Alguns pontos são importantes para serem analisados antes de comprar uma motosserra. Tipo de trabalho a ser realizado, frequência e local de uso devem ser considerados.
As motosserras são essenciais nos trabalhos de cortes de madeiras, deixando essa tarefa mais fácil, rápida e simples. Mas antes de comprar uma motosserra, é muito importante escolher o modelo correto, de acordo com a sua necessidade.
Para ajudá-lo nessa tarefa de recomendação de compra, separamos algumas dicas para a escolha da motosserra ideal, confira:
- Verifique a tecnologia de operação:
As motosserras podem ser a combustão, elétricas ou a bateria.
O modelo a combustão (gasolina) é indicado para ambientes ao ar livre. São equipamentos com diferentes faixas de potência, diferentes comprimentos do sabre e características/conjunto de corte. Podem ser utilizadas desde uso ocasional até trabalhos mais complexos de reflorestamento.
As motosserras elétricas são livres de emissões de poluentes, leves, silenciosas e de fácil operação. São normalmente voltadas para uso ocasional e nos trabalhos de jardinagem.
E as motosserras a bateria são ideais para ambientes fechados, reformas de interiores e restaurações, bem como para trabalhos de jardinagem ou áreas mais sensíveis a ruídos, como áreas residenciais, clubes e espaços de lazer, universidades e hospitais. Também são livres de emissão de gases e têm baixo ruído, além de proporcionar grande liberdade de movimentos.
- Avalie como vai utilizar:
Ao comprar uma motosserra, é preciso entender exatamente como você vai usá-la. Deseja podar arbustos ou cortar árvores? Em ambientes amplos e afastados, ou locais fechados? Tenha essas informações em mente antes de escolher a sua.
Outro ponto importante é a potência do equipamento: para trabalhos pesados, o ideal são modelos com maior potência.
E lembre-se: para iniciantes no manuseio do equipamento, é sempre mais recomendável escolher uma versão mais leve.
- Sistema antivibração:
Outra recomendação importante é escolher por modelos com sistema antivibração, que isola significativamente o operador da vibração do motor. Isso porque, a vibração aumenta o risco de danos nas mãos do operador nos usos mais intensos – e mesmo para trabalhos ocasionais, o sistema antivibração deixa a operação mais confortável.
- Cuide sempre da segurança e proteção:
Outro ponto fundamental é o uso dos equipamentos de proteção, garantindo um trabalho com total proteção. Entre os EPIs recomendados estão capacete com certificado de aprovação; óculos de segurança ou protetor facial; protetor auricular ou abafadores de ruído; jaqueta anticorte e calça motosserrista; botas de segurança com biqueira de aço, solado antiderrapante e proteção para as pernas; e luvas de proteção em material resistente a abrasão.
Agora que você já conhece os principais pontos a avaliar antes de escolher o seu modelo de motosserra, que tal ampliar seus conhecimentos sobre a operação desse equipamento? Acesse nosso conteúdo: Motosserra: saiba como operar com segurança esse equipamento
E se você quiser adquirir uma motosserra, procure um dos canais de vendas da Ferramentas Gerais: visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.