Você sabe qual furadeira se encaixa a sua necessidade? Nós temos ótimas dicas para você! Continue lendo e saiba como escolher a furadeira adequada para seu trabalho.
Antes de qualquer compra, nós costumamos pesquisar e analisar os preços, característica dos produtos, suas vantagens, aplicações, comentários sobre o mesmo, entre muitas outras informações. Com ferramentas não é diferente!
Para ajudar, preparamos um guia com dicas para você acertar na escolha de sua Furadeira, vamos lá?
ESCOLHENDO SUA FURADEIRA
Veja abaixo quatro pontos que você deve avaliar antes de escolher sua furadeira:
- Aplicação: madeira, metal, concreto, alvenaria ou multiuso;
- Tipo de uso: trabalhos leves, profissional ou industrial;
- Tempo de utilização: por quanto tempo a furadeira ficará ligada em uso na aplicação desejada;
- Potência: quanto maior a potência, maior será a força utilizada no trabalho, trazendo maior agilidade e produtividade na sua aplicação;
Com essas informações, você poderá analisar como quais as opções se encaixam melhor para cada atividade e aplicação, por exemplo:
Você usará sua ferramenta para reparos domésticos e projetos de faça você mesmo? Uma furadeira entre 350 W a 400 W com capacidade de uso com brocas até 10 mm (3/8”) será o suficiente para você.
Você é autônomo e presta serviços? Com certeza precisará de uma furadeira com mais potência (550 a 600 W ou mais) para realizar trabalhos que exijam maior esforço dos equipamentos e com uma capacidade de uso de brocas até 13 mm (1/2”).
Para aplicações que exijam que a furadeira trabalhe por longos períodos e com esforço maior na perfuração, como por exemplo uso na construção civil, o ideal é utilizar máquinas com potência acima de 680 Watts. Lembrando também que para essa finalidade há também a possibilidade do uso de marteletes ou martelos perfuradores/rompedores, proporcionando menor desgaste da ferramenta e aumentando a produtividade na aplicação.
FURADEIRA DE IMPACTO
Além da potência, o que diferencia as furadeiras é a função de impacto. A função de impacto, quando selecionada na ferramenta, nos traz a versatilidade de perfurações por golpes sucessivos que quebram o material com maior facilidade por isso sua aplicação em alvenarias, reboco e tijolos torna o trabalho mais produtivo.
Este modelo de furadeira é perfeito para obras, reformas e uso em aplicações que exijam grande esforço durante a perfuração.
FURADEIRA SEM IMPACTO (CONVENCIONAL)
Já as furadeiras sem impacto, trabalham apenas com rotação, porém são ótimas para aplicação em madeira, metal e montagem de móveis.
Algumas furadeiras, conhecidas como furadeiras inteligentes, possuem o botão para acionar a opção de impacto. Essa opção é bem vantajosa, pois permite que você use a furadeira em serviços mais leves, e quando precisar realizar trabalhos mais pesados é só trocar para a função de impacto.
Existem também furadeiras com velocidade variável, a qual é controlada no gatilho, partindo do repouso e indo até sua velocidade máxima de uma maneira suave, sendo ideal para a furação de peças metálicas.
Há também a inversão do sentido de rotação, que pode ser utilizada, por exemplo, quando a broca travar no furo que está sendo executado.
MANDRIL E BROCAS
Existem dois modelos de fixação das brocas: com mandril e outro com engate rápido. A furadeira com mandril deve ser bem apertada nos 3 encaixes com a chave de mandril.
Já o modelo com engate rápido, possui o encaixe simples, rápido e feito manualmente.
Atenção! Certifique-se que a furadeira esteja fora da tomada antes de realizar a troca da broca.
Dúvidas ao escolher a broca certa para seu trabalho? Clique aqui e saiba mais sobre os tipos mais comuns de brocas e suas aplicações.
RESUMO
- Trabalhos leves: furadeira usada eventualmente e por períodos curtos (350 W a 400 W de potência e mandril utilizado com broca até 10 mm).
- Profissional: para trabalhos contínuos e por longo tempo (600 W de potência pra cima);
- Industrial: para quem precisa de alta potência e longos períodos de trabalho (acima de 800 W de potência);
- Furadeira sem impacto: aplicação em madeira, metal, uso onde não necessitar golpes na perfuração. Exemplo utilizado na montagem de móveis;
- Furadeira com impacto: ideal para obras, garantindo a perfuração de superfícies como alvenaria, concreto e outras superfícies.
- Mandril 3/8”: aceita brocas de até 10 mm de diâmetro.
- Mandril ½”: aceita brocas de até 13 mm de diâmetro.
Na Ferramentas Gerais você encontra uma grande variedade de Furadeiras para todos os tipos de trabalhos. Venha nos visitar em nossas lojas físicas e conversar com nossos vendedores. Será um prazer ajudá-lo!
Esperamos que tenham gostado de nossas dicas e que elas sejam muito úteis em sua próxima compra. Deixe seu comentário caso tenha ficado alguma dúvida ou queira compartilhar seus conhecimentos com a gente e seja sempre bem-vindo na FG!
Continue a visita em nosso Blog e aprofunde seus conhecimento sobre as Furadeiras, confira as 7 dicas profissionais para trabalhar com esse importante equipamento.
Estava em dúvidas p escolher a furadeira e parafusadeira para trabalhos leves. Muito boas as dicas.
Obrigado
Parabéns pelo conteúdo, me ajudou muito, obrigado!
Nota: a voltagem é importante também ser comentada.