serras elétricas cuidados

Cuidados essenciais no manuseio das Serras Elétricas de Corte

Para facilitar cortes retos, transversais e angulares em superfícies de madeira, metal, aço, entre outros materiais, as Serras Elétricas são essenciais para diversas profissões! Conheça os cuidados no uso desse importante equipamento profissional!

Serras Circulares, Serras Mármore, Serras Tico-tico e muitas outras são comuns no dia a dia dos profissionais de diversos segmentos. Elas se diferem no tipo de material e de corte que realizam, mas uma coisa todas têm em comum: a necessidade de cuidados essenciais para a segurança do operador durante o uso. Vamos conhecê-los?

Antes 
  • Use a ferramenta, acessórios e consumíveis que a compõem, de acordo com as instruções e especificações designadas para o tipo particular da ferramenta, levando em consideração as condições e o trabalho a ser desempenhado. O uso da ferramenta em operações diferentes das indicadas pode resultar em situações de risco.
  • Não use a ferramenta se o interruptor não ligar e desligar corretamente. Lembre-se que qualquer ferramenta que não pode ser controlada pelo interruptor é perigosa e deve ser reparada.
  • Desconecte o plugue da tomada antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento da ferramenta. É uma importante medida de segurança preventiva, que reduz o risco de ligar e acionar o equipamento acidentalmente.
  • Certifique-se de estar com o equipamento desligado quando for trocar algum acessório. Além disso, não deixe folga no aperto da lâmina ou disco. Um disco ou lâmina mal encaixados poderá prejudicar seu trabalho.
  • Para trabalhos com madeira, certifique-se de que o excesso que será cortado esteja livre para cair no chão assim que for cortado. Se for cortar entre dois pontos de pressão, a madeira estará propensa a apertar a lâmina quando for cortada e será mais provável que haja solavancos, aumentando as chances de ocorrer um grave acidente.
  • Antes de iniciar o trabalho, verifique a localização dos cabos de alimentação. Mantenha sempre o cabo longe da serra e da área de corte.

DICA FG: não esqueça os EPIs!
Luvas e óculos de segurança são essenciais, as luvas garantem melhor controle e proteção e os óculos protegem contra possíveis projéteis.

Durante
  • Segure a ferramenta elétrica somente pela superfície isolada da empunhadura ao executar uma operação em que o acessório de corte pode entrar em contato com uma fiação oculta ou seu próprio cordão de alimentação. O contato com um fio energizado pode também tornar “vivas” as partes metálicas expostas da ferramenta, podendo causar choque elétrico ao operador.
  • Alavancas de ajuste de profundidade e de ângulo de corte da lâmina devem estar apertadas e seguras antes de executar o corte. Se o ajuste da lâmina for alterado enquanto o corte é executado, pode causar travamento e contragolpe.
  • Verifique o correto fechamento da capa de proteção inferior antes de cada uso. Não opere a Serra se a capa de proteção inferior não se movimentar livremente e não se fechar instantaneamente. Nunca prenda ou amarre a capa de proteção inferior na posição aberta.
  • Nunca segure a peça a ser cortada com as mãos ou pernas. Fixe a peça de trabalho em uma plataforma estável. Isto é importante para realizar o trabalho adequadamente, minimizando a exposição do corpo, compressão da lâmina ou perda de controle.

serras elétricas cuidados

Depois
  • Faça a manutenção das ferramentas. Cheque o desalinhamento ou coesão das partes móveis, rachaduras e qualquer outra condição que possa afetar a operação. Se danificada, ela deve ser reparada antes do uso. Muitos acidentes são causados pela manutenção inadequada das ferramentas.
  • Mantenha as ferramentas de corte afiadas e limpas. A manutenção apropriada torna os equipamentos menos prováveis ao emperramento e mais fáceis de controlar.
  • Guarde as ferramentas elétricas fora do alcance de crianças e não permita que pessoas não familiarizadas com a ferramenta ou com estas instruções a operem. As ferramentas são perigosas nas mãos de usuários não treinados.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas sobre Serras Elétricas. Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira complementar o assunto, deixe seu comentário abaixo que responderemos assim que possível.

Quer saber mais sobre Serras Elétricas? Confira os seis principais modelos e suas funções, clique aqui!