Dependendo do tipo de tinta utilizado, pincéis e rolos precisam de técnicas diferenciadas para uma completa limpeza, mantendo a vida útil do acessório, conheça e aplique.
Manter pincéis e rolos de pintura em condições de uso, ampliando sua vida útil, é muito importante. E nessa tarefa, é fundamental dedicar atenção especial à limpeza desses acessórios. Para simplificar a limpeza, a principal dica é: não perca tempo, lave pincéis e rolos o quanto antes, assim que terminar a pintura, evitando que a tinta seque. Separamos outras recomendações importantes que você pode conhecer e aplicar, confira!
Uma orientação importante: se não conseguir limpar imediatamente seus acessórios, deixe-os mergulhados em uma bacia ou balde com água, isso evita que a tinta seque e dificulte sua remoção.
Antes da limpeza, se precisar de dicas para pintar paredes, recomendamos um conteúdo do nosso blog: 10 dicas práticas para pintar paredes
Limpando pincéis com tinta a base d’água
As tintas a base d’água são as mais fáceis de remover. Siga os seguintes passos:
- Enxágue os pincéis com água fria, até remover completamente a tinta.
- Faça uma mistura para deixar de molho: em um recipiente, faça uma mistura de detergente com água quente.
- Mergulhe os pincéis nessa mistura por alguns minutos. Se perceber resíduos de tinta, massageie as cerdas delicadamente com os dedos para limpá-las.
- Enxágue novamente com água fria.
- Deixe secar numa superfície que permita que as cerdas fiquem para cima, preferencialmente à sombra.
- Guarde os pincéis apenas depois que estiverem completamente secos.
Limpeza de pincéis com tinta a óleo
Para as tintas a óleo, você deve ter uma atenção especial no início da limpeza, confira:
- Enxágue os pincéis com água fria, para remover a tinta mais grossa.
- Utilize solvente de tinta para a limpeza pesada. Coloque uma pequena quantidade de solvente de tinta num recipiente, o suficiente para submergir as cerdas do pincel. Movimente os pincéis no solvente, empurrando-as delicadamente no líquido, com movimentos circulares para soltar a tinta gradualmente.
- Deixe os pincéis mergulhados por alguns minutos.
- Em seguida, massageie as cerdas com água e detergente e enxágua bem.
- Deixe secar numa superfície que permita que as cerdas fiquem para cima, preferencialmente à sombra.
- Guarde os pincéis apenas depois que estiverem completamente secos.
Importante considerar que esse processo deve ser feito num ambiente bem ventilado, para não inalar os gases liberados pelo solvente. Utilize os EPIs adequados, como respirador e luvas, e evite o contato dos solventes com a boca e olhos.
Limpeza de pincéis com tinta acrílica
Pincéis sujos com tinta acrílica exigem um processo de limpeza mais específico:
- Enxágue bem os pincéis com água fria até remover quase toda tinta das cerdas ou até a água começar a sair limpa.
- Massageie as cerdas delicadamente, em um recipiente com um pouco de removedor de pintura.
- Enxágue novamente e coloque as cerdas para secar na posição original.
- Deixe secar naturalmente.
E vale lembrar: utilize sempre EPIs para um trabalho seguro.
Limpeza de rolos de pintura
Para a limpeza de rolos de pintura, separe um balde grande, um pouco de jornal ou papel para encapar, sabão e solvente. As recomendações de limpeza dos pincéis valem também para os rolos: tintas a base d’água são mais fáceis de limpar, podendo utilizar somente água e sabão. Já as tintas a óleo exigem alguns cuidados especiais:
- Remova o excesso de tinta, esfregando o rolo no jornal para remover todo o excesso de tinta.
- Faça uma mistura para limpeza, colocando num balde uma mistura de água morna com detergente. Para tinta a óleo, adicione uma quantidade razoável de solvente na mistura, o recomendável é cerca de 1/3 do recipiente.
- Mergulhe o rolo no balde – importante: remova o rolo do suporte, para uma limpeza mais fácil.
- Esprema o rolo repetidamente com as mãos, até perceber que ele ficou limpo.
- Remova o excesso de água com as mãos.
- Coloque o rolo novamente no suporte e gire rapidamente para remover o excesso de água. Importante utilizar óculos de proteção para evitar o contato dos respingos com os olhos. Outra opção é utilizar um pano de limpeza para absorver o excesso de água.
- Deixe o rolo secando naturalmente.
Lembre-se que tintas e solventes são produtos tóxicos, por isso, utilize EPIs como óculos de proteção para limpar e secar os rolos de pintura, principalmente os com resíduos de tinta a óleo.
Agora que você já sabe como melhor conservar seus pincéis e rolos, vá até a Ferramentas Gerais e garanta seus acessórios de pintura! Uma linha completa de rolos, pincéis, espátulas, lixas e muitos outros produtos e EPIs para que o seu trabalho de pintura fique com os melhores resultados, Visite uma de nossas lojas ou acesse nossa loja virtual.