e arredondadas. Elas são frequentemente empregadas na indústria metalúrgica para produzir superfícies suavemente arredondadas.

Agora, vamos explorar algumas das aplicações comumente encontradas das limas rotativas:

  • Metal: Na metalurgia, as limas rotativas moldam e dão acabamento em peças metálicas e produzem chanfros, desbastam soldas e removem rebarbas.
  • Aço Rápido: alta qualidade, indicadas para máquinas de baixa potência e em baixas velocidades de rotação. Aplicadas em aço, aço inox, metais não ferrosos e ferro fundido.
  • Metal Duro: em ponta vídea ou metal duro, que permite trabalhos em superfícies resistentes, tem excelente qualidade, longa vida útil e excelentes taxas de remoção de materiais. Também aplicadas em aço, aço inox, metais não ferrosos e ferro fundido.
  • Madeiras: No ramo madeireiro servem para esculpir, dar forma e suavizar bordas em peças de madeira.
  • Plástico: Em trabalhos com plástico, as limas rotativas são usadas para cortar, suavizar e dar formas em peças.
  • Pedra: Para criar formas as esculturas em pedra são utilizadas as limas rotativas para esculpir pequenos e delicados detalhes e gerar texturas em peças feitas em pedra natural.
  • Construção de Protótipos: as limas rotativas são bastante úteis e permitem a fabricação rápida de peças detalhadas, com precisão.

Por fim, as limas rotativas são ferramentas versáteis e essenciais em várias aplicações na indústria. Escolher o formato de lima rotativa correto, determina e garante excelentes resultados. O profissional que as utiliza em trabalhos entrega eficiência e precisão de modelagem, desbaste e acabamento de materiais de diferentes composições. Como essas ferramentas podem produzir calor e faíscas durante o uso, certifique-se de sempre utilizar as EPIs adequadas.

 

Para quem trabalha com as limas rotativas e quer saber um pouco mais sobre os equipamentos de proteção individual recomendados e não errar na hora de escolher o material e seu modelo, acesse nosso conteúdo: Dica de compra de EPI: o que você precisa saber para acertar na escolha