Fuga de energia e alguns eletrodomésticos podem ser os causadores da conta mais alta, ligue o alerta e confira!
Você ou alguém próximo muito provavelmente já tenha sido surpreendido com aumento na conta de energia residencial. É possível que alguns equipamentos disponíveis em casa estejam gastando mais do que o necessário. Se você notou sua conta mais cara, saiba que iremos lhe ajudar a identificar a presença destes vilões.
Compreender quais dispositivos, atitudes e hábitos causam estes altos consumos, podem te auxiliar na diminuição considerável das despesas. Além, é claro, da reeducação e otimização do uso de energia no ambiente residencial. Não descarte que algumas situações requerem a avaliação e trabalho de profissionais especializados que utilizam equipamentos específicos, como Multímetros e Alicates Amperímetros para realizar medições de tensão e resistência.
Vamos apontar alguns dos fatores principais que podem estar encarecendo sua conta de energia, confira atentamente:
Refrigeração dos Ambientes
O ar-condicionado é uma das principais fontes de consumo de energia elétrica. Seu uso exige o funcionamento contínuo para esfriar o ar do ambiente. Uma excelente sugestão é manter a temperatura entre 23°C e 24°C, assegurando assim um clima moderado e o uso mais racional do aparelho, prevenindo que ele opere além do necessário.
Geladeira e Freezer
O funcionamento da geladeira é ininterrupto e, se não estiver em boas condições de uso, causa consumo de energia elevado. Assegure-se que a vedação das portas esteja ok. Evite excessos de alimentos em seu interior. E por fim, ajuste a temperatura conforme as orientações do manual de instruções do aparelho. Refrigeradores antigos costumam ser menos eficazes e suas tecnologias ultrapassadas, gastando mais energia.
Chuveiro Elétrico
O chuveiro é historicamente conhecido como o “mais famoso” vilão do alto consumo de energia. Durante as estações mais frias, o uso contínuo da resistência na potência máxima eleva consideravelmente a despesa. Sempre que for viável, opte pelo banho morno e defina um tempo máximo para o banho, poupando energia.
Lavadora e Secadora de Roupas
Não há dúvidas do quanto estes aparelhos são aliados no dia a dia. Porém, pelo uso prolongado e frequente durante a semana, são dispositivos consumidores de muita energia. Tente acumular e lavar grandes volumes de peças de roupas, de uma única vez. Faça uso do modo centrifugação e utilize a secadora somente quanto for realmente preciso.
Dispositivos em modo Stand by
Diversos equipamentos possuem dispositivos de modo de espera, como TVs, fornos micro-ondas e carregadores de celulares. Este modo permite desligar o aparelho eletrônico por um determinado período de tempo, mantendo a energia elétrica presente.
Este gasto “fantasma” ou “oculto” pode representar até 12% do valor total de sua conta de energia. Desligar os aparelhos da rede elétrica quando não estão sendo utilizados é um método simples e fácil de evitar o desperdício. Isso também vale para os cabos de celular plugados na tomada e não conectados a nenhum aparelho.
Iluminação Ineficiente
As lâmpadas alógenas ou incandescentes consomem mais energia do que as de LED. Então, trocar as lâmpadas antigas por modelo mais eficazes pode representar economia no final do mês. Evitar acender as luzes sem necessidade é um simples ato, mas muito eficiente.
Equipamentos de Gerações Antigas
Os eletrodomésticos mais antigos, como televisores e lavadoras, não apresentam a mesma eficiência energética, se comparado aos equipamentos mais modernos. Ao comprar um novo eletrodoméstico, assegure-se que tenha certificação energética Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Este selo guia consumidores a fazerem escolhas mais acertadas na hora da compra.
Utilização intensa de Aquecedores, Climatizadores e Ventiladores
Apesar de serem mais econômicos que o ar-condicionado, os aquecedores, climatizadores de ar e ventiladores também consomem energia. Se forem usados excessivamente, podem elevar a conta de luz. Procure utilizá-los com moderação, dê preferência, se for viável, a ventilação natural.
Como diminuir o uso energético?
Agora que você já sabe quais os principais vilões da conta de luz dentro de casa, aqui vão algumas sugestões para diminuir o consumo.
- Faça revisões profissionais regulares em aparelhos de ar-condicionado, refrigerador e aquecedores;
- Substitua as lâmpadas com tecnologia antigas por LEDs;
- Quando não estiver em uso, remova os aparelhos das tomadas;
- Utilize aparelhos como máquinas de lavar e ferro de passar roupas elétricos fora dos horários de maior movimento em casa. Por exemplo de manhã cedo ou à noite;
- Dê preferência para luz e ventilação naturais;
- Pequenas alterações no cotidiano podem resultar em consideráveis economias no final do mês.
Analise a utilização de cada dispositivo e implemente medidas mais conscientes e ecológicas para manter sua conta de luz sob controle. Conhecendo nossas dicas de economia de energia elétrica, que tal conhecer o nosso site? Acesse fg.com.br ou visite nossas lojas físicas e conheça as melhores marcas de equipamentos relacionados a medições de tensão e resistência.
Quer saber mais a respeito sobre os Multímetros e Alicates Voltímetro e/ou Amperímetro, então clique nos links abaixo e boa leitura!