Dica de compra de EPI: o que você precisa saber para acertar na escolha

Considere fatores como certificação, finalidade de cada EPI e condições do trabalho como pontos importantes ao escolher um equipamento de proteção individual.

Os equipamentos de proteção individual protegem as pessoas durante a execução de suas atividades e, por isso, são fundamentais nos mais diversos segmentos. Tão importante quanto utilizá-los, também é preciso acertar na hora de escolher o equipamento e seu modelo, considerando fatores como certificação, qualidade, conforto e ergonomia, sempre muito importantes.

A seguir, apresentamos algumas dicas que você deve considerar ao comprar um EPI. Confira e depois vá até a Ferramentas Gerais, que possui a mais completa linha de EPIs para o trabalho profissional, das melhores marcas do mercado! Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.

Principais pontos de atenção

Ao escolher um EPI, considere fatores como qualidade, experiência e segurança. Importante sempre considerar modelos com certificação, que atesta que aquele produto cumpre importantes pontos em relação à segurança, com o crivo dos órgãos regulamentadores.

Qual EPI é necessário?

A área de Segurança no Trabalho é a responsável em avaliar os principais riscos para determinada atividade e, assim, o EPI mais adequado e necessário para executá-la. Considere também análises específicas, como:

– A finalidade de cada EPI;

– As condições de execução do trabalho;

– O total entendimento da atividade que será realizada.

Atenção às especificações técnicas

A especificidade de cada material é sempre um ponto importante a se considerar antes de escolher um EPI. Atente para os seguintes pontos:

– Nível de agressividade do processo;

– Matéria-prima e resistência do EPI;

– Certificações que garantem a eficiência do EPI;

– Necessidade de tato e destreza para execução da atividade.

Agora que você já sabe os pontos de atenção antes de comprar um EPI, que tal aprofundar seu conhecimento também sobre uso correto? Indicamos o seguinte conteúdo do nosso blog: Cinco principais erros no uso de EPIs e como evitá-los. Boa leitura!