Corte mármores e granitos de maneira eficiente

Confira algumas dicas de ferramentas, acessórios e EPIs para cortes de pedras como mármore e granito e também instruções básicas para fazer os cortes de maneira simples e com os melhores resultados.

Entre os materiais mais utilizados na construção civil e decoração, os mármores e granitos são pedras nobres e que exigem técnicas especiais e acessórios adequados para um corte perfeito e com os melhores resultados, sem ocasionar no desperdício do material ou quebra no disco, por exemplo. Para evitar esses inconvenientes, separamos algumas dicas para ajudar no corte desses materiais com precisão e segurança, confira a seguir.

E se você estiver à procura dos melhores discos diamantados para cortes de mármores e granitos, vá até a Ferramentas Gerais. Uma seleção de abrasivos das melhores marcas e que atendem todas as suas necessidades, visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.

Ferramentas

Para o corte de pedras duras, como mármore e granito, as melhores opções em ferramentas são as serras manuais e serras elétricas, modelos mais eficientes e proporcionam cortes precisos em um menor tempo.

Junto à ferramenta, é importante considerar a escolha de uma lâmina de diamante adequada para o tipo de corte que você precisa fazer. Nesse ponto, vale a dica: lâminas mais finas são adequadas para cortes retos e lâminas grossas são melhores para cortes curvos.

EPIs

O corte ou polimento de pedras como mármore e granito gera muita poeira, muitas vezes com sílica, um mineral que se inalado em quantidades elevadas, pode causar danos à saúde, como doenças respiratórias e pulmonares. Por isso, é extremamente recomendável e importante o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras de proteção.

Durante o corte, também é comum a geração de faíscas e, para evitar lesões nos olhos ou na pele, utilize sempre também óculos, aventais e luvas de proteção adequados.

Escolha os abrasivos corretos

Outro ponto importante é a escolha dos abrasivos para o corte preciso e ágil. Utilize sempre discos de corte adequados para cortes de mármore e granitos, evitando danos à ferramenta, ao disco e à peça, além de evitar acidentes como a quebra do disco, por exemplo.

Uma opção é o Disco de corte diamantado, segmentado, 105 mm, D-44351, MAKITA, utilizado em serras mármore no corte de granito. Pode ser utilizado refrigerado, proporcionando melhor rendimento.

Outra opção é o Disco de corte diamantado, 125 mm, segmentado, V3, VONDER, indicado para cortar mármore, granito, concreto, tijolo, telhas, alvenaria e pedras.

Caso queira conhecer outros tipos de discos diamantados, recomendamos dois conteúdos especiais do nosso blog: Discos de Corte: principais diferenças e aplicações e Discos Diamantados: conheça os tipos e suas aplicações.

Outras dicas importantes

Com ferramentas, EPIs e acessórios adequados, é hora de colocar a mão na massa e nessa hora os cuidados também são fundamentais para os melhores resultados ao seu trabalho:

– Marcação precisa: antes de começar o corte, faça uma marcação precisa na superfície da pedra, auxiliando que o corte seja feito no local exato necessário e evitando erros que podem levar a retrabalho ou desperdício de material. Para a marcação, recomenda-se o uso de um lápis ou giz.

– Não force a serra: jamais force a serra para baixo ou tente cortar muito rápido, pois pode danificar a lâmina e gerar um corte impreciso. Faça uma pressão moderada e corte a uma velocidade constante.

– Mantenha a superfície refrigerada: mantenha a superfície do mármore ou granito úmida enquanto está sendo cortada, pois o calor excessivo pode danificar a lâmina e causar rachaduras ou danos ao material que está sendo cortado. Para isso, recomenda-se o uso de água ou um lubrificante de corte especial.

– Verifique a profundidade do corte: o ideal é verificar se a lâmina da serra está na profundidade correta antes de começar a cortar – para essa verificação, pode-se usar uma fita métrica.

– Lixe as bordas: após o corte, lixe as bordas para remover irregularidades ou rebarbas, evitando qualquer risco de estabilidade da instalação.

– Limpe a área de trabalho: após o trabalho, sempre  limpe a área para remover detritos e poeira, ajudando a manter a área de trabalho segura e organizada e também prolongando a vida útil das ferramentas.