Escolher as ferramentas elétricas ideais na hora da compra requer uma análise sob diversos pontos de vista, que busquem garantir que o modelo seja o melhor indicado para as necessidades específicas de uso e particularidades de cada atividade. Para ajudar nessa tarefa, reunimos um roteiro com perguntas básicas para facilitar a escolha do produto que melhor atenda suas expectativas de compra, confira!
Atualmente, muitas marcas de ferramentas elétricas são encontradas no mercado e cada uma delas pode oferecer inúmeras opções de produtos, muitas vezes dentro de uma mesma categoria. Uma parafusadeira, por exemplo, pode servir desde o uso ocasional para pequenos reparos e instalações domésticas até o uso intenso, na montagem e produção de móveis, na construção civil e muitas outras atividades profissionais.
Apenas com esse exemplo, já percebemos que um mesmo produto pode ter diversas aplicações e finalidades de uso, gerando dúvidas no momento da compra. Para ajudar no entendimento do que é necessário avaliar no equipamento elétrico para definir uma aquisição assertiva, reunimos algumas dicas, confira!
Variedade de Ferramentas Elétricas
Primeiramente, é importante entender que há diferentes tipos de equipamentos para aplicações diversas, desde as hobbistas até as de uso industrial, por isso, quanto mais informações e atributos técnicos tivermos sobre a utilização do equipamento, mais certeira será a decisão!
É importante salientar que toda ferramenta possui uma definição de limite de uso, e que ao seguir e respeitar esses limites, a vida útil do equipamento é preservada. Por isso, fique atento a essa informação e não procure apenas o menor preço ou o que ela aparenta, sem entender suas características.
Para que a escolha seja adequada, além da frequência de uso, é preciso levar em conta dados como o processo a ser realizado, tempo de uso, tipo de material a ser trabalhado para determinar a potência correta, tensão a ser utilizada para alimentação da ferramenta elétrica… lembre-se, para diversas atividades, não somente a potência do equipamento que deve ser levada em conta e, sim, a robustez total do conjunto (potência + estrutura interna).
Abaixo criamos um roteiro com as perguntas básicas para um melhor dimensionamento do equipamento conforme cada atividade, confira:
- Qual tipo de trabalho vai executar?
- Qual o tempo de uso? É um trabalho contínuo ou intermitente?
- Qual material ou materiais com os quais o equipamento vai ser utilizado?
- Qual a tensão adequada (voltagem)?
- Os limites de utilização da ferramenta escolhida atendem minha necessidade de aplicação?
- Com as ferramentas em mãos e os EPIs necessários, bom trabalho!
DICA FG
Lembre-se sempre da importância de utilizar os acessórios que sejam adequados para o tipo de equipamento adquirido, evitando assim, problemas de mau uso ou sobrecarga. Outra dica importante é ler com atenção o manual do produto e seguir corretamente suas instruções!
Com essas dicas, esperamos que fique mais fácil entender qual produto se encaixa melhor dentro das suas necessidades!
Em nossas lojas, contamos com uma equipe de vendas preparada para oferecer um atendimento consultivo e especializado em ferramentas, máquinas e equipamentos profissionais e industriais, sempre oferecendo a melhor negociação! Se você vai adquirir equipamentos para sua empresa, sua oficina ou sua casa, não deixe de pesquisar antes na Ferramentas Gerais!
Acesse para conhecer nossos canais de atendimento: http://bit.ly/2wOFIAm . Além das lojas, possuímos um canal de vendas por telefone com cobertura logística em todo o país!
Continue a leitura sobre ferramentas e conheça três motivos importantes para adquirir equipamentos à bateria. Clique aqui!