Dicas úteis que auxiliam na decisão de compra de escadas para diversas situações.
Ferramentas essenciais no cotidiano de muitas pessoas, as escadas são utilizadas para facilitar acesso a lugares elevados. Auxiliam inúmeras tarefas e diferentes tipos de profissionais, tais como manutenções, limpezas, consertos, entre outros. E em atividades residenciais, como alcançar cobertores e malas nas prateleiras mais altas dos armários, troca de lâmpada, instalação de objetos e muito mais.
Tão importante quanto a facilidade do uso, estão os cuidados básicos para garantir, também, a segurança de quem a utiliza. No entanto, o uso do modelo e altura corretos, respeitando-se as condições do ambiente e funcionalidades, são passos essenciais. Recomenda-se que a pessoa atente a esses fatores, antes de utilizar as escadas em seu trabalho ou casa. Outro ponto imprescindível é respeitar as normatizações de segurança.
Aqui na Ferramentas Gerais você tem à disposição as melhores opções de escadas do mercado: acesse nossa loja virtual ou visite uma de nossas lojas, confira e aproveite para adquira a sua.
Neste texto falaremos sobre a variedade de estilos e materiais, apresentando os diferentes tipos de escadas e dicas de como usá-las com segurança. Conhecer os principais tipos de escadas e seguir dicas de segurança podem fazer toda a diferença.
Principais modelos
As Escadas Extensivas podem ser ajustadas para atender diferentes alturas. São escadas bastante utilizadas em múltiplas atividades de manutenção predial e residencial. Sua estrutura possibilita formatações diferentes, adequando-se às mais diferentes situações de trabalho. Planejadas e projetadas para atender o uso profissional. As escadas extensivas de abrir são fabricadas em alumínio, com barra estabilizadora, sapatas emborrachadas, guia para encaixe e degraus mais largos para maior sustentabilidade.
As Escadas de Alumínio Articuladas podem ser ajustadas em diferentes configurações e posições. Este tipo possibilita transformá-la em reta, escada de encosto, escada de pintor em A, andaime e outras posições. A versatilidade do modelo o torna útil pela variedade de tarefas que permite executar. Ideal para tarefas que exigem mobilidade e resistência a ambientes úmidos. Suas articulações tem sistema de travamento automático e sapatas emborrachadas antiderrapantes, garantindo maior segurança. São produzidas em alumínio.
As Escadas de Alumínio são as mais conhecidas do mercado e servem tanto para uso doméstico, quanto profissional. Opção moderna, leve, prática e durável. Sua principal característica são os degraus largos antiderrapantes, com o apoio dos pés prensados nos perfis de alumínio, evitando escapes e derrapagens. Contam com plataforma em polipropileno de altíssima resistência, com travamento na parte superior e fitas de travamento para máxima segurança do operador. Este produto possui conformidade com as normas vigentes, certificado pelo INMETRO.
Já as Escadas Plataformas são excelentes escolhas de acesso a lugares elevados e garantem estabilidade na execução de diversos trabalhos. É um modelo com estrutura que possui itens que garante maior segurança. Durante seu uso: textura antiderrapante, proteção antideslizante nos pés, travas de segurança para evitar acidentes. Contém antiderrapantes nos degraus e na área de trabalho, proporcionando muita segurança. Ideal para situações que exigem diferentes configurações ou para acessar áreas de difícil alcance.
Dicas de segurança para utilizar escadas
Vamos pontuar diversos informações importantes a serem observadas para reduzir a incidência de acidentes. Importante destacar que os requisitos de segurança para trabalhos em altura estão descritos nas Normas Regulamentadoras (NRs) como, por exemplo, na NR 18 para Construção Civil e NR 35 para Trabalho em Altura.
- Escolha da escada certa para cada tipo de trabalho: verifique a capacidade máxima e a altura máxima. Evite a sobrecarga, atentando à capacidade de peso (considerando peso da pessoa + equipamentos/objetos que serão utilizados).
- Inspeção prévia antes do uso: importante também garantir que não há danos, como degraus quebrados ou pés instáveis. Posicione a escada sempre em superfície plana, seca e estável. Lembrando que o ângulo recomendado é de cerca de 75 graus para escadas de extensão.
- Uso de EPIs: dependendo da atividade a ser realizada, utilize equipamentos de proteção, especialmente ao trabalhar em alturas elevadas. Considere o uso de cordas, trava-quedas e capacetes de segurança sempre que necessário. Não esqueça de usar sapatos e botinas adequados, com sola plana e antiderrapante.
- Condição do tempo: não utilize escadas no ambiente externo quando as condições meteorológicas estiverem adversas, como vento forte ou chuva, pois isso pode aumentar e muito o risco de acidentes.
- Ao subir e descer das escadas, esteja com as mãos livres: opte por cintos e coletes para o apoio de ferramentas.
- Não pule os degraus – mantenha sempre o equilíbrio.
Seja em casa ou no trabalho, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar!
Amplie seus conhecimentos sobre as escadas que podem te auxiliar no trabalho ou em casa, confira: