Dicas para montar um jardim de inverno e tipos de plantas para você incluir no seu jardim

Saiba como levar para dentro do seu ambiente o que a natureza pode te proporcionar

Uma maneira de trazer leveza, boas sensações e, porque não, criar seu próprio oásis verde dentro de seu espaço. Cultivar plantas em ambiente interno, trazem muitos benefícios. Pode se tornar uma jornada de novas descobertas, hábitos e um passatempo relaxante, principalmente nos meses mais frios do ano.

Independente da área que você tem disponível, neste texto trataremos sobre diversas ideias e dicas úteis que te ajudarão a montar o jardim de inverno. Também, algumas sugestões de plantas adequadas para se ter em casa, apartamento ou ambiente comercial.

Na Ferramentas Gerais você encontra inúmeras opções de equipamentos de jardinagem. Tanto para o trabalho profissional, quanto para projetos próprios, como jardim de inverno de sua casa. Itens como mangueiras, pulverizadores, ancinhos, acessórios que auxiliam na aparagem do jardim e vassouras. Todos são equipamentos indispensáveis para uma limpeza efetiva, que não podem faltar para um bom jardim. E também equipamentos mais modernos, como as tesouras para poda, sopradores e muito mais! Esses e diversos outros itens, num completo portfólio para Jardinagem das principais marcas do mercado, você encontra na Ferramentas Gerais.

Dicas para montar um jardim de inverno

Escolha do local: considere o aproveitamento de espaços, favorecendo a iluminação natural do ambiente, próximo a uma janela que com entrada de luz natural. Isso é fundamental para o crescimento saudável das plantas. Considere eleger espaços inusitados para abrigar o jardim. Pode ser embaixo de escadas, dentro do banheiro, na sala de jantar, um dos lados do corredor, entre outros.

Estruture o jardim: Pode ser jardim vertical, no solo ou em vasos. Considere o uso de canaletas na parede, vasos suspensos, vasos dispostos no chão, floreiras e do uso dos objetos decorativos. Aposte também em móveis como bancos, cadeiras, pufes e tapetes de fibras sintéticas. As fibras que funcionam muito bem: sisal, PVC, polietileno, polipropileno, emborrachados e os biodegradáveis de fibras de casca de coco.

 

Escolha das plantas: A importância de optar por plantas que se adaptem bem às condições de luz disponíveis no interior da sua casa. Leve em conta que sejam adequadas para o clima mais ameno do ambiente no inverno. O mix de plantas depende gosto pessoal e da estética. Algumas plantas que se adaptam muito bem aos jardins de inverno são: palmeira ráfia, cactos e suculentas em geral, jiboia, peperômia filodendro, pilea, begônia rex, bambu da sorte, samambaia americana, fícus lyrata, costela de adão, orquídeas, entre outros.

Manutenção do jardim: Tenha em mente a necessidade de realizar manutenção e cuidados periódicos no jardim de inverno. No inverno, as plantas geralmente precisam de menos água devido à menor taxa de evaporação.

 

 

 

 

Agora que você já sabe montar um jardim de inverno e quais os tipos de plantas incluir no seu espaço. Confira outros conteúdos sobre jardinagem que disponibilizamos em nosso blog:

– Dicas para cuidar do seu jardim no inverno

– Como montar um jardim na varanda de casa

– Ferramentas básicas para Jardinagem

– Ferramentas que facilitam e muito os trabalhos de manutenção de jardins