Termografia Industrial e sua aplicação na manutenção preditiva

A Termografia Industrial previne riscos, otimiza o tempo e reduz os gastos desnecessários na indústria. Conheça mais sobre esse importante processo realizado na manutenção preditiva!

Superaquecimento, sobrecarga, alto consumo de energia, falta de isolamento térmico ou, ainda, conexões soltas e falhas de transmissão de energia, são algumas das possibilidades de detecção dos aparelhos de Termografia.

Esses equipamentos de grande importância para a produtividade das indústrias são utilizados para manutenções preditivas, que são inspeções realizadas com caráter preventivo e antecipado de todo o maquinário usado nas operações.

Manutenção preditiva

Na prática, a manutenção preditiva é uma metodologia com foco na prevenção de danos e falhas, contribuindo para uma redução nos custos finais de produção, pois é capaz de detectar falhas ou defeitos gerados por anomalias térmicas, em estágios iniciais, sem ter a necessidade de interromper a produção.

O processo de manutenção preditiva realizado com equipamentos de Termografia contribui para minimizar o período de paradas das máquinas para conserto, proteção dos equipamentos de alto valor e, também, para garantir a segurança do ambiente e dos profissionais presentes e envolvidos na operação.

Como funciona a Termografia?

A inspeção termográfica baseia-se na medição da temperatura superficial de diferentes materiais, equipamentos e maquinários, através dos raios infravermelhos emitidos em tempo real. Para isso, é utilizado um aparelho com câmera termográfica.

Como a luz infravermelha é invisível ao olho humano, os resultados são apresentados através de cores, em uma espécie de mapa de calor visível por meio de um termovisor, sendo possível observar os padrões e distribuição da temperatura sem a necessidade do contato físico com o equipamento avaliado, muito menos o desligamento do maquinário.

Diferenciais

A alta tecnologia embarcada nas câmeras permite medições extremante precisas e com ampla faixa de temperaturas. Já o nível de conectividade apresentado permite o armazenamento e compartilhamento de dados em tempo real. Além disso, a versatilidade desses equipamentos permite seu uso em diversas aplicações, desde a manutenção até a prestação de serviços.

Agora que você já sabe o que é a Termografia Industrial e seus benefícios, que tal conhecer alguns equipamentos?


APARELHOS PARA TERMOGRAFIA DA FLIR

Uma das principais marcas de termovisores do mercado é a FLIR SYSTEM, que desenvolve instrumentos de teste e medição inteligentes e resistentes para atender aos desafios de diversas aplicações industriais.

Seus equipamentos contam com opções avançadas, como a tecnologia Infrared Guided Measurement (IGMTM), classificações de segurança elevadas, registro de dados e a capacidade de enviar dados através do METERLiNK®. Com isso, os equipamentos da marca se tornam ótimas opções no mercado de medição para diagnosticar problemas com precisão, confiabilidade e realizar reparos nos sistemas de forma eficiente.

Indicados para inspecionar painéis elétricos, procurar por problemas de ar condicionado, encontrar danos causados por água, entre outros. Esta ferramenta multifuncional de medição e imagem sem contato exibe anomalias de temperatura na tela, permitindo que você inspecione com eficiência e identifique a origem dos problemas mais rapidamente.

Conheça, a seguir, alguns equipamentos que você encontra na FG e vão fazer muita diferença no trabalho industrial:

ONE PRO 

Fabricada para suportar o trabalho duro de um canteiro de obras todos os dias, a câmera é classificada para aguentar uma queda de 1,8 metros, proporcionando maior durabilidade. Acompanha: 1 cabo USB e 1 bolsa.

termografia Câmera Térmica para Smartphone ONE PRO

TG165X

O FLIR TG165X ajuda a visualizar os pontos quentes e frios que podem indicar falhas elétricas, quebras mecânicas ou vazamentos de ar e água. Permite a visualização dos componentes claramente e até mesmo a leitura de rótulos graças ao aprimoramento de imagem MSX patenteado da FLIR, que adiciona detalhes visuais às imagens térmicas completas. O laser bullseye garante que seja sempre buscado o componente certo para medição, enquanto os botões e configurações fáceis de usar ajudam a concluir o trabalho de forma rápida e sem estresse. Com armazenamento interno para até 50.000 imagens e uma bateria recarregável de íons de lítio, o FLIR TG165-X está pronto para ser retirado da caixa. Acompanha: 1 alça de punho, 1 cabo USB e 1 bolsa.

 

termografia

Câmera Térmica com Imagem TG165X

 

E5XT

Indicada para diagnosticar problemas elétricos, mecânicos e estruturais, graças ao seu detector de infravermelho de 19.200 (160 × 120) pixels e a uma faixa de temperatura operacional maior, de -20°C a 400°C (-4°F a 752°F). O aprimoramento de imagem da MSX® da FLIR oferece imagens térmicas com um nível incrível de detalhes, enquanto o WiFi integrado permite que os usuários se conectem rapidamente ao aplicativo Tools® Mobile da FLIR, para compartilhar imagens e enviar relatórios de qualquer lugar com facilidade. Acompanha: 1 maleta, 1 carregador e 1 cabo USB.

termografia

Câmera Termográfica E5XT, com Wi-Fi

C5

Indicada para encontrar fusíveis quentes, vazamentos de ar, problemas em tubulações, entre outros. A C5 carrega diretamente e armazena as suas imagens na nuvem, com a solução FLIR Ignite™, com a qual você pode organizar e fazer backup de arquivos. Possibilita compartilhar, instantaneamente, as imagens com clientes ou criar relatórios profissionais que documentam o problema e os reparos necessários. Acompanha: 1 alça de pulso, 1 bolsa e 1 cabo USB.

 

termografia

Câmera Termográfica Compacta C5, com Wi-Fi, 19.200 pixels

Gostou de saber mais sobre o assunto? Registre abaixo sua opinião sobre nosso artigo ou deixe sua dúvida para nossa equipe técnica responder assim que possível!

E se precisar de Termovisores, venha para uma de nossas lojas! Nossa equipe técnica está sempre pronta para atender e ajudar na escolha do melhor produto para a sua necessidade!

Quer saber mais sobre as metodologias de manutenção para indústria? Confira nosso artigo sobre os principais tipos e ferramentas utilizadas na Manutenção Industrial!