Confira nossas dicas de equipamentos e as melhores práticas para cuidar do jardim durante o outono. Papel e caneta na mão e vamos lá!
O outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. Esse período é marcado pelas mudanças bruscas de temperatura, dias mais curtos e pela cor das folhas das plantas, que começam a amarelar e cair.
Devemos prestar muita atenção nas mudanças climáticas que ocorrem entre uma estação e outra durante o ano, principalmente no outono (estação que prepara a natureza para suportar o inverno), pois essas variações acabam impactando diretamente a vida das plantas, seja em seu jardim ou em vasos espalhados pela casa.
Após serem afetadas pelas altas temperaturas do verão, é no outono que as plantas se preparam, ou melhor, são preparadas para aguentarem as baixas temperaturas do inverno e chegarem cheias de vida na primavera.
Mas como podemos mantê-las fortes e saudáveis para sobreviverem ao frio que vem chegando? Continue lendo e confira algumas dicas de cuidados e algumas ferramentas que irão lhe ajudar a manter o seu jardim com vida!
LIMPEZA
Logo após o verão, a primeira coisa a se fazer é realizar uma boa limpeza no local onde as plantas se encontram, seja em vasos ou em um jardim externo. Cuidadosamente, elimine ervas daninhas e insetos que possam se proliferar e se tornarem grandes problemas com a chegada da primavera. Ter um ancinho (manual ou tipo vassoura) à disposição será de grande ajuda nesta etapa.
Outro equipamento muito útil para a limpeza do jardim é o Soprador de Folhas. Com essa ferramenta podemos recolher as folhas secas e a grama cortada com muito mais agilidade e sem muito esforço. Alguns modelos possuem a opção sugador, o que facilita ainda mais o trabalho. Você sabe quais são as Ferramentas Básicas para Jardinagem? Clique aqui.
PODA
Por causa dos dias mais curtos, a frequência da luz solar nas plantas é menor. Utilize uma tesoura de poda bem afiada e remova galhos e folhas secas que estejam impedindo a chegada dos raios solares até a planta.
Muito importante! Evite podar as plantas que vão florir no inverno ou no início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada. Sendo assim, não é recomendada a chamada “poda educativa” (técnica utilizada para guiar o crescimento das folhagens).
Aproveite o outono para realizar manutenção em cervas vivas. O começo do outono marca a última poda até a primavera. Podas durante estações frias acabam prejudicando no restabelecimento dos arbustos.
ADUBAÇÃO
Antes de aplicar o adubo, utilize o ancinho para preparar a terra. Esse processo é fundamental para facilitar a absorção do fertilizante pela raiz da planta. Além disso, revirando a terra irá ajudar na aeração (troca de gases) do solo, evitando o acúmulo de fungos e o apodrecimento das raízes.
Sempre que possível, utilize ingredientes orgânicos para preparar a adubação. Enterre as folhas secas que caíram, elas também servem como adubo natural para as plantas.
IRRIGAÇÃO
Cuidado com a quantidade de água no solo. Diferente do verão, a temperatura e a umidade do ar no outono é mais amena. Nessa época, a evaporação da água é mais lenta e pode resultar em um acúmulo de água e, consequentemente, no apodrecimento das raízes.
Antes de realizar uma nova rega, verifique, tocando na terra, se a mesma se encontra com um aspecto seco. Quer saber mais sobre irrigação? Leia 5 dicas de Irrigação para um Jardim mais bonito!
PLANTIO
Você sabia que o outono é a melhor estação para plantar novas mudas? Aproveite esta época e dê uma cara nova para o seu jardim! Escolha plantas que crescem e florescem no final do inverno ou início da primavera. Tulipas, camélias e margaridas são ótimas opções.
Siga corretamente nossas dicas de cuidado com seu jardim e você terá sempre um lindo espaço verde em sua casa!
Você tem alguma dica especial para cuidar das plantas no outono? Conta para a gente nos comentários!