O Torquímetro é comumente utilizado para proporcionar um aperto controlado em parafusos e porcas nas mais diversas aplicações, mas essa é uma daquelas ferramentas que são muito mais do que parecem… Conheça um uso muito importante na manutenção automotiva!
Também conhecido por Chave Dinamométrica, o Torquímetro é muito utilizado em trabalhos de mecânica de automóveis, manutenção industrial e em instaladoras elétricas, para ajustar, de forma precisa, o torque necessário em parafusos e porcas.
Torquímetro de Estalo – GEDORE
Para os trabalhos em mecânica de automóveis, que necessitam de precisão no aperto dos parafusos das rodas, o Torquímetro é a ferramenta ideal, respeitando, claro, a força de aperto indicada pelo fabricante, que é tabelada e varia de acordo com cada modelo de veículo.
Com um diferencial importante: utilizando-se o modelo correto de Torquímetro, é possível aplicar um torque especificado em projeto, permitindo o máximo de aperto sem o risco de danificar o material, contribuindo e muito na precisão do aperto final, o que faz muita diferença para a segurança e performance do automóvel!
As unidades de medida mais utilizadas para a medição de torque são: Newton.Metro (N.m), Quilograma-força.Metro (kgf.m) e Libra-força.Polegada (lbf.In). Para usar o Torquímetro de forma correta, é preciso primeiro saber os valores mínimos e máximos que o equipamento é capaz de medir, e comparar com os valores de ajuste necessários ao aperto a ser realizado, para ver se ambos estão de acordo. Como existem diversas unidades de medida além das citadas acima, é possível que o Torquímetro escolhido possa ter uma escala com uma unidade diferente da fonte de informação dos valores de aperto necessários. Como exemplo, podemos utilizar a tabela de aperto de rodas abaixo que nos mostra os valores em Newton.metro (N.m). Se tivermos um Torquímetro com escala Quilograma-força.Metro (kgf.m) será necessário fazer uma conversão de valores. Nesse caso, o cálculo seria de 1 N.m = 9,807 kgf.m, então para o aperto estar de acordo com o informado pelo fabricante, teríamos que ter uma leitura de 980,70 kgf.m (100 N.m x 9,807) no Torquímetro.
#DICA FG: Você poderá encontrar diversos conversores de unidade na internet que ajudarão a fazer a leitura necessária em cada caso.
Após saber quais valores devem ser empregados, o operador deve montar o Torquímetro, juntando-o ao extensor e à chave de encaixe específica. Assim que ele for colocado sobre o parafuso ou porca, aplique a força até o equipamento utilizado marcar o torque necessário. Cada vez que o Torquímetro for girado, mais pressão é acrescida ou retirada, dependendo do lado para o qual ele está sendo rotacionado. Lembre-se de acompanhar os números do relógio ou o sinal sonoro (estalo) enquanto aperta, conforme o tipo de Torquímetro que esteja utilizando.
Resumindo:
1- Saiba qual valor de torque necessário para sua aplicação, utilizando sempre as tabelas do fabricante;
2- Junte o extensor à chave de encaixe específica;
3- Coloque o Torquímetro sobre o parafuso;
4- Aperte enquanto acompanha os valores.
Existem vários tipos de dispositivos de medição de torque disponíveis no mercado, desde modelos exclusivamente mecânicos até modernos aparelhos de torque controlado com display eletrônico e excelente precisão.
Torquímetro de Estalo – VONDER
Agora que você sabe mais sobre essa incrível ferramenta, conheça os modelos de Torquímetro em nosso catálogo online e lembre-se que nossa equipe de Vendas está sempre à disposição para lhe ajudar com a escolha do produto ideal para a sua necessidade e, claro, na melhor negociação!
Que tal continuar a visita em nosso blog e conferir dicas importantes para uso e segurança do elevador automotivo ou ainda saber mais sobre detalhamento automotivo?