Amplamente utilizado em diversos setores, como na metalurgia, indústria, construção civil, entre outras, os processos de soldagem passam por diversos avanços tecnológicos, que garantem cada vez maior mobilidade e desempenho ao trabalho do solador. Em paralelo a essa evolução, há a necessidade da constante atualização e capacitação do profissional e um cuidado primordial à segurança, por isso o uso de EPIs é fundamental nessas atividades. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre as Máscaras para Solda e sua importância na proteção facial e performance do trabalho de soldagem.
A Máscara para Solda é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório para qualquer atividade relacionada à soldagem. Ela tem a função de proteção da face contra eventuais fagulhas e respingos, resultantes dos processos de solda, além de contar com lentes específicas que ajudam na proteção dos olhos contra a alta luminosidade dos raios UV, emitidos nesse processo. Por isso, seu uso é fundamental, do contrário, o soldador corre riscos de queimaduras, danos na visão e, ao longo do tempo, até mesmo o câncer de pele.
Na escolha do modelo ideal, lembre-se que as Máscaras para Solda devem oferecer uma proteção efetiva, tendo o Certificado de Aprovação – CA, documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que atesta a qualidade e funcionalidade desse item de segurança. Dessa forma, garantem maior produtividade ao trabalho, proporcionando também muito mais conforto e segurança.
Confira os principais modelos de Máscara para Solda e a função de cada um deles:
Máscara para Solda com Visor Fixo ou Articulado:
Possui uma lente especial em vidro, escurecida com tonalidade fixa. Entre os materiais utilizados em sua produção, estão o polipropileno ou o celeron, que garantem alto grau de proteção, além de possuírem carneira para a acomodação perfeita na cabeça do operador.
Máscara para Solda com Catraca – LEDAN
Máscara de Escurecimento Automático:
Mais tecnologia e conforto a favor da proteção, durante os trabalhos com solda. Sua principal vantagem é o escurecimento do visor somente no momento em que o arco é acionado, dispensando a troca de lentes, pois se ajusta à capacidade visual do operador. Oferece maior precisão e qualidade de visão durante a soldagem e, ainda, maior conforto de movimentação. Importante considerar sempre a tonalidade de cada modelo, que pode ser fixa ou ajustável.
Máscara Solda Automática – CARBOGRAFITE
Máscara de Escurecimento Automático – Panorâmica
É o que há de mais moderno em termos de EPIs para solda, pois proporciona a visão panorâmica do operador (180°). Sua tecnologia realça as cores, permitindo uma percepção realista e na escala de referência do universo da soldagem. O modelo MSV 412 da VONDER, por exemplo, permite duas possibilidades de ajuste de tonalidade: 8 a 12 e 4 a 8, além de quatro sensores de arco com ajuste de sensibilidade, carneira com 5 pontos de ajustes, promovendo posicionamento perfeito e maior conforto a quem usa.
Máscara de escurecimento automático MSV 412 – VONDER
Além da Máscara para Solda, lembre-se dos outros EPIs fundamentais para essa atividade, como o avental de raspa, mangotes, perneiras, luvas de cano longo, óculos de proteção, botas de segurança, protetor auricular, entre outros.
Priorize sempre a segurança na operação, pois ela é tão necessária quanto a técnica profissional para um trabalho bem feito e de alta qualidade!
Se você se trabalha com Soldas, visite uma de nossas lojas e conheça todos os produtos que oferecemos para deixar a rotina profissional ainda mais segura, prática e eficiente!
Quer ler mais sobre o assunto? Confira tudo o que já postamos sobre soldas aqui no Conecta.