Bastante utilizadas nos processos de rosqueamento industrial, os machos e cossinetes possuem características específicas, confira.
Fundamentais para os processos de rosqueamento na indústria, os machos e cossinetes têm uma ampla variedade de perfis de rosca, indicados para diferentes tipos de aplicação. A seguir, apresentamos essas ferramentas de corte mais utilizadas no setor industrial, confira.
Machos
Os machos são ferramentas de corte indicadas para realização de roscas internas em furos. São amplamente utilizados na indústria, já que a grande maioria das peças possui algum tipo de rosca interna.
Conheça os principais tipos de machos do mercado:
Machos manuais
São indicados para fazer roscas internas utilizando um acessório chamado vira-macho ou desandador. Normalmente apresentam baixa produtividade.
Machos Máquina
Indicados para fazer roscas internas utilizando máquinas ou equipamentos que aumentam a produtividade e diminuem o esforço do operador. Apresentam alta produtividade.
Machos Máquina com Canal Helicoidal
Indicados para usinar roscas em furo cego. Apresentam alta produtividade.
Machos Máquina com Ponta Helicoidal
São indicados para usinar roscas em furo passante e também apresentam alta produtividade.
Cossinetes
Cossinetes também conhecidos por tarraxas são ferramentas de corte utilizadas para realizar roscas externas de forma manual ou em máquinas. Uma recomendação importante é sempre utilizar fluido/óleo para rosquear, pois facilita a operação e aumenta a vida útil da ferramenta.
Se você trabalha com usinagem, recomendamos outro conteúdo do blog: Fluido de Corte e sua importância nos processos de usinagem
Os cossinetes são caracterizados pelo tipo de rosca que realizam:
– Métrica MA (grossa);
– Métrica MB (fina);
– Polegada (UNC – grossa, UNF – fina, BSW – grossa, BSP – paralela e NPT – cônica).
Lembramos que na Ferramentas Gerais você encontra uma linha completa de machos e cossinetes das melhores marcas do mercado. Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.