tinta spray

Quando e como utilizar Tinta Spray?

A Tinta Spray é uma opção muito utilizada em trabalhos de pintura, mas será que você sabe como e quando usar? Confira as vantagens na escolha dessa tinta e os cuidados para a aplicação em seus projetos!

Prática de utilizar, a Tinta Spray é a substância para pintura colocada em um recipiente de metal com pressão, que permite desenvolver inúmeros tipos de projetos em madeira, gesso, metal, papel, cerâmica, porcelana e plástico. A grande vantagem em seu uso é que dispensa a utilização de rolos e pincéis na mão de obra.

O jato de tinta em spray também reduz respingos e gotejamento, diminuindo significativamente a sujeira do ambiente no momento da aplicação da pintura. Além disso, permite que você faça a personalização do ambiente ou de objetos de forma prática e rápida.

Algumas possibilidades são restaurar e pintar bancos e mesas de madeira, cadeiras de aço, pequenas grades, portões, bicicletas, letras e nichos de madeira, vidros para compotas e até eletrodomésticos, como uma geladeira ou ar condicionado, por exemplo, desde que as superfícies estejam devidamente preparadas para aplicação da tinta.

Antes do uso, a principal dica é conhecer qual tinta é específica para o material que você vai trabalhar. Como a Tinta Spray está disponível em dezenas de marcas e centenas de cores, o ideal é ler na própria embalagem a aplicação e opções de uso, para confirmar se atenderá às necessidades do seu projeto.

Materiais para pintura com Tinta Spray

Além da Tinta Spray na cor de sua escolha, você também precisará de outros suprimentos para fazer um trabalho de pintura profissional, tais como:

  • Primer;
  • Jornal, um pano velho ou uma lona plástica para proteger a superfície e/ou outros itens ao redor daquele que você vai pintar;
  • Fita para pintura;
  • Luvas descartáveis, óculos de segurança e um respirador.

Após escolher a tinta ideal e a cor, é preciso pensar no tipo de acabamento que deseja, que pode ser fosco, brilhante ou metálico. Antes do uso, é importante fazer um teste com o jato da tinta antes de utilizar na peça a ser pintada. Isso permite que você identifique o tipo de jato que sairá da lata, de acordo com a pressão exercida na válvula de saída, e dará um melhor acabamento na pintura.

Como utilizar a Tinta Spray

Depois de analisar esses fatores, é hora de colocar a mão na massa! Aqui vão mais algumas dicas:

tinta spray

1 – Prepare o local de trabalho: coloque jornal ou lona na superfície. Se estiver trabalhando ao ar livre, use pesos, como pedras, para evitar que os materiais de proteção saiam voando com o vento. Aplique fitas bem coladas nas áreas em que não deseja pintar, evitando que a tinta vaze por baixo delas.

2 – Cavaletes contribuem para elevar os objetos e, no caso de objetos pequenos, montar uma caixa de pintura pode facilitar ainda mais.

3 – Limpe a superfície do objeto: separe alguns minutos para limpar a sujeira que estiver presa à superfície, pois a tinta não aderirá a superfícies empoeiradas, engorduradas ou sujas. O tipo de limpeza vai depender do material a ser pintado, às vezes um pano úmido com multiuso é suficiente, em outras, é necessário utilizar uma folha de lixa para alisar as superfícies mais ásperas, deixando um acabamento liso à superfície pintada.

4 – IMPORTANTE: não se esqueça dos EPIs! Tintas são tóxicas, por isso use o respirador, os óculos de segurança e as luvas descartáveis. Saúde em primeiro lugar, sempre!

5 – Primer: uma demão já garante que a tinta tenha um acabamento uniforme, mas lembre-se de respeitar o tempo de secagem informado na embalagem.

6 – Aplicando a Tinta Spray: agite a lata para uniformizar a cor e faça um teste preliminar em uma pequena superfície para adequar a distância e o efeito desejado. Passe a tinta devagar ao longo de toda superfície para obter uma cobertura uniforme. Deixe uma distância média de 25 cm entre a peça a ser pintada e a lata da tinta, não mire o bico em apenas um ponto e sobreponha um pouco cada uma das aplicações para não deixar falhas entre as áreas pintadas. Deixe secar e aplique a segunda e terceira demão, se necessárias.

DICA FG: para facilitar ainda mais e abusar da criatividade, vale utilizar moldes feitos com papel estêncil e Tinta Spray em cores variadas como preta, azul, amarelo, branco ou até mesmo verniz, para criar o que quiser! Aproveite e confira em nosso catálogo online a variedade de cores e marcas de Tinta Spray disponíveis nas Lojas FG!

Agora que você já sabe usar esse recurso aproveitando todo o potencial de praticidade e agilidade que ele oferece, que tal colocar a mão na massa? Conta pra gente nos comentários qual será seu próximo projeto e sinta-se à vontade para contribuir com ideias de pintura com Tinta Spray!

Fica aí uma ótima forma de ter ideias para novos projetos e aproveitar melhor o tempo em que se está em casa 😉

E por falar em novos projetos, que tal aprender a fazer um Carrinho de Bar Rústico? Acesse e confira!