Mais do que saber utilizar as ferramentas certas para cada tipo de atividade profissional, é preciso ter a consciência dos cuidados necessários para garantir a preservação e fazê-las durarem mais tempo! Confira algumas dicas para que a Manutenção das suas ferramentas esteja sempre em dia!
Com o uso constante no dia a dia profissional e a ação do tempo, as ferramentas estão propensas aos efeitos negativos e danos causados pela exposição. Para evitar que isso aconteça, realizar a limpeza e Manutenção é fundamental, garantindo também maior vida útil!
Para ajudar nessa tarefa, conheça abaixo recomendações para a Manutenção de algumas ferramentas utilizadas nos mais variados segmentos.
FERRAMENTAS MANUAIS
A maioria das ferramentas manuais possui um tempo útil de uso bastante extenso, porém, em alguns casos, mesmo com os cuidados necessários, cedo ou tarde os primeiros sinais de ferrugem começam a aparecer.
Isso acontece, provavelmente, porque a ferramenta foi guardada sem ser limpa e os resíduos seguram a umidade. Ou ainda, porque foi armazenada em local úmido, exposta a chuva ou goteira, propiciando assim a oxidação e diminuindo sua vida útil. Por isso, o ideal é que logo após o uso, ela seja limpa com um pano seco ou com escovas para remover os resíduos maiores.
Depois disso, você também pode utilizar um lubrificante para mantê-la sempre conservada.
Óleo Lubrificante Super Lub – LOCTITE
Lubrificante em Spray VONDER Lub PLUS
Agora, caso a ferramenta já esteja enferrujada, o ideal é utilizar um removedor de ferrugem. Cada um tem as suas particularidades, portanto, antes de comprar ou aplicar, pesquise qual o mais indicado para cada situação e ainda, confira as instruções de uso.
Quimox Removedor de Ferrugem – QUIMATIC TAPMATIC
FERRAMENTAS ELÉTRICAS
Quando o assunto é ferramenta elétrica, a manutenção preventiva é fundamental para aumentar a vida útil dos equipamentos e ainda, evitar possíveis danos. Por isso, após utilizar furadeiras, marteletes, serras, parafusadeiras e outras ferramentas elétricas, faça uma limpeza, utilizando um pincel de cerdas macias ou até mesmo um compressor para remover os resíduos, principalmente das entradas e saídas de ar. E ainda, guarde-as sempre em locais secos, livres de pó e sujeiras.
Outra dica é usar um óleo anticorrosivo, importante aliado na proteção externa contra a ferrugem!
Óleo Lubrificante Anticorrosivo M1 – STARRETT
FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS
O cuidado adequado com esse tipo de ferramentas é fundamental para assegurar a produtividade e atender à segurança dos operadores. Sua Manutenção preventiva envolve ações que vão desde a lubrificação até a substituição das peças que podemos prever que irão sofrer desgaste, antes de causar tempo de inatividade.
ACESSÓRIOS PARA PINTURA
Pincéis, trinchas e rolos que entrarem em contato com tinta devem ser lavados imediatamente após o uso. Primeiro, retire o excesso de produto com um pedaço de papel ou jornal. Caso tenham tido contato com tintas à base de solvente, devem ser limpos com solvente mineral; já aqueles que foram utilizados com tintas à base de água, podem ser higienizados apenas com água e sabão.
Após finalizar esse procedimento, seque os itens com um pano macio e guarde-os em um local arejado. No caso dos rolos, coloque-os secando a sombra por um tempo.
Esperamos que essas dicas sejam muito úteis no seu dia a dia profissional! E para colocá-las em prática, na Ferramentas Gerais você encontra produtos essenciais para a manutenção e limpeza. Confira o endereço de nossa loja mais próxima de você e boas compras! E caso tenha mais alguma dica sobre Manutenção e conservação de ferramentas, compartilhe com a gente nos comentários!
Quer saber mais sobre como preservar por mais tempos suas ferramentas manuais? Confira no artigo sobre os cuidados que garantem o uso correto e manutenção da vida útil dos alicates!